om autonomia anunciada acima dos 500 km com um só carregamento, o modelo EV6 da marca Kia apresenta-se como um dos veículos elétricos com maior capacidade.
No teste dinâmico realizado pela Automotive, foi possível constatar que, para além de uma boa autonomia, o EV6 representa mais um salto qualitativo da marca Kia no segmento dos veículos elétricos. Quer pela fluidez e atualidade das suas linhas exteriores, quer por um ambiente interior amplo e confortável.
Este modelo permite um carregamento ultrarrápido de 800Volts, dos 10% aos 80% em “somente” 18 minutos ao disponibilizar um sistema de multicarregamento rápido a 800V e 400V. Tem uma bateria bidirecional, ou seja, este EV6 pode recarregar eletrodomésticos ou até outras viaturas elétricas. Esta é uma das premissas inovadoras em termos de mobilidade e um aliciante para cativar o interesse de uma clientela empresarial jovem, ativa e consciente.
Flexibilidade
Apesar da sua aparente dimensão exterior compacta, a verdade é que o EV6 é um carro grande e isso nota-se no interior, sobretudo para o condutor e demais ocupantes, tornando a viagem de agradável mesmo quando estamos a circular num trânsito mais intenso. Os bancos, bem construídos, proporcionam uma boa posição e mais espaço para as pernas
Em termos de propulsor, o motor elétrico tem uma potência máxima de 239 kW. Numa estação de carregamento de 400 V, o EV6 recorre ao motor elétrico e ao inversor para transformar a corrente de 400 V proveniente dessa estação em 800 V, de forma a poder carregar a bateria com a máxima potência possível.
O modelo também disponibiliza várias opções de grupos motopropulsores totalmente elétricos de zero emissões, incluindo conjuntos de bateria de alta tensão com capacidade de 58 kWh ou 77,4 kWh. Os valores WLTP homologados indicam que o EV6, equipado com a bateria de maior capacidade, consegue percorrer até 528 km em ciclo combinado (consumo de energia elétrica combinado de 16,5 kWh/100km).
Globalmente, o Kia EV6 é um automóvel elétrico que tem características técnicas para conquistar um espaço nas frotas das empresas, sobretudo aquelas com compromissos ambientais e dispõe de muita tecnologia e sistemas de assistência à condução. Pela nossa parte, um pequeno senão é o facto de o modelo dispor de demasiados sensores que causam um elevado (e desconfortável) número de alertas sonoros, que retiram a nossa concentração na condução.