A Caterpillar anunciou uma demonstração bem-sucedida do seu primeiro camião modelo 793 100% elétrico a bateria. Este camião fez uma demonstração num percurso de sete quilómetros. Durante o evento, a Caterpillar monitorou mais de 1.100 canais de dados, para validar as capacidades da simulação e modelagem de engenharia. A capacidade de armazenagem das baterias e a potência do motor elétrico não foram divulgadas pela empresa.
Totalmente carregado na sua capacidade nominal, o camião atingiu uma velocidade máxima de 60 km/h. No percurso, este modelo 793 totalmente elétrico, executou uma descida de um quilómetro com um declive de 10%, regenerando essa energia para a bateria, energia essa que normalmente seria perdida pela travagem convencional. Ao completar todo o percurso, o camião manteve energia da bateria suficiente para realizar ciclos completos adicionais.
Este camião – um protótipo – foi construído no Tucson Proving Ground da Caterpillar, localizado em Green Valley, Arizona, Estados Unidos da América. Em apoio à transição energética, a Caterpillar está a investir para transformar este centro de testes num “local de mineração do futuro” sustentável e funcional, instalando e utilizando uma variedade de fontes de energia renovável.
O objetivo é implementar as mesmas soluções sustentáveis que as empresas de mineração usarão nas suas próprias operações, para aprender em primeira mão o que é preciso para operar uma mina eletrificada e apoiar efetivamente os clientes durante as mudanças.
Nossa equipe global se uniu para desenvolver este camião a bateria em um ritmo acelerado para ajudar nossos clientes a cumprir seus compromissos de sustentabilidade”, disse Denise Johnson, presidente do Resource Industries Group. “Esta demonstração é um marco significativo e estamos animados para que esses camiões comecem a trabalhar nas instalações dos clientes em todo o mundo em um futuro próximo”.