Evento realizado na sede da ACAP, contou com a presença de empresários do setor de pós-venda em Portugal, ficou marcado pelo lançamento da Aplicação Motor Data Pós-venda Independente e, também, pela apresentação dos resultados preliminares de um estudo elaborado pelo ISEG Executive Education deste setor de atividades.
Joaquim Candeias, presidente da DPAI, a divisão da ACAP subordinada ao tema do Pós-venda Automóvel Independente, expôs os principais tópicos em discussão na União Europeia, com impacto direto na atividade empresarial. O acesso a dados/funções do veículo, o MVBER (a regulamentação que confere ao consumidor direito de manter ou reparar o seu veículo numa oficina à sua escolha, desde o km zero, sem perder a garantia do fabricante), a Cibersegurança bem como a Sustentabilidade, foram igualmente abordados.
Envelhecimento e eletrificação
O mercado automóvel foi o tema introduzido por Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, neste encontro. Com cerca de 6 712 milhões de veículos em circulação em Portugal, o parque automóvel nacional caracteriza-se por ser constituído maioritariamente por ligeiros de passageiros e ligeiros de mercadorias. A idade média dos veículos ligeiros de passageiros era 13,5 anos e dos de mercadorias, 15,3 anos, em 2021.
A média de idade dos veículos entregues para abate é de 23,5 anos em 2021, contra 16 anos em 2006. Outro dos pontos enfocados pelo secretário-geral da ACAP foi o Fit for 55, tendo destacado que, para se cumprir o objetivo de redução em 55% nas emissões até 2030, 60% das vendas terão de ser de veículos eletrificados.
Motor Data Pós-venda Automóvel.
O Motor Data Pós-venda permitirá as empresas melhor conhecer a sua performance face à média do sector, bem como extrair dados estatísticos relativos aos indicadores económico-financeiros do pós-venda, sobretudo das empresas de peças independentes, distribuidores de pneus, retalhistas de pneus e reparação independente
Também estarão integrados os dados do parque de veículos automóveis, de motociclos e de tratores agrícolas, detalhado pelas características técnicas dos veículos e por código postal; bem como as matrículas diárias e mensais de veículos automóveis e de motociclos, novos e importados usados em Portugal, detalhadas pelas características técnicas dos veículos.
António Cavaco, diretor do Departamento Económico-Estatístico da ACAP destacou alguns números do setor. Em 2019, a manutenção e reparação de veículos automóveis, cresceu 4,2%, sendo que em 2020, o ano da pandemia, houve um decréscimo de 7.4%. Dados preliminares de 2021, do INE, revelam um crescimento de 7,4% para o ano passado, estando ainda por finalizar os números de 2022.
Outra métrica relevante para o setor prende-se com os preços das matérias-primas, que registaram um decréscimo em novembro de 2022, em relação ao período anterior: o preço do Aço caiu 12%, o do Cobre caiu 19%, o do Alumínio caiu 5% e o da Borracha caiu 27%.
Por fim, e antes das apresentações das atividades das diversas comissões que integram o DPAI, foram apresentados os dados preliminares do estudo “O Aftermarket em Portugal: o Presente e o Futuro”, fruto de uma parceria entre a ACAP e o ISEG Executive Education. O estudo completo será divulgado aos associados da ACAP, já no dia 25 de janeiro de 2023.