Nesta versão 100% elétrica do Kangoo, a Renault manteve as qualidades de base, equipamentos de segurança e conforto da versão com motor térmico, e acrescentou alguns pormenores para aumentar a sua volumetria até os 2.500 litros (graças ao banco deslizante na segunda fila), conectividade e a condução autónoma de nível 2.
Tudo igual em termos de desenho exterior. A sua grelha, específica, integra a tomada de carregamento atrás do símbolo da marca. No seu interior, surge um novo tablier, sendo que o painel de instrumentos foi modificado com a introdução de dados específicos relativos a esta versão ETech.
A nova bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 45 kWh, 100% utilizáveis, sendo composta por 8 módulos independentes e facilmente reparáveis. Sua autonomia pode chegar aos 285 km no ciclo WLTP. De série, são propostos dois tipos de carregadores a bordo: um de 11 kW AC trifásico, adequado a todos os tipos de cargas domésticas e outro rápido trifásico de 22 kW 80 kW DC.
NOVO RENAULT KANGOO E-TECH ELÉTRICO, O MPV LIGADO
25 anos após ter inventado o segmento MPV com o seu design único, o Renault Kangoo torna-se elétrico com a versão E-Tech • Esta nova versão permite oferecer uma solução elétrica com uma habitabilidade e um espaço de carga recorde, que se adapta tanto a profissionais como a particulares • O motor de 90kW (120cv) é associado a uma bateria de 45 kWh, reivindicando uma autonomia de 285 km1 • O Renault Kangoo E-Tech Elétrico fará a estreia mundial no dia 17 de outubro, no Salão Automóvel de Paris.
TODOS OS ARGUMENTOS E INOVAÇÕES DO KANGOO, COM OS BENEFICIOS ADICIONAIS DE SER ELÉTRICO
O novo Kangoo E-Tech Electric incorpora todos os aspetos práticos e os equipamentos de segurança e conforto da versão com motor térmico: • O conforto de segunda fila, que tira partido do maior espaço habitável do segmento e de três verdadeiros bancos capazes de acomodar, confortavelmente, outros tantos adultos, bem como de um difusor de ar que proporciona o conforto térmico perfeito para os passageiros traseiros. • Mais de 49 litros de espaços de arrumação, incluindo a gaveta deslizante Easy Life.
Uma generosa bagageira com 850 litros de capacidade, a melhor do segmento, extensível até aos 2.500 litros. Isto é possível graças ao banco deslizante na segundaf ila, atributo específico do novo Kangoo E-Tech Elétrico. Inovadoras barras de tejadilho, que podem ser manuseadas sem ferramentas, para que nunca fique sem espaço para poder transportar tudo o que precisa. 14 auxiliares de condução, incluindo condução autónoma de nível 2, para incrementar ainda mais a segurança.
O desenho exterior mantém o capot com nervuras horizontais e uma extremidade frontal muito vertical, com uma grelha específica que integra a tomada de carregamento atrás do símbolo da marca. Tal como na versão de combustão, o design interior apresenta um novo tablier que, dependendo da versão, incorpora um acabamento em madeira escura escovada, um habitáculo muito confortável e uma posição de condução ainda mais ergonómica.
Apenas o painel de instrumentos foi modificado com a introdução de dados específicos relativos a esta versão ETech. Graças à nova bateria de iões de lítio com uma capacidade de 45 kWh, 100% utilizáveis, que é composta por 8 módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo E-Tech Elétrico oferece uma autonomia de até 285 km no ciclo WLTP.
Uma autonomia que permite aos utilizadores planear a maior parte das viagens diárias com tranquilidade e com os mais baixos custos de utilização. As baterias são abrangidas por uma categoria de 8 anos ou 160.000 km. Durante este período, são substituídas gratuitamente se a sua capacidade descer abaixo dos 70% do seu valor nominal (SoH).
novo Kangoo E-Tech Elétrico está equipado com um motor de 90 kW e 245 Nm de binário instantâneo para uma condução suave e serena em todas as circunstâncias. Um modo Eco limita a potência do automóvel e a velocidade máxima para otimizar a autonomia. O condutor pode escolher entre três modos de travagem regenerativa: • Sailing (indicador B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em autoestradas e vias rápidas. • Drive (B2): o modo regenerativo padrão para uma utilização no dia a dia, garantindo uma sensação semelhante à de um automóvel equipado com um motor de combustão. • Brake (B3): modo regenerativo máximo para utilização em engarrafamentos de trânsito e em estradas de montanha, por exemplo.
Na verdade, o Kangoo E-Tech Elétrico oferece ainda mais soluções do que o seu congénere com motor térmico. De facto, a travagem hidráulica convencional é complementada por um ARBS (Adaptive Regenerative Brake System – Sistema Adaptativo de Travagem Regenerativa), que maximiza a energia recuperada. As diferentes combinações dos modos de condução e de travagem oferecem ao condutor uma escolha entre seis diferentes estilos de condução para otimizar o conforto e a autonomia de acordo com as condições de utilização e de tráfego.
As informações relativas ao modo de condução selecionado, gestão da energia elétrica e auxiliares de condução são agrupadas num painel de instrumentos digital a cores, opcional de 10 polegadas, 100% numérico e totalmente personalizável.
Para garantir a melhor autonomia possível em todas as estações do ano, o novo Kangoo E-Tech Elétrico dispõe de um sistema de ar condicionado bi-zona equipado com bomba de calor, trabalhando sobre o princípio de uma climatização reversível. A bomba de calor proporciona uma eficiência ótima quando a temperatura se situa entre -15 e +15°C. Para além de proporcionar um excelente conforto térmico, mantém a autonomia. Este recurso permite ainda preservar até 85 km de autonomia WLTP.
Finalmente, o novo Kangoo E-Tech Elétrico oferece, em opção, o para-brisas, os bancos dianteiros e o volante aquecidos. Elementos que proporcionam um acrescido conforto térmico e compouco impacto na bateria. Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech Elétrico propõe 3 tipos de carregadores: • De série, são propostos dois tipos de carregadores a bordo: o Um carregador de 11 kW AC trifásico, adequado a todos os tipos de cargas domésticas.
Um carregador rápido trifásico de 22 kW 80 kW DC (corrente contínua), que permite recuperar 170 km de autonomia (ciclo WLTP) em 30 minutos, para carregamentos rápidos nos postos públicos. Em opção, no carregador 22 kW 80 kWDC, também está disponível um carregador AC de 22 kW para carregamento acelerado em estações de carregamento públicas. A gama de carregadores é completa para responder a todas as necessidades dos utilizadores do novo Kangoo E-Tech Elétrico Ligada a um ponto de carregamento público de 11 kW, a bateria do novoKangoo E-Tech Elétrico, com 15% de carga, chega aos 80% em 2h40, e em menos de 6 horas numa Wallbox de 7,4 kW (de 15 a 100%). Em combinação com o carregador de 22 kW, a bateria tem um sistema de arrefecimento líquido e uma resistência elétrica que permite a sua utilização na gama de temperaturas ideal, com o objetivo de manter a autonomia e reduzir o tempo de carga.
Finalmente, através da aplicação para smartphone MyRenault ou do sistema multimédia Renault Easy Link, o novo Kangoo E-Tech Elétrico oferece serviços conectados específicos, tais como: • Programação da carga da bateria e monitorização remota do estado de carga da mesma. • Programação do pré-condicionamento térmico do habitáculo. • Busca de pontos de carregamento ao longo do itinerário. • Cálculo dos destinos acessíveis com a autonomia restante na bateria.
O novo Renault Kangoo E-Tech Elétrico está disponível em três versões, cada uma construída em torno das necessidades específicas dos seus clientes: • Authentic, que oferece o equipamento essencial necessário para os clientes que procuram uma dupla utilização pessoal/profissional; • Equilibre, para as instituições que querem oferecer um serviço de transporte de passageiros de qualidade, confortável e económico; • Techno, para famílias ou profissionais independentes que procuram todo o conforto e segurança com um design diferenciador.
O Renault Kangoo E-Tech Elétrico fará a sua estreia mundial no dia 17 de outubro, no Salão Automóvel de Paris. As encomendas serão abertas ainda no Salão Automóvel de Paris no mesmo dia, estando as primeiras entregas agendadas para o final do ano.