A 15ª convenção da ARP – Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros – reuniu a nata do setor nacional, num momento propício para debater o futuro da atividade.
Rui Pinto Lopes (foto), presente da ARP, falou à Revista Automotive durante a convenção e destacou que “é salutar voltarmos a reunir os principais empresários e parceiros de negócio do setor de transportes rodoviário pesado de passageiros nacional aqui em Troia, para juntos celebrarmos a 15ª convenção da nossa associação, depois de 2 longos anos de ausências de encontros, visto que a nossa última convenção se realizou em fevereiro de 2020, ou seja, semanas antes do começo da pandemia.
Revitalizar o setor
Partilhar experiências, conhecimentos e também dar a conhecer as tendências em termos de mobilidade, pela voz de oradores renomados, possibilitou enriquecer ainda mais a narrativa empresarial dos nossos associados. Esta convenção da ARP também assinala o ponto de partida para revitalizarmos o nosso setor, e para demonstrarmos a importância desta nossa atividade para toda a economia nacional, sobretudo no âmbito do turismo.
É assinalável o facto de reunirmos em 2 dias de convenção cerca de 300 empresários e convidados, num ambiente que também permitiu promovermos uma reflexão ainda mais intensa quanto ao papel dos empresários e das suas empresas no atual contexto da economia portuguesa, e de que forma deveremos nos preparar para os constantes desafios e incertezas do mundo de hoje e o futuro das nossas empresas.
Renovar as frotas
Quanto aos oradores Luis Marques Mendes, deu-nos uma visão macroeconómica de Portugal e do mundo. Também abordámos as oportunidades do PRR e do Programa 2030; a regulação do nosso mercado e a falta de mão-de-obra no nosso setor, bem como questões estruturantes como os custos dos combustíveis, das portagens, da manutenção dos autocarros e renovação das nossas frotas, além da falta de incentivos específicos para o nosso setor de atividade.
O transporte regular, ocasional e de turismo está em pleno desenvolvimento, e os associados da ARP já representam a grande fatia em termos de serviço de transporte de passageiros em autocarros, no nosso país. Contudo, a execução do PRR por parte do Estado está muito aquém do desejável. Neste momento de transição energética, é preciso apoiar financeiramente a renovação das frotas de autocarros, tornando-as energeticamente mais eficientes e sustentáveis para o nosso país”, frisou Rui Pinto.
MAN Truck & Bus (foto da equipa), Scania, Atlas, Sunsundegui, Iveco Bus, também marcaram presença, sendo que a marca Irizar expôs o seu modelo 100% elétrico, atualmente a circular na cidade de Guimarães.