No lançamento do novo camião elétrico da MAN no IAA de Hannover deste ano, entrevistámos Johan Björnör, Senior Vice President, head of area Europe da MAN Truck & Bus, que nos conta sobre os novos rumos da empresa na Europa.
“Para começar, gostaria de falar sobre o atual momento, visto que estamos muito satisfeitos com as encomendas dos clientes em geral. Temos uma procura maior do que a capacidade de produzir e entregar camiões. O grande volume das encomendas veio confirmar que os clientes estão muito satisfeitos com os nossos produtos da nossa marca.
Relativamente ao futuro, as nossas projeções apontam para uma maior procura pelos veículos 100% elétricos. Há 4 anos, lançámos o camião eTGM, que arrancou com testes de estradas junto aos nossos clientes, para depois passar à fase de produção, sendo assim um dos primeiros camiões elétricos nas estradas europeias.
Contudo, o desenvolvimento do eTGM baseou-se na troca do motor a combustão por um motor elétrico. Hoje, o modelo eTruck, foi projetado de raiz para ser um camião 100% elétrico de longo curso, e para ser produzido em grande escala.
A MAN tem uma tradição de mais de 100 anos na produção de motores a diesel, e iremos continuar a construí-los apenas para os mercados que assim o necessitem. Estamos a investir na sustentabilidade, com projetos cada vez mais vocacionados para a eletrificação.
No entanto, a dinamização da eletrificação dos camiões depende e muito do desenvolvimento de infraestruturas de carregamento. Por isso temos vindo a investir, em conjunto com outras marcas de camiões, numa rede de carregamento público nas estradas europeias para serem utilizadas pelos camiões de longo curso. Queremos chegar aos 17 mil postos de carregamento, no mais curto espaço de tempo.
Aumentar a notoriedade pela comunicação
Além do foco na eletrificação, iremos estar mais ativos na comunicação. A MAN Truck & Bus, tendo um portfólio de produtos abrangente e tecnologicamente tão avançados, necessita de estar mais visível no mercado. Isso será uma prioridade da nossa gestão em 2023.
As soluções digitais e a conectividade dos veículos, têm aberto novas oportunidades de negócio como é o caso do sistema estamos a apresentar neste salão: o MAN SimplePay. O MAN SimplePay é o primeiro passo para um ecossistema de pagamento completo para diferentes serviços. Juntamente com a petrolífera BP, a MAN passa a dispor de uma solução para processos de pagamento automatizados aquando do reabastecimento, sem contato, sem utilização de dinheiro ou cartões físicos, pois é o próprio camião que executa o pagamento.
Estes e outros benefícios da digitalização ainda têm de ser compreendidos pelos clientes, e é aí que uma forte comunicação será essencial para que os transportadores e gestores de frotas, ganhem consciência das vantagens imediatas deste sistema, para a gestão do dia-a-dia das suas empresas.
Outras áreas de crescimento
Além da digitalização, existem mais duas áreas de negócio com grande crescimento: o transporte internacional e a construção civil. No transporte internacional a procura por camiões novos tem sido muito superior à oferta das marcas e do mercado. No caso da construção, a demanda não esta tão aquecida, mas prevemos um aumento significativo da procura neste segmento de produtos, ao longo de 2023.
Por fim, uma referência ao nosso furgão TGE que tem sido um sucesso em diversos países, sendo um veículo que incorpora todas as inovações introduzidas nos nossos camiões, como é o caso da eletrificação. O futuro sustentável do nosso negócio também dependerá deste furgão e, desta forma, iremos continuar a investir no seu desenvolvimento, proporcionando um portfólio de produtos, atual e adequado para qualquer que seja a tipologia de transporte de mercadorias”, salientou Johan Björnör, nesta entrevista exclusiva à Revista Automotive.