A 2º geração do Kia Niro foi apresentada à imprensa nacional, com destaque para a versão EV 100% elétrica. Já a 1º geração do Niro EV tinha sido um sucesso para a marca, onde 67% dos compradores não eram clientes da Kia. Esta conquista de mercado demonstrou que o modelo Niro foi uma aposta ganha da Astara, a representante exclusiva da Kia em Portugal.
Com este novo Niro, a ambição da marca Kia no segmento empresarial mantém-se, onde se espera que as vendas a frotas representem cerca de 90% das suas vendas, sendo comercializado em duas versões: HEV (híbrido) e EV (100% elétrico), ambos contam incentivos fiscais.

Na versão HEV o Niro está equipado com um motor gasolina 1.6 GDI com 141cv, caixa de velocidades automática de 6 mudanças, e um sistema híbrido com uma bateria de 1,32 kWh. Na versão 100% elétrica, o motor debita 204cv, estando equipado com bateria de 64,8 kWh. Em termos de autonomia, a versão EV tem 604 km em circuito urbano e 460 km em combinado (WLTP). Para o carregamento da bateria do Niro EV são necessárias cerca de 6 horas (AC 11kW), ou 43 minutos num carregador DC de 100kW.

O novo Niro apresenta uma estética completamente redesenhada, desde o exterior cm destaque para o pilar “C” com abertura de ar (para ser mais aerodinâmico), até ao interior inspirado no modelo elétrico EV6 da Kia. Muitos dos materiais utilizados na construção do NIRO são reciclados, contribuindo para a diminuição do peso em 20kg na versão HEV e menos 50kg na versão EV.
Tanto na versão EV como HEV, o Niro mostra-se dono de uma boa habitabilidade, conjugada com um bom espaço de bagageira, posicionando-o como um carro do segmento B SUV.

E-SOUL
Num ano com boas novidades para a marca, a Kia também relançou o Soul na versão 100% elétrica. Denominado E-Soul, possui uma bateria de 64,8 kWh e um motor com 204cv de potência (igual ao do NIRO EV). Também vocacionado para empresas, o E-Soul apresenta-se com características renovadas, sendo um modelo que poderá ter sucesso no segmento dos TVDE, face ao preço acessível e o espaço interior abundante.

A Kia volta a confiar no Soul, a ponto de lançá-lo no mercado nacional apenas com a versão 100% elétrica, podendo ser inclusive uma alternativa ao XCeed diesel, modelo que teve uma aceitação interessante nas frotas, mas que será descontinuado pela marca.
Tal é a vocação do Niro como do E-Soul às empresas, que a Astara está a comercializar estes modelos com campanhas de preços específicas para as frotas, para além das vantagens fiscais que estes modelos apresentam nas versões 100% elétricas.