Em entrevista concedida à Revista Automotive, em julho de 2021, Hernán Marqués, diretor geral da Sampa Ibérica disse na altura que “estamos na génese de uma nova empresa no setor da distribuição de peças para veículos pesados. Somos o exemplo de que a renovação neste setor ainda é possível ocorrer, dentro de um mercado onde muitos operadores acreditavam que tal já não voltaria a acontecer. A Sampa Ibérica veio demonstrar que no setor de peças de reposição, já não há lugares marcados”.
De facto, e apesar de ter iniciado as suas atividades na península ibérica em finais de 2020 em plena pandemia, a Sampa tem vindo a conquistar a sua quota de mercado, acrescentando valor ao setor de pós-venda de peças, equipamentos e acessórios para veículos pesados (sobretudo camiões e autocarros), seguindo com rigor uma estratégia disponibilizar um serviço diferenciado, com produtos a preços ajustados, sendo fabricante da maioria das peças que comercializa.
Mais referências
Recentemente, regressámos a Madrid, mais concretamente ao Polígono El Triângulo, na sede ibérica da Sampa, para fazermos um ponto da situação da empresa após estes primeiros 2 anos de atividades, através de uma entrevista realizada com Hernán Marqués. O responsável conta-nos que “num momento em que o mercado continua a ressentir-se dos efeitos da falta de componentes, a nossa estratégia de aumentar o stock de peças neste nosso armazém ibérico, foi a mais acertada. Atualmente, dispomos de 12.200 referências ativas, com uma grande rotatividade e uma constante incorporação de novas peças.
Como trabalhamos com muita proximidade junto aos nossos distribuidores, e através deles, com os nossos clientes, conseguimos ter uma visão mais realista das necessidades de consumo do mercado de peças. Assim, conseguimos ajustar o nosso stock ao fluxo das encomendas, agilizando as entregas e tornando ainda mais eficiente a nossa logística, com redução de tempos de distribuição e de custos operacionais para todos os envolvidos.
Nos primeiros 6 meses deste ano, registámos uma grande instabilidade no fornecimento e sucessivos aumentos no fornecimento de matérias-primas para as nossas fábricas, sobretudo ferro, alumínio, plástico e aço, visto que a Sampa fabrica a maioria das peças, equipamentos e acessórios que distribui no mercado, um pouco por todo o mundo. Isto fez com que tivéssemos de ajustar a nossa cadeia produtiva e elevar os níveis dos nossos stocks, para não haver quebras no fornecimento de peças aos nossos clientes.
Os aumentos sucessivos dos preços do gás e da eletricidade, também afetaram os custos de produção das peças, afetando o equilíbrio dos negócios do mercado de pós-venda. A Sampa trabalha essencialmente com duas grandes famílias de produtos, ou seja, aqueles que fabricamos e aqueles que compramos de outros fabricantes para complementar algumas linhas de produtos. A falta ou a retenção de contentores em muitos portos, também afetou as nossas atividades, pois chegámos a estar 7 meses à espera de alguns contentores.
Portugal em destaque
As constantes instabilidades geopolíticas estão a condicionar a logística do nosso setor e a pressionar os preços dos nossos produtos. Por isso, a estratégia da Sampa em investir numa unidade própria, ampla e moderna em Madrid para dinamizar a sua presença no mercado ibérico tem-se revelado muito acertada. Com benefício para todo os nossos distribuidores, clientes e, por que não dizer, também para a manutenção das frotas, ao reduzir os tempos de paragens de camiões e autocarros nas oficinas, graças ao nosso diversificado stock e rapidez nas entregas por toda a Espanha e em Portugal.
Na prática, a Sampa Ibérica ganhou forma enquanto empresa há cerca de 1 ano, quando efetivamente começámos a dispor de um stock bem preenchido, com milhares de referências. Neste primeiro ano completo, deveremos alcançar resultados acima dos 5 milhões de euros, com indicadores muito positivos para o próximo ano.
Portugal tem contribuído de forma decisiva para o crescimento da Sampa Ibérica. Trata-se de um mercado muito ativo, muito profissional e muito competitivo e no qual começamos oficialmente a trabalhar em janeiro de 2022, tendo correspondido de forma muito mais rápida para a nossa evolução, por comparação com o mercado espanhol. Digo isso de forma muito realista, visto que conheço muito bem este mercado ibérico de peças de reposição.
Atualmente já contamos com uma boa rede de distribuidores de peças para veículos pesados, de norte a sul de Portugal, para além de também estarmos presentes em alguns importantes grupos de compras que atuam no mercado português. A nossa equipa também cresceu, e agora já temos com 16 profissionais fixos, com 4 customer service, área financeira, logística, garantia, entre outros, e mais 2 operacionais sazonais.
Naturalmente temos uma grande retaguarda com a nossa sede e fábrica localizadas na Turquia. Isto permite dispormos de uma gestão eficiente em termos de stock, custos e logísticas, bem como bastante ágil e flexível para benefício dos nossos parceiros ibéricos. Estamos a trabalhar ativamente para ampliarmos as nossas referências ativas para 15 mil artigos, meta que deveremos alcançar até o final deste ano.
Nova fábrica
A Sampa tornou-se um fornecedor integral de peças, com amplitude de gama e investe ativamente no desenvolvimento de mais produtos. No próximo ano, por exemplo, daremos início à produção de discos de travões, através de uma nova fábrica, com capacidade de produzir cerca de 1,5 milhão de peças/ano (incluindo cubos de roda e tambores de travões).
Trata-se de uma linha de produto estratégica e de alto consumo dentro do setor de veículos pesados e, com esta produção interna, a Sampa tornar-se-á um fabricante autossuficiente e de referência mundial. Outro exemplo desta nossa visão enquanto fabricante de mundial, é a nossa quinta-roda, um produto produzido pela Sampa e homologado para utilização em toda a Europa. Somos hoje um dos maiores fabricantes de quinta-roda em todo o mundo e fornecemos este equipamento para diversos países.
Estamos muito ativos no mercado ibérico e em diversos países europeus. Este ano, a Sampa esteve presente nos principais salões internacionais, tais como Motortec, Automechnika de Istambul e de Frankfurt, IAA de Hannover e, brevemente, também estaremos na BAUMA 2022, em Munique.
Com base em amplos stands e com o apoio presencial dos nossos técnicos-comerciais, apresentámos aos profissionais do setor de pós-venda de peças, a nossa diversificada gama de produtos, bem como as novidades em termos de amortecedores, discos de travões, quinta-roda, para além de toda uma linha específica de peças e componentes para as multimarcas de semirreboques”, destacou Hernán Marqués à Automotive.