O novo Renault Trafic Spaceclass é um convite às viagens. Quer seja para viajar exclusivamente nesta viatura, quer seja como transfer, o Trafic Spaceclass é um modelo que combina praticidade com um caráter executivo. Vocacionado para o transporte de passageiros, a versão que testámos estava equipada com um lounge a bordo, o que permite uma viagem confortável para 7 ocupantes (6 passageiros + motorista).
Com preços na versão base a rondar os 56 mil euros, o Trafic Spaceclass tem uma gama completa de equipamentos e mais de 50 configurações possíveis. Face à geração anterior, este novo Trafic Spaceclass tem grandes diferenças, principalmente ao nível do interior e tecnologias de assistência à condução.
Tipicamente este tipo de veículos sofre de uma “furganização”, ou seja, são carros desenvolvidos para serem furgões de carga, mas que com algumas adaptações tornam-se ligeiros de passageiros. Isto resulta em carros com interiores robustos e pouco trabalhados, o que neste Trafic Spaceclass não acontece. Aliás, parece que foi o contrário: a versão de passageiros é que depois foi adaptada para furgão de carga.
Posicionamento superior
O tablier é assim muito mais trabalhado do que se esperava, com um ambiente que se assemelha muito mais ao Renault Talismã. No entanto, e por ser uma viatura de trabalho, aspetos práticos aliados ao conforto não foram esquecidos, para quem passa o dia ao volante deste Renault. Disto resultam pormenores como os diversos arrumos, os comandos do ar condicionado analógicos, encostos de braços para o motorista, uma posição de condução exemplar, os bancos em couro, o volante multifunções em couro, a ignição keyless, entre outros.
Destaque para a caixa de velocidades automática EDC, que tem uma utilização muito fácil e está bem posicionada próximo ao volante. As passagens de caixa são muito suaves e conferem ao veículo uma condução confortável, sem subidas de rotação elevadas que podem melindrar alguns passageiros. A caixa automática permite também um conforto adicional para o motorista, quando a condução é feita exclusivamente em ambiente citadino, como é o caso dos serviços de shuttle.
Conforto para passageiros
No Trafic Spaceclass há um pensamento de conforto para o motorista, mas também um esmero no conforto para os passageiros. Bancos largos e com espaço entre si, tornam a viagem agradável para quem vai atrás, com a possibilidade de mudar a configuração dos lugares traseiros a qualquer momento. Isto é possível através de calhas onde os bancos correm, em conjunto com uma divisória que se transforma em mesa central.
Durante o ensaio, optámos por manter a configuração “lounge” onde todos os passageiros traseiros ficam posicionados de frente uns para os outros, com a mesa ao centro. Na traseira este modelo Trafic conta com diversos arrumos, boa iluminação e a possibilidade de abrir dois vidros traseiros – o que não torna a viagem claustrofóbica, como acontece em outros modelos deste segmento.
Atrás destacamos também a boa visibilidade que se tem para…a frente. Quando o banco do motorista e do passageiro da frente são demasiado altos, os passageiros atrás não têm boa visibilidade para a frente, algo que não ocorre neste Trafic Spaceclass. Os bancos atrás também têm apoios de braços e são revestidos a couro. As diversas tomadas 12V e carregadores USB, juntamente com o ar condicionado independente para trás, complementa o pack de conforto.
Pela atenção aos detalhes, este Renault permite ser uma boa viatura de shuttle, ou também o veículo principal da viagem, onde temos a sensação de que longas horas dentre deste Trafic Spaceclass serão bem passadas, como se num lounge de hotel se tratasse. A capacidade da bagageira é mais que suficiente para acomodar as malas de até 6 passageiros.
Do ponto de vista dinâmico, este Trafic Spaceclass vem equipado com diversos sistemas de ajuda à condução, e sistemas de segurança passiva e ativa, numa lista bastante extensa. Curiosamente, é um carro onde sentimos as irregularidades da estrada quando circulamos a baixas velocidades, mas quando circulamos a mais de 60km/h isso muda – todo o veículo fica muito mais suave e até mesmo quando passamos por lombas, sente-se muito pouco a vibração.
Sendo o Trafic Spaceclass um modelo de classe 2 nas portagens, poder-se-ia pensar que é mais vantajoso comprar o modelo acima (Renault Master Bus) por apenas mais 5.000 euros. No entanto, face ao Renault Master Bus, o Trafic Spaceclass consegue entrar em locais mais exíguos, tais como garagens de hotéis, estacionamentos subterrâneos, entre outros. Além disso, o Master Bus (ou outro similar) se tiverem mais de 9 lugares são considerados pesados de passageiros, tendo o motorista necessariamente que ter carta de condução D, e condução sujeita às limitações dos tacógrafos.
Em resumo, o Trafic Spaceclass é um modelo com um caráter executivo, com uma motorização diesel de 150CV mais do que suficiente para as necessidades deste segmento, e com um preço que rivaliza com as marcas premium face ao nível de equipamento que incorpora. Assim sendo, boa viagem!