Magno Mendes, director New Vehicles Full Range da IVECO Portugal, é o entrevistado da Automotive, para falar sobre as atividades da empresa no culminar deste ano de 2022.
“A IVECO Portugal conta atualmente com uma ampla cobertura nacional com 28 pontos de assistência na área do pós-venda, e 4 concessionários para venda e assistência técnica, estrategicamente localizados no Algarve (MSCar), Açores (Vecoaçores) Leiria (Wayfer) e Santarém (NCN) que, nas suas regiões, contam com o apoio de oficinas autorizadas associadas.
Já a IVECO Portugal dispõe diretamente de 5 concessionários, localizados em Castanheira do Ribatejo (sede da empresa), Vila Nova de Gaia, Aveiro, Setúbal e no Prior Velho (Lisboa) que, por sua vez, contam com 18 oficinas autorizadas associadas.
Desde setembro deste ano, passei a acumular (juntamente com a direção de vendas de veículos pesados e médios), a direção de vendas de veículos ligeiros e de autocarros. Mais recentemente, assumi a direção comercial das 4 áreas de negócio da IVECO em Portugal. Apesar de concentrar diversas funções, naturalmente temos equipas próprias para cada área de negócio, onde cada gama de produto tem a sua especificidade de negócio.
No caso dos veículos pesados, por exemplo, contamos com 3 segmentos distintos de produtos, ou seja, camiões para transportes de longa distância, depois temos os camiões para o segmento da construção e transportes especiais (gruas), e não menos importante, os camiões pesados para os serviços públicos urbanos, corporações de bombeiros, recolhas de resíduos, entre outros, normalmente comercializados através de concursos públicos.
Esta estratificação do nosso modelo de vendas faz com que não haja dias aborrecidos dentro da área de vendas da IVECO Portugal, nem mesmo nas demais áreas de negócio. Estamos constantemente a ser solicitados para elaborar novas propostas e envolvidos em diferentes oportunidades de negócio, respeitando a estrutura comercial existente e apoiando as equipas de vendas, das 4 áreas de negócio.
O ano de 2022 tem sido muito inconstante em termos de vendas de veículos novos pesados, fruto das incertezas dos mercados internacionais e do constante aumento dos preços dos combustíveis, sobretudo do gás. São fatores externos que acabaram por afetar o nosso desempenho de vendas de camiões movidos a gás, apesar de continuarmos a acreditar que em condições normais de mercado, é um tipo de energia ambientalmente sustentável.
A questão do preço, é hoje um fator de grande complexidade na área de vendas de camiões novos, pois estamos a vender hoje um produto que somente irá ser produzido daqui a nove meses, por exemplo, e não sabemos exatamente como estará o mercado por altura de entregarmos o camião novo ao cliente. Obviamente são riscos do negócio e que, independente das flutuações de preços do mercado, a IVECO procura honrar os preços estabelecidos com os seus clientes. Este tem sido o caminho que seguimos neste negócio e que pretendemos percorrer por muitos mais anos.
Gama ligeira
Embora haja uma quebra na nossa quota de vendas este ano, mantemos a liderança no segmento dos modelos chassi cabine, com resultados bastantes interessantes para um ano tão complexo, com uma boa posição nas vendas de viaturas das 3,5 às 7 toneladas. Com a procura que estamos a ter, prevemos matricular mais viaturas nesta gama do que o mercado como um todo, o que permitirá ampliarmos a nossa quota.
Gama média
Este ano não registamos nenhum negócio de frota onde pudéssemos estar presentes, visto a falta de disponibilidade de produtos para entrega imediata desta gama de veículos, apesar de dispomos de várias viaturas já encomendadas, mas as unidades que nos chegam são manifestamente insuficientes para satisfazer ao aumento da demanda. Contudo, já temos um avanço para 2023, visto que recentemente concretizamos um negócio para uma importante frota num setor de atividades que não estamos muito presentes com os novos camiões médios.
Gama pesados
A luta tem sido algo inglória para toda a nossa equipa, visto que temos registado muita procura pelos nossos camiões, com muitas encomendas em fábrica, mas não temos conseguido produzir os nossos modelos pesados ao mesmo ritmo que os clientes colocam as suas encomendas.
Isto criou algumas distorções nesta gama, pois registámos um bom primeiro semestre, e um segundo semestre com grandes dificuldades de produto e de entrega de veículos novos. Neste momento, a produção está a começar a normalizar, mas como temos uma gama muito diversificada, o “efeito funil” está a penalizar as entregas de determinadas tipologias de camiões.
Isto condicionou a nossa performance de vendas em Portugal, posicionando a nossa marca nas últimas posições do ranking até à data. Para 2023, o quadro deverá inverter-se, pois 70% do trabalho da equipa de vendas já está feito para o próximo ano e com a normalização da produção, voltaremos a ocupar as posições cimeiras de vendas de camiões novos em Portugal.
Autocarros
Aqui as coisas são bem diferentes, pois estamos a viver o nosso ano de glória, quando comparamos as nossas vendas deste ano de 2022, com os últimos 15 anos em Portugal. Só no minibus já vamos com 80% de quota de mercado, graças a dois grandes negócios, e um outro grande negócio formalizado para 2023.
No segmento dos autocarros city e intercity, 2022 também tem sido um excelente ano, onde hoje dispomos de 32% de quota de mercado, graças a entrega de 230 autocarros crossway para a TST. Acreditamos que 2023 continuará a ser muito bom para o nosso negócio de autocarros.
Motorizações
Na gama S-Way, para além do facelift da viatura, a nossa aposta tem sido nos motores de 13 litros, onde alargamos a oferta para motorizações para 490, 530 e 570 cv, com resultados muito positivos em termos de consumos para os nossos clientes. Como anunciámos no IAA de Hannover deste ano, a IVECO está a apostar no motor 490 cv, um propulsor muito equilibrado para o frotista.
A DAILY também teve um facelift, e os nossos clientes estão muito satisfeitos com o desempenho dos motores 2,3 e de 3 litros, este último muito valorizado no mercado português. No Eurocargo realizámos poucas alterações ao longo dos anos. Contudo, e apesar de não se mexer em equipa que está a ganhar, posso adiantar teremos novidades para este modelo em 2024.
Já o modelo T-Way foi lançado este ano e com ele realizámos uma ação em Madrid, reunindo 35 potenciais clientes da IVECO para um teste dinâmico, com um feedback muito positivo destes nossos convidados da área da construção.
A IVECO sempre esteve na vanguarda das soluções de motorizações e na implementação de combustíveis alternativos, como é o caso do Gás Natural, que a nossa marca passou a utilizar na sua gama de camiões pesados e também nos autocarros. Atualmente, para além da eletrificação da eDAILY e do camião Nikola BEV, também estamos a implementar a utilização do hidrogénio como combustível sustentável e do bio metano, neste caso para a nossa gama de veículos pesados e autocarros, com soluções de motorizações híbridas a diesel.
Foco no motorista
A política comercial da IVECO assenta em oferecer soluções completas de mobilidade sustentável para os clientes. Isto também passa por disponibilizar contrato de manutenção e reparação, com diferentes níveis de intervenções, peças e acessórios, bem como extensões de garantias, com coberturas para todas as nossas gamas de produtos.
Este ano de 2022, lançamos uma cobertura extra denominada TOPCARE, desenvolvido para o transporte internacional e com grande foco no motorista. Com o TOPCARE, a viatura abrangida tem atendimento prioritário nas oficinas; sem limite de paragens e com total apoio ao motorista em termos de acomodação em caso de demora na reparação da viatura. Também para o motorista, disponibilizamos um serviço de assistência extra em termos de apoio ao seu bem-estar e saúde.
Com a plataforma IVECO ON, partilhamos informações entre a nossa marca, o motorista e o gestor de frota, em termos de consumos e performance na condução da viatura, com envio de um relatório semanal, e aconselhamentos para melhorar o modo de condução daquela viatura, visando a eficiência energética na condução da gama DAILY e na gama de camiões pesados da IVECO.
Mercado nacional
Continuamos a registar uma elevada procura pelos nossos modelos em todas as gamas. Com a procura que temos hoje em Portugal, estimamos um crescimento de vendas na gama média acima dos 15% para o ano de 2023, e de 18% para a gama de pesados da nossa marca. No caso dos modelos usados, o nosso stock na rede Ok TRUCKS continua baixo, fruto do efeito do prolongamento dos contratos e, também, pela forte procura do mercado.
Objetivamos continuar a crescer as vendas de veículos novos no próximo ano, em linha com o crescimento de todo o mercado, visto que a IVECO tem uma gama muito recente de camiões pesados, de construção e, na distribuição, a DAILY continuará a manter uma trajetória de sucesso, dentro das PME’s e também das grandes frotas”, salientou Magno Mendes.