Jessica Sandström, senior Vice President product management and sustainability da Volvo Trucks, foi entrevistada pela Revista Automotive no salão IAA Transportation. A responsável, enfatizou à Automotive que “estamos totalmente focados na eletrificação dos camiões, e acreditamos que sendo pioneiras neste domínio, iremos no longo prazo retirar daí os dividendos. Claro que irão sempre existir algumas tipologias de transporte que serão mais complexas de eletrificar e, nessas situações, os motores a combustão terão o seu lugar assegurado, provavelmente movidos a combustíveis renováveis.
Queremos que 70% das nossas vendas em 2030 sejam de camiões 100% elétricos, e isso só irá acontecer se todos os intervenientes caminharem na direção certa. Temos de encorajar os políticos a promoverem estas tecnologias e investirem em infraestruturas de carregamento.
Fiabilidade
Todos os camiões 100% elétricos que estamos a apresentar neste salão, estão completamente industrializados, ou seja, passaram pelas mesmas fases de teste que qualquer outro camião da marca Volvo que colocamos à venda aos nossos clientes. Só comercializamos um produto quanto temos a certeza de máxima qualidade e, para tanto, realizamos constantemente milhares de testes dinâmicos dos nossos camiões”.
Sobre a competição das marcas de chinesas a lançarem camiões 100% elétricos na Europa, Jessica Sandström responde-nos que “temos de competir com os nossos valores. Estes são qualidade, proteção do ambiente e segurança. Os nossos clientes apreciam estes valores e acreditamos que continuarão a apreciar a longo prazo. Vender um camião é uma coisa, manter e reparar é outra bem diferente. Para tal, é preciso garantir uma rede de assistência que seja abrangente e eficaz.
Em 2019, quando introduzimos os autocarros híbridos, a nossa rede de assistência técnica foi totalmente formatada para a manutenção e reparação dessa tipologia de veículos. Como o pós-venda dos autocarros e dos camiões é partilhado, desde essa altura que os nossos profissionais lidam com veículos eletrificados, pelo que hoje estão totalmente preparados para também trabalharem com os camiões 100% elétricos.
Outro ponto importante é a adaptabilidade. Os camiões elétricos que vendemos são adaptados a cada cliente e isso exige um trabalho de proximidade, não vendemos camiões standard que servem para tudo.
Reação rápida à eletrificação
A grande novidade neste ano de 2022 é que iniciámos a produção em série dos nossos camiões de longo curso, 100% elétricos. Utilizamos a mesma linha de produção dos camiões diesel para os elétricos, o que significa que poderemos aumentar rapidamente a produção dos modelos elétricos, sempre que a demanda assim justifique, visto que a nossa fábrica tem essa capacidade de reagir rapidamente.
Nos veículos elétricos, temos de compreender as especificidades de cada mercado e de cada país, para aproveitarmos todas as oportunidades. Os países irão abarcar a eletrificação em diferentes velocidades, e estamos a pressionar bastante os políticos dos diferentes países, porque eles são a peça mais importante na aceleração da eletrificação. As emissões emitidas pelos sistemas de transportes são um grande problema global, e os políticos podem fazer uma grande diferença, em conjunto com as marcas camiões, como é o caso da Volvo Trucks.
Estamos totalmente preparados para produzir grandes volumes nos camiões elétricos, por isso, a procura por este tipo de soluções não é algo que nos assuste, pelo contrário. Dispomos de 6 modelos diferentes de camiões elétricos para produção em séria e, em qualquer um deles, conseguimos aumentar a produção rapidamente. Para se ter uma ideia, já produzimos 2700 camiões elétricos que foram vendidos em mais de 20 países”, resume Jessica Sandström.