A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel em parceria com a AEP – Associação Empresarial de Portugal, promoveram pela quarta vez consecutiva a participação de Portugal na Global Automotive Components and Suppliers Expo, recentemente realizada em Estugarda, na Alemanha.
Adão Ferreira, Secretário-Geral da AFIA e Leandro Amado, Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, visitaram as empresas portuguesas presentes no certame, considerado uma das principais feiras de negócios da Europa para a indústria de componentes automóveis, onde está representada toda a cadeia de valor da indústria automóvel.
Em paralelo com esta iniciativa realizaram-se a Automotive Interiors Expo, a Foam Expo Europe e a Adhesives & Bonding Expo Europe, eventos que total juntam cerca de 500 expositores oriundos mais de 30 países.

Num espaço coletivo promovido pela AFIA/AEP estiveram reunidas 7 empresas portuguesas, AHENRIQUES, EPALFER, FUNDÍNIO, INCOMPOL, MAXIPLÁS, PRINEMO, TRIM NW, FEHST COMPONENTES (na Automotive Interiors Expo), bem como a FLEXIPOL (na Foam Expo Europe).
A indústria de componentes automóveis muito tem contribuído para a consolidação da economia portuguesa. No acumulado do ano até setembro as exportações de componentes automóveis aumentaram 4% quando comparadas com o período homólogo de 2021. Estes números são bastante significativos, pois ultrapassaram o nível de 2019.

Em termos de importância na economia nacional, as 350 empresas (0,9% das empresas da indústria transformadora) que integram a indústria de componentes para automóveis, representam na sua totalidade 5,2% do PIB, 9,1% do emprego da indústria transformadora, 12,3% do valor acrescentado bruto da indústria transformadora, 14,2% das exportações nacionais de bens transacionáveis e 16,9% do investimento da indústria transformadora.
