A DPD realizou o primeiro Delivery Excellence Challenge, competição que reuniu todos os condutores da DPD Portugal, para eleger o melhor motorista nacional. Para falar sobre esta iniciativa, entrevistámos Pedro Correia, responsável de formação da DPD Portugal, que nos conta em detalhe como surgiu o evento e o sucesso alcançado na realização do mesmo.
“Na DPD Portugal, damos muito valor aos condutores, e a segurança rodoviária tem sido historicamente um dos aspetos onde mais investimos. Além disso, desde 2018 que adotámos uma estratégia de dinamização de iniciativas com os nossos condutores, com muito foco na interação com eles e na melhoria constante das suas performances.
Temos vindo a realizar muitas iniciativas com os condutores assentes na nossa aplicação mobile, que se tornou a nossa rede social interna, onde partilhamos conteúdos, notícias e informações. O mais importante é que os nossos condutores conseguem ver a sua performance de condução através desta aplicação, para além de outros parâmetros como a qualidade de serviço e o seu histórico.
Esta aplicação mobile serve de base para todas as iniciativas que temos vindo a fazer, e agora surgiu a oportunidade de realizarmos um evento anual que valorize ainda mais o profissionalismo dos condutores, num ambiente de confraternização: o Delivery Excellence Challenge. Esta competição seguiu uma diretriz internacional que acolhemos com grande entusiasmo, pois é um desafio que irá eleger o melhor condutor da Europa e, para tal, cada Business Unit (BU) em cada país, teve de dinamizar a sua competição nacional para eleger o seu melhor condutor.
Nas reuniões preparatórias com outras BU’s europeias, apercebemo-nos que a nossa BU portuguesa era a que estava mais bem preparada para este evento, porque já temos vindo a realizar diversas iniciativas com os condutores. Os condutores são um dos pilares fundamentais da nossa empresa e, felizmente, a nossa administração tem sempre validado e apoiado as nossas iniciativas no âmbito da formação e engagement dos condutores.
Operacionalização
Como captamos diariamente as métricas dos nossos condutores, a primeira etapa da competição foi, durante um determinado período, avaliar todos os nossos 600 condutores sob determinados parâmetros, para eleger os 100 melhores a nível nacional, que ganharam alguns prémios. A segunda fase do evento, contou com mais uma etapa de avaliação destes 100 condutores, para a eleição dos 40 melhores, que também tiveram direito aos seus prémios. Foi justamente nestas duas etapas que, do ponto de vista da organização, foi-nos fácil realizar, ao contrário de outras BU’s europeias, porque a nossa aplicação serviu de base fundamental para toda esta dinâmica.
A terceira etapa, essa desenvolvida de forma dinâmica e presencial, teve lugar em Coimbra no mercado abastecedor (MAC). Realizámos um evento diferente, com etapas envolvendo a condução, prova de perícia, entregas e um teste de cultura geral e sobre a DPD. Um dos fatores que retirámos da avaliação, foi o fator tempo. O tempo das entregas não foi medido. Simulámos um percurso no MAC, onde os condutores tinham de efetuar 4 entregas/recolhas, com algumas “dificuldades” pelo meio como por exemplo, a inclusão de objetos que não recolhemos, entre outras.
Interação
Foi muito interessante a interação entre todos os condutores nas várias etapas, principalmente nesta fase final. A DPD tem 14 delegações em Portugal e sem este evento, um condutor de Faro teria poucas hipóteses de conhecer um colega de Vila Real. Assim esta ação também promoveu uma efetiva união entre os nossos condutores.
A vitória coube ao condutor Pedro Teixeira, que irá agora participar na final europeia a ser realizada na Croácia e, pelo que pudemos analisar, temos total confiança que ele irá representar Portugal da melhor maneira. O Delivery Excellence Challenge foi uma competição bastante saudável onde avaliámos várias competências e, sobretudo, proporcionamos uma experiência diferenciadora aos nossos condutores.
Tudo foi realizado com staff interno e pensado ao pormenor. Por exemplo, os júris não estavam ligados às equipas das operações, para evitar eventuais favorecimentos. Tivemos a participação das direções da DPD e de diversos departamentos, com um espírito de equipa e, no final, os resultados alcançados com esta iniciativa ficaram muito acima do esperado.
No futuro, queremos voltar a realizar esta ação, incluindo outros colegas para além dos condutores, como por exemplo, o nosso pessoal de armazém” concluiu com indisfarçável satisfação, Pedro Correia.
Na foto, o pódio que ficou composto pelo 2º Classificado: Manuel Graça (Faro); o 1º Classificado: Pedro Teixeira (Porto) e o 3º Classificado: Pedro Correia (Porto).