Obter uma licença para instalação de um ponto de carregamento de veículos elétricos em Portugal pode levar em média 20 meses, segundo conclusão do estudo realizado pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal no âmbito da conferência integrada no Portugal Mobi Summit, onde a entidade abordou a renovação do parque automóvel em Portugal.
Na conferência intervieram, Petr Dolejsi, Mobility & Sustainable Transport Director da ACEA, que abordou a transição da mobilidade para as zero emissões na União Europeia, bem como António Lorena da 3Drivers, que apresentou o estudo “Avaliação das Políticas de Renovação do Parque Automóvel em Portugal”, promovido pela ACAP, expondo uma análise profunda às políticas de renovação do Parque Automóvel Português.
Num outro painel de debate, integrado pelos Representantes da Comissão Permanente de Construtores da ACAP – Holger Marquardt da Mercedes-Benz Portugal; Pablo Puey da Stellantis Portugal; Ricardo F. Lopes da Hyundai Portugal, Ricardo Lopes da Renault Portugal e Rodolfo Florit da SIVA – debateram os resultados do estudo e deram as suas perspetivas em relação à importância da renovação do parque automóvel em Portugal.
Resultados do Estudo
Portugal possui um parque automóvel envelhecido: em 2021, registou-se uma idade média do parque automóvel de 13,5 anos. Para a renovação do parque automóvel na sua totalidade, teria de haver um aumento da disponibilidade de veículos elétricos, em 30% (1,8 milhões de vendas até 2030), e que apesar do crescimento das vendas de veículos elétricos, estes, representam apenas 2% do stock.
Para acelerar a substituição dos veículos convencionais mais antigos e poluentes por veículos de baixas emissões, é necessária a reintrodução de mecanismos de incentivo ao abate de veículos em fim de vida. A infraestrutura nacional de carregamento é insuficiente para satisfazer a procura por veículos elétricos.
Segundo a ACEA, existem poucos pontos de carregamento ao longo da maioria das redes rodoviárias dos Estados-Membros da UE. O aumento da procura de tais soluções exercerá pressão sobre as infraestruturas existentes. Para satisfazer esta exigência, é necessário assegurar uma rede de carregamento adequada, abrangendo todos os países.