Em termos globais, de janeiro a julho deste ano, as matrículas de automóveis novos em Portugal registaram uma queda de 5,9% face a igual período do ano anterior, segundo dados divulgados pela ACAP. Em comparação com o mesmo período de 2019, esta queda é ainda mais acentuada, com um recuo de 38%.
No passado mês de julho, foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 16.897 veículos automóveis, ou seja, mais 18,8 % que no mesmo mês de 2021, e 22,5 % menos se comparado com o mesmo mês de julho de 2019.
Nos primeiros sete meses de 2022, foram colocados em circulação 106.879 novos veículos, o que representou uma diminuição de 5,9 % relativamente ao período de janeiro a julho de 2021, com uma redução de 38 % face ao mesmo período de 2019, conforme quadro resumo abaixo.
Dacia em grande
Apesar da queda das matriculações de veículos novos por parte das principais marcas, existem algumas exceções de relevo como é o caso da Dacia que nos primeiros setes meses deste ano apresenta um aumento de quase 97% de matriculações de veículos ligeiros de passageiros, com mais 2548 viaturas face ao mesmo período do ano passado. A Dacia posiciona-se como a 7ª marca mais vendida em Portugal em termos de viaturas novas.
Em contraciclo, a sua “meia-irmã” Renault, já não vive os dias de glória da liderança de 20 anos em Portugal, pois apresentou uma queda de 38% nas matrículas de veículos ligeiros de passageiros nos primeiros 7 meses deste ano, ou seja, um recuo de quase 4 mil viaturas novas, números inimagináveis para esta marca há poucos anos atrás.
Neste período até julho, destaque também para os crescimentos acumulados das marcas Alfa Romeo (97%), Suzuki (48%) e DS (47%). Quanto às maiores quedas do mercado – além da Renault que é líder na queda – destaque para as marcas BMW (-22%), Ford (-18%), Volvo (-17%) e Mercedes-Benz (-17%).
A Mercedes-Benz não só lidera o segmento das marcas premium, como quase lidera as matriculações gerais em Portugal, pois ocupa o segundo lugar da geral, a perder apenas para a generalista Peugeot. Para se matricular tanto como a Mercedes-Benz (6.309 unidades) , é preciso juntar as marcas Audi, Volvo, Tesla e Cupra, que na soma totalizam 6.338 unidades.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas os dados são apresentados no gráfico seguinte:
Significa dizer que nos primeiros 7 meses de 2022, 38,% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos foram movidos a outros tipos de energia, sobretudo elétricos e híbridos, sendo que quase 10% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos.
Por sua vez, o mercado de ligeiros de mercadorias registou em julho último uma evolução de 15,5%, o face ao mês homólogo do ano de 2021, situando-se em 1.874 unidades matriculadas. Contudo, quando comparado com o mesmo mês de 2019, verifica-se um decréscimo de 40%.