Revista Automotive
Terça-feira, Julho 15, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pós-Venda

Oficinas espanholas denunciam Estado e as seguradoras

8 de Julho, 2022
in Pós-Venda
Oficinas espanholas denunciam Estado e as seguradoras

As associações empresariais do setor automóvel CETRAA, CONEPA, GANVAM e FAGENAUTO, em representação de milhares de oficinas espanholas, denunciaram o Estado espanhol perante o Parlamento Europeu em março deste ano, por não cumprir quatro diretivas comunitárias e vários artigos do Tratado sobre o Funcionamento da UE (TFUE), que tem vindo a facilitar as más práticas das seguradoras, com sérios prejuízos econômicos às empresas deste setor.

Agora, esta reclamação foi admitida para tramitação, pelo que as quatro associações lançaram uma campanha de recolha de assinaturas em apoio à iniciativa.

Os responsáveis da CETRAA, CONEPA, FAGENAUTO e GANVAM ressaltam o quanto é importante obter o apoio das oficinas neste momento. Por este motivo, foi criada uma página onde apresentam o procedimento que deve ser seguido para que as oficinas possam aderir à reclamação online.

Com esta reclamação, as quatro associações solicitam que o Parlamento Europeu se posicione sobre o referido incumprimento que apoia as más práticas e obtenha uma solução que, assente no respeito pelo quadro jurídico comunitário, ponha fim à atual relação desequilibrada entre oficinas e seguradoras, dando origem a um quadro mais equitativo.

A origem da reclamação

A ação conta as seguradoras incluem queixas como a fixação dos preços/horários sem respeitar os estabelecidos pela oficina ou o valor a pagar pelo sinistro, sem que as oficinas sejam reconhecidas por todas as horas de trabalho que investem nas aludidas reparações.

Por outro lado, as escalas elaboradas por empresas ligadas ou propriedade das seguradoras, são utilizadas para que os peritos avaliem o tempo e o custo dos materiais de reparação que devem assumir, agindo em detrimento da oficina, uma vez que a escala não terá de se ajustar ao tratamento da reparação de cada oficina ou da sua estrutura empresarial.

Além disso, os denunciantes apontam que em Espanha pode haver um conluio tácito entre seguradoras, com base na tendência de redução de seus preços, o que não ocorreu em outros Estados da União Europeia, bem como na determinação de preços de reparo por meio deles.

Da mesma forma, a dependência económica dos peritos não garante que atuem com estrita objetividade na avaliação do dano e na fixação do preço/hora da reparação, pelo que se sugere que o problema seja resolvido com a criação de um órgão de fiscalização que nomeie os peritos de forma independente, para combater as más práticas.

Imposição de peças

Os responsáveis das associações do setor automóvel em Espanha denunciam também “a prática das seguradoras de determinarem os fornecedores de peças sobressalentes ou o tipo de peças sobressalentes a instalar nas oficinas, impondo determinados requisitos que impossibilitam a garantia da eficiência e a qualidade da prestação dos serviços.

Algumas seguradoras comercializam políticas que impedem os clientes de escolher livremente a oficina para reparar o seu veículo, sendo obrigados a repará-lo num número limitado de empresas, sem que outras oficinas possam aderir a este tipo de acordo, restringindo a livre concorrência e a liberdade de escolha do consumidor”, salientam as quatro entidades unidas neste processo.

Na mesma linha, as associações denunciam que algumas entidades, uma vez ocorrido o acidente, pressionam o cliente a levar o seu veículo a determinadas oficinas selecionadas, distorcendo o mercado ao limitar e restringir a livre escolha de oficina do consumidor, violando o princípio da igualdade e aproveitando-se do desconhecimento do segurado.

Por todas estas razões, e considerando o impacto destas práticas no negócio das oficinas, as quatro instituições pretendem promover o alcance da reclamação lançando esta campanha de apoio, esperando obter a adesão do maior número de oficinas em Espanha.

Tags: oficina

Recommended For You

ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

15 de Julho, 2025
ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

Realizado em Madrid nos dias 4 e 5 de junho de 2025, o 37º Congresso ANCERA registou um aumento de aproximadamente 16% de participantes e inscrições em relação...

Read moreDetails

Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

15 de Julho, 2025
Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

Com o lançamento dos seus produtos de aparelhos e vernizes de nova geração, Fast Cure Low Energy System (FCLE), a Axalta evolui em termos de tecnologia, proporcionando uma...

Read moreDetails

Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

11 de Julho, 2025
Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

Juan Carlos Martín (foto), diretor geral do Grupo AD Parts, com sede em Girona (Espanha), recebeu a Revista Automotive onde fez um resumo das atividades nos primeiros 5...

Read moreDetails

Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

11 de Julho, 2025
Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

A SEG Automotive e a Fersa apresentaram na Rematec um motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe e para o Tesla Model S, veículos 100% elétricos a alcançar...

Read moreDetails

Equip Auto 2025 – mais atrativa e mais participativa

10 de Julho, 2025
Equip Auto 2025 – mais atrativa e mais participativa

A edição comemorativa dos 50 anos de realização do salão Equip Auto em Paris, agendada para os dias 14 a 18 de outubro deste ano, deverá ser uma...

Read moreDetails

Sika retorna aos salões internacionais

9 de Julho, 2025
Sika retorna aos salões internacionais

Ausente dos salões do setor automóvel há vários anos, a Sika marcou o seu regresso na Autopromotec ao evidenciar três gamas de produtos para o pós-venda automóvel: Sikaflex-554;...

Read moreDetails

Monroe lança nova gama de molas pneumáticas

9 de Julho, 2025
Monroe lança nova gama de molas pneumáticas

A Monroe, lançou uma nova gama de molas pneumáticas de alta qualidade, cobrindo mais de quatro milhões de veículos ligeiros e SUVs. Desenvolvidas com tecnologia OE, estas soluções...

Read moreDetails

ZF Aftermarket quer aumentar a eficiência oficinal

8 de Julho, 2025
ZF Aftermarket quer aumentar a eficiência oficinal

A ZF Aftermarket apresentou na Autopromotec a sua oferta integrada de produtos e serviços para os países europeus, com o objetivo de reduzir o tempo de imobilização de...

Read moreDetails

Purflux comemora independência aliada à experiência

8 de Julho, 2025
Purflux comemora independência aliada à experiência

Com mais de 40 anos de experiência, a Purflux está a comemorar um ano desde que se separou do Grupo Sogefi. Desde então, ganhou o estatuto de empresa...

Read moreDetails

Concessionário ETHOS vence 1ª edição do Stellantis Club

7 de Julho, 2025
Concessionário ETHOS vence 1ª edição do Stellantis Club

100 concessionários, 10 países, 1 vencedor por país e um vencedor geral para a europa alargada. Estes são os elementos-chave da primeira edição do Clube de Excelência Stellantis,...

Read moreDetails
Next Post
DAF ativa campanha Boa Forma com preços fixos

DAF ativa campanha Boa Forma com preços fixos

Primafrio poupa até 1,5 litros com o Scania Driver Support

Primafrio poupa até 1,5 litros com o Scania Driver Support

Mann-Filter com novo filtro para camiões elétricos da Mercedes-Benz

Mann-Filter com novo filtro para camiões elétricos da Mercedes-Benz

Edição Mensal

Notícias

GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

3 horas ago
ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

7 horas ago
Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

13 horas ago
DIECI com novo Dumper compacto DP 120 T

DIECI com novo Dumper compacto DP 120 T

1 dia ago
Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

2 dias ago
Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

4 dias ago
Audi Q3 atualizado

Audi Q3 atualizado

4 dias ago
Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

5 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal