A Revista Automotive esteve presente na inauguração do Training Center da Delphi em Espanha, onde fomos recebidos por David Zapata, Country Managing Director Aftermarket Spain & Portugal da Delphi Technologies (grupo BorgWarner), e pelos demais membros da sua equipa ibérica da qual fazem parte David Iglesias, Service Operations Manager, Sérgio Gomes Trainer And Equipament Specialist, e Marta Aguilar, responsável de comunicação (foto).
Investir num novo centro de formação ibérico é essencial para que os profissionais do setor de pós-venda de Portugal e Espanha tenham acesso às evoluções da marca Delphi Tecnologies, informações técnicas, inovações e ao desenvolvimento de novos produtos.
David Zapata também falou sobre o enquadramento deste novo centro, localizado em San Fernando de Henares (Madrid), no âmbito da estratégia de desenvolvimento e da nova fase da Delphi Technologies na península Ibérica.
“Com esta nova unidade formativa, queremos dar um melhor suporte técnico aos nossos clientes e rede de distribuição dos nossos produtos, tendo em conta a rápida transformação que afeta todo o setor automóvel e que exige de todos, fabricantes de peças, distribuidores de peças e sobretudo dos profissionais das empresas de reparação automóvel, mais e melhores conhecimento sobre digitalização, eletrificação, ambiente e sustentabilidade.
Para além da necessidade de formar e melhor informar os profissionais do pós-venda relativamente aos veículos 100% elétricos, híbridos ou plug-in, é preciso enquadrá-los nas tendências dos novos combustíveis sintéticos e eficientemente mais energéticos e com zero emissões, como é o caso dos modelos movidos a pilha de hidrogénio, já em utilização tanto em veículos ligeiros de passageiros, veículos comerciais, e pesados de mercadorias, entre outros.
Rumo à eletrificação
Tanto a marca Delphi Technologies quanto nosso grupo BorgWarner, através da aquisição da Akasol, estão a ampliar o portfólio de produtos para os veículos elétricos, incluindo o desenvolvimento de baterias e arquiteturas de carregamento, o que significa dizer que estamos presentes em todas as etapas da chamada eletro mobilidade, ou seja, como fornecedores de primeiro equipamento e do pós-venda, bem como nas estruturas de carregamento para o cliente final.
Este novo centro de formação, dispõe de equipamentos e máquinas topo de gama que utilizamos para testar os nossos produtos, alguns modelos automóveis modernos, bem como de um laboratório de última geração e, naturalmente, uma equipa de formadores tendo à frente David Iglesias, nosso diretor técnico. O nosso propósito é facultar aos profissionais da mecatrónica e aos gestores oficinais, a melhor informação no domínio dos nossos produtos, aplicações, ferramentas digitais, máquinas de diagnósticos, sistemas ADAS, entre outras funcionalidades e soluções de mobilidade.
Equipa técnica
Em paralelo com este novo centro, estamos a lançar uma plataforma de formação online, inicialmente em espanhol e, brevemente, em português. Estas duas estruturas, física e digital, irão trabalhar em simultâneo, com módulos básicos no e-learning e, módulos mais avançados com presença no nosso centro até porque, devermos também dispor de uma bancada de reparação de injetores já com norma Euro 6, uma inovação no setor da reparação.
Também ampliámos a nossa equipa técnica, com a incorporação de Sérgio Gomes, um profissional que fala português e castelhano, sendo especialista em veículos elétricos. Dispomos de mais técnicos que atuam junto às oficinas e fazem demonstrações dos nossos produtos. Queremos dar um salto em frente em termos de formação técnica, indo mais ao detalhe da aplicação dos nossos produtos com base nas normas e recomendações dos fabricantes automóveis; as novas tendências do setor no âmbito da mobilidade elétrica, mas sem descurar da rentabilidade das oficinas e segurança dos seus profissionais.
Em termos de negócios, estamos a registar um crescimento acima do projetado no início do ano, com níveis diferentes (embora positivos) em Portugal e Espanha. É um bom momento do mercado de pós-venda e mesmo excluindo os efeitos inflacionários, a Delphi Technologies Ibérica está a atravessar uma fase muito positiva nos dois países”, frisou David Zapata à Automotive.