No âmbito de uma iniciativa dedicada às frotas e Rent-a-Car (RAC), a Suzuki Motor Portugal reuniu um seletivo grupo de gestores para dar a conhecer o seu atual posicionamento no mercado nacional, bem como o desenvolvimento da sua rede, número de vendas e, sobretudo, a sua gama atualizada de modelos, estando assim tecnicamente preparada para aumentar a sua quota de vendas ao mercado empresarial.
Ana Guerreiro, responsável de vendas e marketing da marca em Portugal, destacou no encontro a evolução dos modelos: desde o pequeno Ignis, passando pelo Swift, o icónico Vitara, o novo S-Cross, o Jimny Pro, bem como os modelos Swace e ACross, frutos da parceria estabelecida com o grupo Toyota e que vieram dar ainda mais valor de mercado à gama Suzuki.
“A marca está a consolidar a sua rede de concessionários em Portugal, contando agora com o concessionário Univex em Lisboa, que tem um grande historial no retalho automóvel com outras importantes marcas. É um parceiro comercial que certamente irá dinamizar as vendas dos nossos modelos nos próximos meses, sobretudo no canal empresarial, onde a equipa da Univex conta com uma larga experiência.
Alvo, frotas!
Queremos recuperar um certo atraso nas vendas ao cliente empresarial, ou seja, frotas e RAC entre outros, visto que em Portugal as vendas de veículos ligeiros para este canal representam mais de 80% de todo o mercado e, somente, 20% das vendas para os particulares. De forma inversa, a marca Suzuki tem apenas 20% das suas vendas de veículos novos no canal empresarial e 80% no canal particular. Estimamos crescer este ano cerca de 45%, face ao ano de 2021.
Isto significa dizer que temos um longo caminho pela frente, mas o nosso ponto de partida é muito positivo. Não apenas pela boa imagem da marca Suzuki, reputação e fiabilidade dos seus modelos, bem como o alargamento da gama, a hibridização dos seus modelos e um bom valor de mercado, tendo em conta que o número de veículos usados à venda da nossa marca em Portugal, é bastante reduzido, pois quem tem um automóvel da nossa marca, não quer se desfazer dele”, destacou Ana Guerreiro no encontro.
Da iniciativa, participaram gestores de topo de diferentes frotas e empresas de RAC, com a presença de Juan Carlos Ruano, responsável pelo desenvolvimento de rede da marca, bem como Pilar Enjuto, responsável de marketing da Suzuki Ibérica (foto principal).
Vendas ibéricas
Por sua vez, Juan Lope Frade, presidente da Suzuki Motor Ibérica, em entrevista à Revista Automotive revelou que “em termos de península ibérica, registamos uma queda de vendas da marca em Espanha, por comparação com o mesmo período de 2021 sendo que, em Portugal, estamos a registar um crescimento de vendas da Suzuki. Naturalmente a falta de veículos novos está a afetar todos os mercados, mas sobretudo a Espanha, pelo facto do plano de recuperação económica estabelecido pelo Governo espanhol, não estar a conseguir incrementar as vendas de veículos novos.
A nossa marca sofreu muito com o fornecimento de componentes decorrentes das restrições da pandemia, mesmo neste ano de 2022, como é o caso por exemplo da fábrica de componentes da Suzuki, localizada na Malásia, que esteve fechada por quase 3 meses, afetando toda a cadeia de fornecimentos de componentes das demais fábricas da Suzuki.
Apesar destes contratempos, alguns modelos da marca estão a ter um desempenho de vendas acima do esperado em Espanha, como é o caso concreto do modelo Swace, com uma grande procura por parte das plataformas de veículos utilizados nas atividades TVDE. O mesmo se passa com o modelo ACross, com boa procura pelos clientes em geral, nos dois países, apesar de ser um modelo com preços acima dos 56 mil euros, algo nunca antes registado na rede de concessionários da Suzuki.
Ampliar vendas
Especificamente no mercado português, o modelo SCross tem tido uma aceitação muito positiva junto aos clientes, representando cerca de 23% de todas as vendas de veículos novos da nossa marca Portugal. Também o modelo Swift regista vendas sólidas, contribuindo para os nossos números totais. No entanto, o nosso objetivo para 2023 será o de consolidar as vendas destes dois modelos e também ampliar a nossa quota de mercado, com base nos demais modelos da nossa gama, sobretudo do Swace e o SCross.
Para tanto, o nosso alvo para o próximo ano será o mercado empresarial, pois sabemos que temos modelos competitivos para utilização nas frotas, RAC e plataformas TVDE. A entrada da Univex na rede de concessionários da nossa marca, deu um contributo muito importante para as nossas vendas nesta segunda metade do ano, e ampliou a base de assistência técnica aos nossos clientes. Atualmente, a Univex já é a melhor concessão tem termos de vendas da nossa marca em Portugal e tem potencial para fazer ainda mais”, destacou Juan Lopez Frade.