A empresa Anglo American Plc apresentou o maior camião do mundo, com 510 toneladas, movido a hidrogénio numa mina de platina no nordeste da África do Sul, em Mogalakwena.
O camião (denominado nuGen) foi adaptado de um veículo a diesel. Este, utiliza uma célula de combustível de hidrogénio híbrida, auxiliada por baterias de lítio.
O camião tem uma espécie de “central elétrica” instalada, que consegue produzir 2 megawatts de energia através da célula de combustível (hidrogénio). Em termos de funcionamento, o hidrogénio entra na célula de combustível do tanque e mistura-se com o oxigénio para criar água, numa reação química catalisada pela platina. Isso gera eletricidade, que é usada para alimentar os motores que acionam as rodas.
Nas baterias, fica armazenada a energia elétrica gerada pela travagem regenerativa que, por sua vez, também contribui para a propulsão do nuGen. Tendo em conta que este camião tem uma tara de 220 toneladas e uma capacidade de carga de 290 toneladas, totalizando as 510 toneladas de peso bruto, a travagem regenerativa tem um impacto significativo na produção de eletricidade.
A conversão do motor a diesel ficou a cargo da empresa First Mode de Seattle, nos Estados Unidos da América. Na mina, está instalada uma central elétrica com energia solar, capaz de produzir até 140 megawatts, para os eletrolisadores: sistema que usa eletricidade para dividir a água em hidrogénio e oxigénio. A cargo da ENGIE ficou a gestão energética do camião e a interligação entre este e os sistemas da mina de Mogalakwena.