A 5ª geração do Kia Sportage já chegou ao mercado nacional, apresentando-se com versões concebidas especificamente para o continente europeu. As novidades começam logo pela garantia do fabricante que, em Portugal é de 10 anos ou 200 000 km, um patamar sem precedentes no mercado nacional.
O novo Sportage dispõe de dois níveis de equipamento, Drive e Tech. O leque de motores térmicos é constituído por uma unidade a gasolina 1.6 T-GDI de 150CV, bem como por um motor 1.6 diesel, com 115CV.
Nesta geração, a marca estreia os motores eletrificados, com as versões híbridas HEV e PHEV, ambas com base no modelo 1.6 T-GDI a gasolina, que foi especialmente otimizado para uso deste tipo de tecnologia. O HEV apresenta uma potência combinada de 230CV, enquanto o Plug-in Hybrid debita 265CV, fruto da associação a um motor elétrico de 66,9 kW e um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 13,8 kWh.
Consumos
A versão que ensaiámos foi a HEV, que conduzimos principalmente em autoestrada, um ambiente onde, nos consumos, o Sportage tem alguma dificuldade em baixar o registo dos 7 lts/100km. Em todo o caso, ao circular em cidade, este SUV consegue fazer alguns quilómetros em modo 100% elétrico, o que harmoniza a média dos seus consumos.
Em termos de condução, falta-lhe algum caráter. Tanto o sistema híbrido como a estrutura do Sportage filtram bastante não só as reações do motor, como também as sensações do rolar na estrada. A comodidade está em primeiro lugar neste SUV, que não deixa de apresentar boas performances pelo facto de ser híbrido. Aliás, o motor elétrico ajuda no arranque, bem como em todo o funcionamento do motor a gasolina, conferindo-lhe mais binário e de uma forma mais imediata.
Estilo
O que perde ao filtrar o sentido da condução, o Sportage ganha em estilo. O desenho do carro está muito bem conseguido, e a sua estética chama bastante a atenção por onde quer que circule. As saias laterais e o para-choques traseiro em piano preto, conjugados com uma pintura de carroçaria diferenciadora, tornam o visual deste SUV bastante premium. O grupo ótico dianteiro, por si só é uma peça de arte.
Repleto de tecnologia e de grande conforto a bordo, o nosso “frotómoetro” diz-nos que é um carro com enquadramento frotista, tendo em conta o seu bom desempenho geral. No entanto, será mais frotista na versão PHEV, devido à redução significativa na tributação autónoma.