A cidade de Chaves acolheu a Convenção da Valorpneu que reuniu quase uma centena de participantes. O ponto alto do encontro foi a celebração dos 20 anos desta entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), em Portugal.
Durante 2 dias, operadores da rede e outros stakeholders do setor partilharam experiências e discutiram temas para potenciar o crescimento do SGPU que, nos últimos em 20 Anos, muito contribuiu para a melhoria do ambiente do nosso país. Participaram na convenção a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que elogiaram o trabalho da Valorpneu durante os seus 20 anos de atividade.
Acima dos objetivos
Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, apresentou os números da entidade e destacou que “em 2022 vão ser recolhidos cerca de 86.600 toneladas de pneus usados, evitando a produção de 160 mil toneladas de emissões de CO2, com uma taxa de recolha que poderá chegar aos 114%. As 72.700 toneladas de pneus recolhidos que estão dentro do objetivo da nossa licença e tiveram como destino a reciclagem (84,9%), a valorização energética (11,6%) e a recauchutagem (2,8%)”.
No âmbito do 20º Encontro Anual da Rede Valorpneu foi atribuído o Prémio de Centro de Receção de Pneus Usados, entregue a duas entidades (Benta & Benta) e também a Metais Jaime Dias. Na foto, Climénia Silva; Cristina Dias (Diretora de Serviços da MJD) e Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP.