Com base no desempenho global das marcas Scania, MAN Truck & Bus, VW Trucks & Bus, Navistar e RIO, o Grupo Traton anunciou resultados animadores no primeiro semestre de 2022, apesar do ambiente económico mundial continuar a ser desafiador.
Os resultados operacionais foram positivos em praticamente todos os mercados, incluindo o norte-americano, mantendo assim a tendência positiva que já havia sido alcançada no primeiro trimestre deste ano, embora as encomendas tenham recuado em 4% no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior.
As vendas das suas marcas de camiões e autocarros continuaram a sofrer os problemas persistentes de fornecimento, agravados pela interrupção na produção na MAN Truck & Bus relacionada com a guerra na Ucrânia.
Mesmo com este cenário adverso, as vendas globais aumentaram 9% para cerca de 137.300 veículos nos primeiros seis meses do ano, devido à consolidação da Navistar, no mercado americano. Já a receita das vendas cresceu 32%, alcançando os € 18 bilhões.
No mesmo período, o resultado operacional do Grupo Traton foi de € 661 milhões positivos, um aumento de € 206 milhões face a igual período de 2021. No período do relatório de 2021, os ajustes no resultado operacional incluíram despesas com a reestruturação da MAN Truck & Bus, num total de € 672 milhões.
Transformação
Na apresentação dos resultados, Christian Levin (foto), CEO do TRATON GROUP, destacou que “estamos a lidar com muitos desafios conjunturais. Pese embora a disponibilidade de semicondutores e outros componentes-chave esteja a melhorar, lentamente, ela ainda não voltou ao normal. Ao mesmo tempo, as matérias-primas e a energia estão a tornar-se mais caras e os recursos logísticos são escassos.
No entanto, o nosso Grupo está a tornar-se cada vez mais apto a lidar com essa situação. Mesmo em tempos de dificuldade económica, não perdemos de vista o nosso objetivo macro, que é contribuir para transformar o futuro do nosso setor numa economia mais sustentável. Por tudo isto, a evolução dos negócios do nosso grupo nos primeiros seis meses deste ano, foi verdadeiramente notável.
A nossa parceria com a Volvo e Daimler Truck, para a criação de uma rede de 1700 unidades de carregamento rápido de veículos comerciais na Europa, já está em desenvolvimento. Recentemente, a Scania apresentou seu primeiro camião 100% elétrico para operações regionais (já testado pela Revista Automotive), sendo que a produção de camiões elétricos na MAN deve começar mais cedo do que inicialmente previsto.
Por sua vez, a Volkswagen Truck & Bus já dispõe de um veículo elétrico de sucesso, denominado e-Delivery, enquanto o autocarro escolar elétrico da Navistar da Série CE, está a demonstrar que a mobilidade sustentável é segura e com margem para crescer”, salientou o CEO do Grupo Traton, na imagem com Annete Danielslki, CFO do Grupo.