O novo Jeep Wrangler Sahara PHEV é um dos melhores carros que já testámos. A sua estética não é vulgar e nem ostensiva, como acontece em outros jipes. É certo que aparenta ser um veículo militar, mas as semelhanças ficam por aqui, pois este modelo dispõe de um visual moderno, com linhas exteriores fluidas, posicionando-o como uma “alta-patente”, quando comparado com os demais modelos de jipes no nosso mercado.
Comecemos por entrar no carro. Neste simples movimento, o Jeep Wrangler mostrou desde logo que tem a melhor construção para o seu acesso, face a qualquer carro que já testámos. Além de dispor de um patamar/ degrau lateral que ajuda no apoio dos pés, todas as suas portas abrem quase a 90 graus, contando com apoios de mão localizados nos pilares, que contribuem para um correto movimento no acesso ao seu interior.
Pormenor interessante: em dias de ventos fortes (muito frequentes no nosso país!), ao abrimos as portas, elas não correm o risco de se dobrarem, empurradas pelo vento, visto que em cada uma das portas existe uma cinta de reforço, para evitar que isto aconteça. Assim que entramos, é fácil ficarmos bem posicionados nos seus amplos bancos. A ergonomia é perfeita e os encostos de braço nas portas, estão instalados na altura certa.
Este é um daqueles automóveis que ao assumir-mos o posto de condução, ficamos imediatamente bem instalados, graças ao amplo espaço para as pernas do condutor e do passageiro que vai à frente. Nos bancos de trás, os demais passageiros também viajam muito bem posicionados e com excelente visibilidade para o exterior, pormenor que nem sempre encontramos nos melhores SUV’s.
O volante multifunções com revestimento a couro, proporciona uma das melhores sensações de já tivemos aos comandos de um automóvel. O volante é extremamente ergonómico (tem as medidas certas), sendo que os botões multifunções estão bem posicionados e com o tamanho correto, tanto visual como tátil.
Outro detalhe ergonómico que marca a diferença: o Jeep Wrangler Sahara que testámos, apresenta uma reduzida superfície superior do tablier até o para-brisas, o que reduz substancialmente a retenção do calor no seu interior. Uma simples solução que não retira a beleza do painel e ainda beneficia a habitabilidade. Até o desenho das saídas de ar foram pensadas, estão bem posicionadas, são fáceis de usar e de limpar.
Há botões analógicos para tudo, principalmente para o controlo da climatização, muito prático de acionar. A digitalização é feita no ecrã central touchscreen de grandes proporções, sendo um dos mais bem integrados no tablier e com uma ótima conectividade. O painel de instrumentos consegue combinar, de forma harmoniosa, o analógico e o digital.
Tanto o tablier como os estofos estão revestidos em pele, com pesponto branco. Muito agradável ao toque. Os bancos são aquecidos com três níveis de intensidade, incluindo o volante, sendo uma das poucas funções opcionais neste modelo. Em termos de arrumos interiores, são suficientes, com destaque para a consola central que. O Jeep Wrangler tem muito mais espaço interior do que uma pick-up, sem retirar espaço da sua bagageira, diga-se de passagem, ampla e de fácil acesso.
O teto é rígido, mas removível, e divide-se em três partes. Ao removê-lo, passamos a ter um Jeep descapotável! Se quisermos aproveitar ainda mais o bom ambiente a bordo, basta ligarmos o sistema de som Alpine com 552Watts, composto por 9 altifalantes e um subwoofer e temos logo a sensação de estarmos a participar num concerto musical de qualidade!
Potência e suavidade
O funcionamento em modo híbrido também está dentro do melhor que já testámos. Praticamente não é percetível a passagem da propulsão do modo 100% elétrica para a propulsão híbrida, visto que o motor a combustão realiza rotações excessivas como normalmente acontece em outros modelos híbridos. O seu motor 2 litros a combustão, debita 272 CV, enquanto o motor elétrico 145CV.
Notámos que o seu motor a gasolina tem duas formas de trabalhar. Em baixas rotações assemelha-se a um diesel, tal é o binário que tem, mantendo uma elevada suavidade mesmo quando explorámos toda a sua potência. Quando aceleramos a fundo, e os 380cv mostram o seu vigor o Wrangler Sahara rapidamente poderá alcançar os 180km/h, mesmo em aclive, algo que é surpreendente para um veículo que pesa 2,3 toneladas.
A caixa de velocidades automática de 8 velocidades, proporciona passagens de caixa com extrema suavidade. Os pneus montados em jantes de 21 polegadas, conferem um conforto adicional na condução, principalmente em autoestrada e em velocidades mais altas. Quanto ao seu comportamento no off-road, é simplesmente perfeito. Nesse campo, este Wrangler mostra a razão de ser um verdadeiro Jeep, pois conta com uma caixa de velocidades com redutoras bem escalonadas, para uma correta utilização fora de estrada.
Apesar do tamanho, peso e potência, o Wrangler Sahara apresenta um rolar muito agradável quando circulamos pela cidade. Mesmo nas ruas mais apertadas de Lisboa, a boa brecagem e a suavidade na progressão do motor tornam a condução no meio urbano ao mesmo nível de um SUV de topo. Surpreendente para um modelo desenvolvido para aventuras fora de estrada.
O seu desempenho em autoestrada também é notável. Além da agilidade do motor, a insonorização é muito agradável, tendo em conta os ângulos retos e desenho deste modelo. O motor é extremamente silencioso.
Praticidade e prazer
Este Wrangler combina o trabalho com o lazer. Entenda-se o trabalho como visitar diversos locais com terrenos dos mais variados tipos, quer seja na área da construção civil, quer seja nas atividades de extração de minério ou pedreiras, por exemplo. Ideal para se deslocar a grandes distâncias, para visitar obras em diversos pontos do país. O fato de poder andar em modo 100% elétrico, permite visitar obras em centros de cidade que estejam interditas a veículos a combustão, por exemplo.
Como lazer, podemos realizar atividades quotidianas da vida em cidade, e até aquelas mais requintadas, como por exemplo, ira a uma festa com o Wrangler. O seu interior luxuoso e o visual imponente são bons ingredientes para o utilizar em ocasiões mais “chiques”, com todo o conforto que ele oferece aos seus ocupantes.
À noite este Jeep parece transformar-se. Os grupos óticos traseiros têm um desenho apelativo, bem como os faróis à frente iluminam perfeitamente o caminho, tendo um visual agradável. A iluminação interna é ótima, não deixando nada às escuras, como é o caso da iluminação dos pés de todos os ocupantes. O tablier também tem uma iluminação harmoniosa, fazendo sobressair o couro que o reveste.
O Jeep Wrangler Sahara PHEV exige um certo grau de refinamento do seu utilizador, para que saiba aproveitar ao máximo tudo aquilo que este Wrangler disponibiliza , por cerca de €82.500 (versão ensaiada). Ao configurarmos um carro equivalente, com todo o equipamento que ele disponibiliza, os valores na “concorrência” começam nos € 204.000.