Segundo a Valorpneu, entidade responsável por organizar e gerir o sistema de recolha e destino final de pneus usados em Portugal, a recauchutagem de pneus é uma atividade empresarial com um grande historial económico no nosso país, dispondo de circuitos comerciais e logísticos muito bem definidos.
Como atividade económica tradicional, está fortemente implantada no nosso mercado, sobretudo na recauchutagem de pneus para pesados (camiões e autocarros). Atualmente, a rede de empresas recauchutadoras aderente à Valorpneu é constituída por 21 empresas, sendo que 17 se encontram no Continente, 2 na Região Autónoma dos Açores, e 2 na Região da Madeira que, em conjunto, geram milhares de empregos diretos e indiretos, e representam um importante setor de atividade para a economia circular e poupança energética no nosso país.
Entre as empresas nacionais deste setor de atividades, a Recauchutagem S. José, com sede em Cantanhede, é uma das mais ativas em Portugal. Nas linhas que se seguem, a empresária Helena Aniceto, responsável pela Recauchutagem S. José, dá-nos uma visão sobre a história, o desenvolvimento e a importância da sua empresa para a economia circular.
“Fundada em 1966 pelo meu pai, José Abrantes Aniceto, a Recauchutagem S. José foi o início de tudo. Com o decorrer dos anos e até à data, a atividade da empresa tem-se pautado pela qualidade e rigor nos serviços prestados. Foi da recauchutagem que expandimos o negócio que deu origem à atual S. José Pneus, uma empresa de topo na distribuição de pneus em Portugal.
As instalações continuam operacionais e a laborar diariamente com uma equipa que conta com 10 colaboradores, técnicos com formação contínua e especializada.
Processo e tipologia de recauchutagem
A Recauchutagem S. José atua na reconstrução de pneus com a tecnologia de recauchutagem a frio, tanto com a aplicação de piso em anel como com a aplicação de piso em banda, tendo a capacidade de assegurar a reconstrução de qualquer tipo de pneu para veículos pesados, comerciais de mercadorias e industriais médios (bobcat).
Somos, desde 2003, uma empresa certificada, possuindo um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma NP EN ISO 9001:2015 e homologação de pneus segundo o regulamento CEE/ONU R109 em pneus comerciais e pesados.
Segmento de pneus recauchutados
Atuamos no segmento de pneus pesados de mercadorias, para utilização em transporte regional e de longo curso, para além de procedermos à reparação e vulcanização de qualquer tipo de pneu.
Todo o nosso processo de recauchutagem é suportado por rigorosos testes de qualidade, inspeção por xerografia, sendo que procedemos à recauchutagem a frio com a mais avançada tecnologia. Os pisos são escolhidos pelo cliente consoante a utilização e qualidade de borracha pretendida, podendo esta borracha ser de origem nacional ou importada. Contudo, trabalhamos com as melhores marcas de borracha: Vipal, Marangoni, Kraiburg e EIB.
Tipologia de distribuição
Com o compromisso de assegurar o melhor serviço, a Recauchutagem S. José garante um acabamento de qualidade com entregas num curto espaço de tempo. Os nossos pneus recauchutados são entregues ao cliente através de transporte próprio ou com o auxílio de transportadoras contratadas para entregas em até 24 horas.
Caracterização dos clientes
Na recauchutagem S. José, a maioria dos nossos clientes inserem-se no segmento de frotas de camiões e autocarros, com uma abrangência de necessidades completamente distinta que pode ir dos pneus para autocarros de passageiros a reboques de mercadorias para longo curso. Outro segmento relaciona-se com as casas de pneus, aqui numa venda mais ocasional consoante as suas necessidades.
Visão sobre o mercado de pneus recauchutados
A recauchutagem insere-se no âmbito da economia circular dado que permite dar uma nova vida a um pneu usado, reduzir os custos operacionais e a pegada ecológica, sem comprometer a segurança. Ao dispormos de um portal B2B, os clientes podem encomendar online de forma fácil e rápida e ter os pneus no dia seguinte ( https://b2b.sjosepneus.com )
Na José Aniceto & Irmão Lda, a gestão da qualidade é fundamental para manter a competitividade bem como a satisfação dos nossos clientes. Os nossos objetivos centram-se em garantir respostas válidas às exigências e expectativas dos clientes, procurando sempre uma melhoria constante nos processos produtivos e consequente serviço prestado.
Durante o próximo ano continuaremos a nossa política de investimentos, nomeadamente na área comercial e na área da sustentabilidade”, revelou Helena Aniceto, nesta entrevista à Automotive.