Numa altura em que celebra 50 anos de presença ininterrupta em Portugal, a nova geração da FUSO Canter traz consigo uma gama alargada e modernizada, com novidades que vão da estética às motorizações, passando pelas aptidões dinâmicas e pelo conforto.
A nova geração representa um marco importante numa história de sucesso, não apenas a nível global, mas especialmente em Portugal. Presença assídua nas estradas e parceiro fiável de muitos negócios nacionais, a Canter foi lançada no nosso país em 1972, criando desde logo numa história de afinidade com os portugueses, que nunca parou de crescer.
Hoje, a produção europeia é assegurada em exclusivo pela fábrica da Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE) localizada no Tramagal, Abrantes, de onde é exportada para 30 países, unidade onde a Revista Automotive esteve presente para conhecer de perto a nova geração e também a estratégia da marca para o mercado das viaturas comerciais.
Estética e qualidade
A 9ª geração da FUSO Canter destaca-se logo ao primeiro olhar pela nova estética da cabina, com a inclusão do conceito “Black Belt”. Quer no exterior, quer no interior, foi reforçada toda a perceção de qualidade, ao mesmo tempo que se introduziram melhorias de insonorização e de conforto em andamento. No plano técnico, destacam-se as novas funcionalidades de segurança e a conformidade dos motores 3.0 Diesel com a norma de emissões Euro VI E.
A gama portuguesa da Canter é agora enriquecida com novas distâncias entre eixos e disponibiliza nada menos do que 60 versões, articuladas entre as quais: 5 pesos brutos (3.5T, 6,0T, 6,5T, 7,49T e 8,55T); 6 distâncias entre eixos (2.500mm, 2.800mm, 3.400mm, 3.850mm, 4.300mm e 4.750mm); 3 tipos de cabine (Standard, Comfort e Dupla); 2 transmissões (manual ou automatizada) e, ainda, 2 tipos de tração (2WD ou 4WD).
Edição Especial
Para a celebração dos 50 anos de comercialização da Canter, a FUSO Portugal decidiu desenvolver localmente uma edição especial, que estará disponível logo no lançamento e em quantidade limitada. Esta edição comemorativa conta com todas as versões da gama e é caracterizada pela pintura Silver Grey, bem como pelos logos da celebração dos 50 anos e pelos bancos em napa preta com logo bordado, dando-lhe assim um toque extra de exclusividade.
Com uma quota entre os 20% e 25% no competitivo segmento dos chassis-cabine em Portugal até às 9 toneladas de peso bruto, a Canter é hoje uma das principais referências da sua classe. Ao longo de meio século de comercialização em Portugal, foram já matriculadas mais de 80 mil unidades, sendo possível encontrar em circulação unidades com mais de 30 e até de 40 anos, o que demonstra os seus padrões de robustez e durabilidade sob utilização intensa.
O pequeno camião
Fiel às suas origens, a Canter consiste num chassis-cabina com o conceito de cabina avançada (cab-over engine), conferindo-lhe o aspeto de pequeno camião. O ambiente interior continua a ser prático e funcional. A qualidade de construção e a ergonomia evoluíram nesta nova geração, embora mantenha um tablier curto de linhas simples e funcionais, orientado para um uso estritamente profissional.
A potência é transmitida às rodas traseiras por uma caixa manual de 5 velocidades ou pela caixa DUONIC. Esta transmissão exclusiva no segmento, já em uso na anterior gama Canter, baseia-se numa caixa manual de 6 velocidades com dois discos de embraiagem húmidos hidráulicos e um sistema de controlo eletrónico, tornando a passagem de caixa mais rápida, suave e sem interrupção do fluxo de potência.
Na imagem de abertura, Pedro Frazão, gestor de produto da MBP Automóveis Portugal e Joana Castro, Brand & Communications Manager da Astara Portugal, na apresentação da nova FUSO Canter no Tramagal.