Revista Automotive
Segunda-feira, Novembro 10, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

MAN – eletrificação e comunicação são os novos vetores de crescimento

16 de Janeiro, 2023
in Pesados e Máquinas
MAN – eletrificação e comunicação são os novos vetores de crescimento

No lançamento do novo camião elétrico da MAN no IAA de Hannover deste ano, entrevistámos Johan Björnör, Senior Vice President, head of area Europe da MAN Truck & Bus, que nos conta sobre os novos rumos da empresa na Europa.

“Para começar, gostaria de falar sobre o atual momento, visto que estamos muito satisfeitos com as encomendas dos clientes em geral. Temos uma procura maior do que a capacidade de produzir e entregar camiões. O grande volume das encomendas veio confirmar que os clientes estão muito satisfeitos com os nossos produtos da nossa marca.

Relativamente ao futuro, as nossas projeções apontam para uma maior procura pelos veículos 100% elétricos. Há 4 anos, lançámos o camião eTGM, que arrancou com testes de estradas junto aos nossos clientes, para depois passar à fase de produção, sendo assim um dos primeiros camiões elétricos nas estradas europeias.

Contudo, o desenvolvimento do eTGM baseou-se na troca do motor a combustão por um motor elétrico. Hoje, o modelo eTruck, foi projetado de raiz para ser um camião 100% elétrico de longo curso, e para ser produzido em grande escala.

A MAN tem uma tradição de mais de 100 anos na produção de motores a diesel, e iremos continuar a construí-los apenas para os mercados que assim o necessitem. Estamos a investir na sustentabilidade, com projetos cada vez mais vocacionados para a eletrificação.

No entanto, a dinamização da eletrificação dos camiões depende e muito do desenvolvimento de infraestruturas de carregamento. Por isso temos vindo a investir, em conjunto com outras marcas de camiões, numa rede de carregamento público nas estradas europeias para serem utilizadas pelos camiões de longo curso.  Queremos chegar aos 17 mil postos de carregamento, no mais curto espaço de tempo.

Aumentar a notoriedade pela comunicação

Além do foco na eletrificação, iremos estar mais ativos na comunicação. A MAN Truck & Bus, tendo um portfólio de produtos abrangente e tecnologicamente tão avançados, necessita de estar mais visível no mercado. Isso será uma prioridade da nossa gestão em 2023.

As soluções digitais e a conectividade dos veículos, têm aberto novas oportunidades de negócio como é o caso do sistema estamos a apresentar neste salão: o MAN SimplePay. O MAN SimplePay é o primeiro passo para um ecossistema de pagamento completo para diferentes serviços. Juntamente com a petrolífera BP, a MAN passa a dispor de uma solução para processos de pagamento automatizados aquando do reabastecimento, sem contato, sem utilização de dinheiro ou cartões físicos, pois é o próprio camião que executa o pagamento.

Estes e outros benefícios da digitalização ainda têm de ser compreendidos pelos clientes, e é aí que uma forte comunicação será essencial para que os transportadores e gestores de frotas, ganhem consciência das vantagens imediatas deste sistema, para a gestão do dia-a-dia das suas empresas.

Outras áreas de crescimento

Além da digitalização, existem mais duas áreas de negócio com grande crescimento: o transporte internacional e a construção civil. No transporte internacional a procura por camiões novos tem sido muito superior à oferta das marcas e do mercado. No caso da construção, a demanda não esta tão aquecida, mas prevemos um aumento significativo da procura neste segmento de produtos, ao longo de 2023.

Por fim, uma referência ao nosso furgão TGE que tem sido um sucesso em diversos países, sendo um veículo que incorpora todas as inovações introduzidas nos nossos camiões, como é o caso da eletrificação. O futuro sustentável do nosso negócio também dependerá deste furgão e, desta forma, iremos continuar a investir no seu desenvolvimento, proporcionando um portfólio de produtos, atual e adequado para qualquer que seja a tipologia de transporte de mercadorias”, salientou Johan Björnör, nesta entrevista exclusiva à Revista Automotive.

Recommended For You

NUFAM: o salão da especialidade

5 de Novembro, 2025
NUFAM: o salão da especialidade

O salão NUFAM tem lugar a cada dois anos na cidade alemã de Karksruhe, sendo dedicado aos veículos comerciais, sejam eles ligeiros ou pesados. Ocorre de forma intercalada...

Read moreDetails

Cimertex revela nova escavadora Komatsu em Portugal

3 de Novembro, 2025
Cimertex revela nova escavadora Komatsu em Portugal

Num espaço temporal de 20 dias, a Cimertex realizou duas grandes ações com os seus clientes e seletivos convidados, para dar a conhecer as marcas e a diversidade...

Read moreDetails

Luís Simões renova frota com semirreboques da Lecitrailer

29 de Outubro, 2025
Luís Simões renova frota com semirreboques da Lecitrailer

A operadora logística portuguesa Luís Simões incorporou ao longo deste ano 70 novas unidades Lecitrailer à sua frota, com diferentes tipos de semirreboques, reafirmando assim a sua confiança...

Read moreDetails

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

24 de Outubro, 2025
Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

A Ascendum Camiões vai construir novas instalações dedicadas ao segmento de camiões e autocarros Volvo, no Parque Industrial de Souselas, em Coimbra. A empresa segue o modelo bem-sucedido...

Read moreDetails

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

23 de Outubro, 2025
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

O fundo de pensões holandês ABP, o maior da Holanda, anunciou recentemente a venda da totalidade da sua participação na Caterpillar, por razões éticas. O ABP, que administra...

Read moreDetails

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

22 de Outubro, 2025
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Equipamentos de referência mundial, os empilhadores da Toyota assumem uma posição cimeira no mercado nacional, sendo uma marca reconhecida pelo seu pioneirismo no setor da movimentação de cargas,...

Read moreDetails

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

21 de Outubro, 2025
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

A J.J.M. Esperança, empresa sedeada em Tomar e que opera no mercado sob a marca SPR Esperanças, dedicada ao fabrico de equipamentos para máquinas de construção, foi distinguida...

Read moreDetails

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

20 de Outubro, 2025
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Com uma quota de 47% no segmento de motores de 16 litros no primeiro semestre deste ano, o motor V8 da Scania consolida-se como a escolha preferida para...

Read moreDetails

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

16 de Outubro, 2025
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

A DAF realizou a sua apresentação mundial da nova gama de camiões 100% elétricos na sua sede em Eindhoven (Holanda), evento onde a Automotive teve a oportunidade conduzir...

Read moreDetails
Next Post
KYB – 250 novos amortecedores em catálogos

KYB – 250 novos amortecedores em catálogos

Doosan – de fabricante de equipamentos a fornecedor de soluções

Doosan - de fabricante de equipamentos a fornecedor de soluções

Krone – recuperar e utilizar energia elétrica

Krone – recuperar e utilizar energia elétrica

Edição Mensal

Notícias

Valeo – remanufaturados em destaque na Equip Auto

Valeo – remanufaturados em destaque na Equip Auto

3 dias ago
ZF com enfoque na eletrificação e segurança dos autocarros

ZF com enfoque na eletrificação e segurança dos autocarros

3 dias ago
Nissan de regresso ao mercado dos veículos comerciais

Nissan de regresso ao mercado dos veículos comerciais

4 dias ago
Equip Auto – Resumo

Equip Auto – Resumo

4 dias ago
NUFAM: o salão da especialidade

NUFAM: o salão da especialidade

5 dias ago
Standox apresenta Standoflow

Standox apresenta Standoflow

5 dias ago
DPD investe e dinamiza uma nova plataforma em Leiria

DPD investe e dinamiza uma nova plataforma em Leiria

6 dias ago
EGMais: abrangente e ativa no ambiente

EGMais: abrangente e ativa no ambiente

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal