A Maxus, marca especializada em MPV, SUV, pick-ups e veículos comerciais, já tem disponíveis em Portugal os modelos comerciais ligeiros eDeliver3 e eDeliver9, destinados ao segmento profissional, frotas, PME’s e Empresários em Nome Individual (ENI). Trata-se de uma forte aposta da marca pertencente ao grupo SAIC Motors Corporation, o maior fabricante de automóveis da China e sexto maior do mundo, representada em Portugal pelo grupo Astara.
A Revista Automotive entrevistou Francisco Morais, sales & marketing director da Maxus e da Piaggio Commercial em Portugal, que aqui faz o enquadramento da estratégia a ser implementada com estas duas novas marcas em Portugal.
“Dentro da nova estrutura do Grupo Astara, e dando seguimento a forma como encaramos o futuro do setor automóvel temos, à partida, três fortes argumentos para crescermos no segmento dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) elétricos: a autonomia dos nossos modelos, o nosso posicionamento de preços (considerando os benefícios fiscais e ambientais), e, também o facto de dispormos de uma experimentada rede de concessionários com proximidade aos grandes polos empresariais.
Aumento do porftólio
Especificamente no nosso país, aumentámos o nosso portfólio em termos de veículos comerciais, até aqui bem representado pelas marcas, Mitsubishi, Fuso e Isuzu, com o lançamento quase em simultâneo das marcas Maxus e Piaggio Commercial. Não temos a ilusão de pensarmos que a construção de novas marcas faz-se de um dia para o outro.
São duas marcas distintas, embora com o mesmo posicionamento para o segmento de veículos comerciais ligeiros, com características específicas e com estratégias muito sólidas para o desafio que atualmente vive todo o nosso mercado automóvel. São marcas e produtos novos em Portugal, sendo que no caso da Maxus estamos a falar de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos e, no caso da Piaggio, uma gama que não sendo elétrica, é totalmente bi-fuel, ou seja, gasolina e GPL.
No caso da Maxus a gama dispõe de dois modelos: o eDeliver3 e o eDeliver9, em formato furgão e chassis-cabine. O eDeliver3 é a opção mais compacta da gama, e está disponível em duas versões: chassis curto (Short Wheel Base, SWB) e chassis longo (Long Wheel Base, LWB).

A primeira dispõe de um espaço de carga de 4,8m3 e 2,18m de comprimento, enquanto na versão longa estes valores ascendem a 6,3m3 e 2,77m, respetivamente. A carga útil situa-se em 905 (SWB) e 990 kg (LWB).
A autonomia deste modelo alimentado exclusivamente a baterias é um dos seus pontos fortes, com valores anunciados sob a norma WLTP que se cifram em 316 e 342 km em ciclo urbano e 230 e 240 km em ciclo combinado, respetivamente para as variantes de maior e menor distância entre eixos.
O modelo está equipado com uma bateria de 50,2 kWh, cujo tempo de carregamento é de 8 horas caso o mesmo seja feito através de uma wallbox com tomada CA (corrente alternada), ou de apenas 45 minutos no caso de ser utilizada uma tomada DC (corrente contínua) para obtenção de 80% da carga total da bateria.

Nova mobilidade
Com a implementação desta nova marca Maxus em Portugal, tivemos que também desenvolver uma rede que já conta com 14 concessionários e 16 pontos de venda. A maior parte deles, já são nossos parceiros de negócios em outras marcas de automóveis que representamos no mercado nacional, o que bem demonstra a confiança na dinamização da marca Maxus.
As viaturas da gama Maxus vêm todas da China, mais concretamente de Xangai e, com os problemas de abastecimento e logística internacional, esta fase de implementação da marca em Portugal tem sido mais desafiante, mas ao mesmo tempo, muito interessante do ponto de vista da motivação, do relacionamento e de abertura de novos negócios para o Grupo Astara.

Furgão eDeliver9
Relativamente ao modelo eDeliver9, trata-se do furgão de maior capacidade da nova gama de veículos elétricos comerciais da Maxus. A capacidade dos compartimentos de carga inicia-se nos 9,7m3 e 3,019 metros de comprimento da versão Cargo Van L2H2, culminando nos 11m3 e 3,413 metros da versão Cargo Van L3H2. Quanto à carga útil, pode ascender a 1200 kg. Todas as variantes do eDeliver9 estão equipadas com um motor elétrico com uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário máximo de 310 Nm.
O modelo pode ser equipado com baterias de três diferentes capacidades – 51,5 kWh, 72 kWh ou 88,55 kWh, esta última exclusivamente na variante L3H2. O tempo de carregamento oscila entre as 6 e as 11 horas numa tomada CA, estando disponível a alternativa de carregamento rápido numa tomada DC para obtenção de 80% da carga total da bateria em 40 minutos.
A autonomia em ciclo combinado varia entre 186 e 296 km e em ciclo urbano entre 237 e 353 km (norma WLTP). Também dispomos de duas versões do Deliver 3 e Deliver 9 em motorização a diesel, que será comercializado à medida das necessidades dos clientes.
Está previsto lançarmos em 2023 uma pick-up 100% elétrica e, também (já confirmados), o lançamento de dois monovolumes, a serem comercializados entre 2023/2024 para todo o mercado europeu. Tal irá dar ainda mais corpo à nossa gama de veículos da marca Maxus, entrando assim no segmento dos veículos de passageiros.

Piaggio versátil
O projeto e a marca mais recente no Grupo Astara, a Piaggio Commercial é em tudo diferente da Maxus, com uma cultura muito italiana, uma marca muito forte no mercado das duas rodas, mas que também dispõe de modelos comerciais de quatro rodas. Estes comerciais são aqueles que representamos, em formato de chassi-cabines, podendo chegar até os 3.500 kg.
De momento, está disponível no mercado português o Piaggio Porter NP6, um VCL vocacionado para uma utilização citadina ou para o transporte de carga em trajetos de curta ou média distância. A possibilidade de combinar várias versões de distância entre eixos curta (L1) ou longa (L2) com eixos traseiros de roda individual (Single Wheel, SW) ou dupla (Twin Wheels, TW), bem como a disponibilidade de duas configurações prontas a utilizar (com plataforma fixa ou basculante), tornam a gama do Porter NP6 extremamente versátil.

Os grandes mercados alvos são as frotas municipais; transporte e distribuição de gás (com 30 ou 45 garrafas); empresas de manutenção de ambiente, jardins e espaços verdes e, finalmente, os transportadores de produtos alimentares urbanos e pequeno comércio. Através de uma rede de concessionários previamente selecionada, o nosso potencial cliente passa a dispor de uma gama composta por uma versão com plataforma fixa, com o Porter NP6 Fixed Deck, ideal para quem procura uma plataforma de carga plana, muito simples de utilizar e com grande facilidade de acesso.

Também dispomos de uma versão com plataforma basculante, denominada Porter NP6 Tipper Deck, que conjuga as vantagens da variante de plataforma fixa com os benefícios de um sistema basculante electro-hidráulico. Por sua vez, a versão chassis, desprovida de caixa de carga, foi concebida para ser o ponto de partida para transformações que se adequem às mais diversas atividades, como referi anteriormente. Agora, estamos a preparar uma campanha tradicional de lançamento que deverá arrancar assim que o nosso stock de veículos esteja devidamente normalizado”, finalizou Francisco Morais.