Revista Automotive
Quinta-feira, Setembro 21, 2023
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

IVECO Portugal prevê crescimento nas vendas em 2023

4 de Janeiro, 2023
in Pesados e Máquinas
IVECO Portugal prevê crescimento nas vendas em 2023

Magno Mendes, director New Vehicles Full Range da IVECO Portugal, é o entrevistado da Automotive, para falar sobre as atividades da empresa no culminar deste ano de 2022.

You might also like

Rodeo da CASE já no próximo dia 30 de setembro

Scania inicia operação na nova unidade de baterias

Valeo com soluções sustentáveis na Busworld 2023

“A IVECO Portugal conta atualmente com uma ampla cobertura nacional com 28 pontos de assistência na área do pós-venda, e 4 concessionários para venda e assistência técnica, estrategicamente localizados no Algarve (MSCar), Açores (Vecoaçores) Leiria (Wayfer) e Santarém (NCN) que, nas suas regiões, contam com o apoio de oficinas autorizadas associadas.

Já a IVECO Portugal dispõe diretamente de 5 concessionários, localizados em Castanheira do Ribatejo (sede da empresa), Vila Nova de Gaia, Aveiro, Setúbal e no Prior Velho (Lisboa) que, por sua vez, contam com 18 oficinas autorizadas associadas.

Desde setembro deste ano, passei a acumular (juntamente com a direção de vendas de veículos pesados e médios), a direção de vendas de veículos ligeiros e de autocarros. Mais recentemente, assumi a direção comercial das 4 áreas de negócio da IVECO em Portugal. Apesar de concentrar diversas funções, naturalmente temos equipas próprias para cada área de negócio, onde cada gama de produto tem a sua especificidade de negócio.

No caso dos veículos pesados, por exemplo, contamos com 3 segmentos distintos de produtos, ou seja, camiões para transportes de longa distância, depois temos os camiões para o segmento da construção e transportes especiais (gruas), e não menos importante, os camiões pesados para os serviços públicos urbanos, corporações de bombeiros, recolhas de resíduos, entre outros, normalmente comercializados através de concursos públicos.

Esta estratificação do nosso modelo de vendas faz com que não haja dias aborrecidos dentro da área de vendas da IVECO Portugal, nem mesmo nas demais áreas de negócio. Estamos constantemente a ser solicitados para elaborar novas propostas e envolvidos em diferentes oportunidades de negócio, respeitando a estrutura comercial existente e apoiando as equipas de vendas, das 4 áreas de negócio.

O ano de 2022 tem sido muito inconstante em termos de vendas de veículos novos pesados, fruto das incertezas dos mercados internacionais e do constante aumento dos preços dos combustíveis, sobretudo do gás. São fatores externos que acabaram por afetar o nosso desempenho de vendas de camiões movidos a gás, apesar de continuarmos a acreditar que em condições normais de mercado, é um tipo de energia ambientalmente sustentável.

A questão do preço, é hoje um fator de grande complexidade na área de vendas de camiões novos, pois estamos a vender hoje um produto que somente irá ser produzido daqui a nove meses, por exemplo, e não sabemos exatamente como estará o mercado por altura de entregarmos o camião novo ao cliente. Obviamente são riscos do negócio e que, independente das flutuações de preços do mercado, a IVECO procura honrar os preços estabelecidos com os seus clientes. Este tem sido o caminho que seguimos neste negócio e que pretendemos percorrer por muitos mais anos.

Gama ligeira

Embora haja uma quebra na nossa quota de vendas este ano, mantemos a liderança no segmento dos modelos chassi cabine, com resultados bastantes interessantes para um ano tão complexo, com uma boa posição nas vendas de viaturas das 3,5 às 7 toneladas. Com a procura que estamos a ter, prevemos matricular mais viaturas nesta gama do que o mercado como um todo, o que permitirá ampliarmos a nossa quota.

Gama média

Este ano não registamos nenhum negócio de frota onde pudéssemos estar presentes, visto a falta de disponibilidade de produtos para entrega imediata desta gama de veículos, apesar de dispomos de várias viaturas já encomendadas, mas as unidades que nos chegam são manifestamente insuficientes para satisfazer ao aumento da demanda. Contudo, já temos um avanço para 2023, visto que recentemente concretizamos um negócio para uma importante frota num setor de atividades que não estamos muito presentes com os novos camiões médios.

Gama pesados

A luta tem sido algo inglória para toda a nossa equipa, visto que temos registado muita procura pelos nossos camiões, com muitas encomendas em fábrica, mas não temos conseguido produzir os nossos modelos pesados ao mesmo ritmo que os clientes colocam as suas encomendas.

Isto criou algumas distorções nesta gama, pois registámos um bom primeiro semestre, e um segundo semestre com grandes dificuldades de produto e de entrega de veículos novos. Neste momento, a produção está a começar a normalizar, mas como temos uma gama muito diversificada, o “efeito funil” está a penalizar as entregas de determinadas tipologias de camiões.

Isto condicionou a nossa performance de vendas em Portugal, posicionando a nossa marca nas últimas posições do ranking até à data. Para 2023, o quadro deverá inverter-se, pois 70% do trabalho da equipa de vendas já está feito para o próximo ano e com a normalização da produção, voltaremos a ocupar as posições cimeiras de vendas de camiões novos em Portugal.

Autocarros

Aqui as coisas são bem diferentes, pois estamos a viver o nosso ano de glória, quando comparamos as nossas vendas deste ano de 2022, com os últimos 15 anos em Portugal. Só no minibus já vamos com 80% de quota de mercado, graças a dois grandes negócios, e um outro grande negócio formalizado para 2023.

No segmento dos autocarros city e intercity, 2022 também tem sido um excelente ano, onde hoje dispomos de 32% de quota de mercado, graças a entrega de 230 autocarros crossway para a TST. Acreditamos que 2023 continuará a ser muito bom para o nosso negócio de autocarros.

Motorizações

Na gama S-Way, para além do facelift da viatura, a nossa aposta tem sido nos motores de 13 litros, onde alargamos a oferta para motorizações para 490, 530 e 570 cv, com resultados muito positivos em termos de consumos para os nossos clientes. Como anunciámos no IAA de Hannover deste ano, a IVECO está a apostar no motor 490 cv, um propulsor muito equilibrado para o frotista.

A DAILY também teve um facelift, e os nossos clientes estão muito satisfeitos com o desempenho dos motores 2,3 e de 3 litros, este último muito valorizado no mercado português. No Eurocargo realizámos poucas alterações ao longo dos anos. Contudo, e apesar de não se mexer em equipa que está a ganhar, posso adiantar teremos novidades para este modelo em 2024.

Já o modelo T-Way foi lançado este ano e com ele realizámos uma ação em Madrid, reunindo 35 potenciais clientes da IVECO para um teste dinâmico, com um feedback muito positivo destes nossos convidados da área da construção.

A IVECO sempre esteve na vanguarda das soluções de motorizações e na implementação de combustíveis alternativos, como é o caso do Gás Natural, que a nossa marca passou a utilizar na sua gama de camiões pesados e também nos autocarros. Atualmente, para além da eletrificação da eDAILY e do camião Nikola BEV, também estamos a implementar a utilização do hidrogénio como combustível sustentável e do bio metano, neste caso para a nossa gama de veículos pesados e autocarros, com soluções de motorizações híbridas a diesel.

Foco no motorista

A política comercial da IVECO assenta em oferecer soluções completas de mobilidade sustentável para os clientes. Isto também passa por disponibilizar contrato de manutenção e reparação, com diferentes níveis de intervenções, peças e acessórios, bem como extensões de garantias, com coberturas para todas as nossas gamas de produtos.

Este ano de 2022, lançamos uma cobertura extra denominada TOPCARE, desenvolvido para o transporte internacional e com grande foco no motorista. Com o TOPCARE, a viatura abrangida tem atendimento prioritário nas oficinas; sem limite de paragens e com total apoio ao motorista em termos de acomodação em caso de demora na reparação da viatura. Também para o motorista, disponibilizamos um serviço de assistência extra em termos de apoio ao seu bem-estar e saúde.

Com a plataforma IVECO ON, partilhamos informações entre a nossa marca, o motorista e o gestor de frota, em termos de consumos e performance na condução da viatura, com envio de um relatório semanal, e aconselhamentos para melhorar o modo de condução daquela viatura, visando a eficiência energética na condução da gama DAILY e na gama de camiões pesados da IVECO.

Mercado nacional

Continuamos a registar uma elevada procura pelos nossos modelos em todas as gamas. Com a procura que temos hoje em Portugal, estimamos um crescimento de vendas na gama média acima dos 15% para o ano de 2023, e de 18% para a gama de pesados da nossa marca. No caso dos modelos usados, o nosso stock na rede Ok TRUCKS continua baixo, fruto do efeito do prolongamento dos contratos e, também, pela forte procura do mercado.

Objetivamos continuar a crescer as vendas de veículos novos no próximo ano, em linha com o crescimento de todo o mercado, visto que a IVECO tem uma gama muito recente de camiões pesados, de construção e, na distribuição, a DAILY continuará a manter uma trajetória de sucesso, dentro das PME’s e também das grandes frotas”, salientou Magno Mendes.


Recommended For You

Rodeo da CASE já no próximo dia 30 de setembro

21 de Setembro, 2023
Rodeo da CASE já no próximo dia 30 de setembro

É a 30 de setembro que o Entreposto Máquinas vai, mais uma vez, organizar o CASE RODEO no Recinto de Festas de São Pedro em Porto de Mós. ...

Read more

Scania inicia operação na nova unidade de baterias

20 de Setembro, 2023
Scania inicia operação na nova unidade de baterias

Trata-se de um momento histórico para a Scania, e também para o Grupo TRATON, com a inauguração da sua unidade de produção de baterias na sede sueca, em...

Read more

Valeo com soluções sustentáveis na Busworld 2023

19 de Setembro, 2023
Valeo com soluções sustentáveis na Busworld 2023

De 7 a 12 de outubro de 2023, a Valeo estará em Bruxelas com um amplo espaço no salão Busworld, o maior evento para autocarros e veículos comerciais,...

Read more

Scania reforça infraestrutura em Portugal com novas instalações em Lisboa

12 de Setembro, 2023
Scania reforça infraestrutura em Portugal com novas instalações em Lisboa

O novo centro ficará localizado na Castanheira do Ribatejo, a cerca de 35 km de Lisboa, zona onde a logística se concentra a norte da capital. O complexo,...

Read more

A S. José Pneus vai marcar presença na Agroglobal 2023 para exibir a inovadora linha de pneus agrícolas BKT

31 de Agosto, 2023
A S. José Pneus vai marcar presença na Agroglobal 2023 para exibir a inovadora linha de pneus agrícolas BKT

A S. José Pneus já está em contagem decrescente para a feira agrícola Agroglobal 2023 que decorrerá entre os dias 5 e 7 de setembro, este ano em...

Read more
Next Post
Apetro realizou a 4.ª edição do “Dia do Transportador”

Apetro realizou a 4.ª edição do “Dia do Transportador”

Edição Mensal

Notícias

Sofrapa expande com nova loja em Chaves

Sofrapa expande com nova loja em Chaves

12 horas ago
Rodeo da CASE já no próximo dia 30 de setembro

Rodeo da CASE já no próximo dia 30 de setembro

12 horas ago
IWC com edições especiais do Mercedes-Benz Classe G

IWC com edições especiais do Mercedes-Benz Classe G

12 horas ago
Scania inicia operação na nova unidade de baterias

Scania inicia operação na nova unidade de baterias

2 dias ago
ALF eleita vice-presidente da Federação Europeia de Factoring

ALF eleita vice-presidente da Federação Europeia de Factoring

2 dias ago
PUMA celebra 60º aniversário do Porsche 911

PUMA celebra 60º aniversário do Porsche 911

2 dias ago
Valeo com soluções sustentáveis na Busworld 2023

Valeo com soluções sustentáveis na Busworld 2023

3 dias ago
Zenith revela o Defy Skyline Sapphire em nova boutique

Zenith revela o Defy Skyline Sapphire em nova boutique

3 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal