Foram 573.800 automóveis vendido, em 2022, com um crescimento de 6,8% a contrariar o declínio do ramo automóvel, em 2021.
Vamos a factos! Não há dúvida sobre o sucesso atingido pela Dacia, bem representativo nas quotas de mercado recordes que a posicionaram como líder, consolidando o seu terceiro lugar no ranking de vendas, apesar dos persistentes desafios que a indústria automóvel teve de enfrentar – a pandemia de Covid-19, a escassez de componentes eletrónicos e questões logísticas. Perante um cenário improvável, a Dacia evidenciou ser capaz de reverter este panorama, somando o valor incrível de 573.800 automóveis vendidos.
Preço/Qualidade
Na apresentação oficial dos resultados do ano 2022, na Ericeira, José Pedro Neves, diretor-geral da Dacia Portugal, sublinhou o forte desempenho da marca como o segredo que confirma a relevância do seu posicionamento, ao oferecer a melhor relação qualidade/preço. A nova gama provou, assim, ser uma escolha popular e a registar uma contração global de 5,5%, em relação a 2021. Em 2022, a Dacia explode no mercado, não só mantendo a posição de liderança em Marrocos, como ganhando terreno na Europa, com volumes de vendas imparáveis, apesar de uma contração do mercado de 4%.
Mas o segredo para este sucesso não se fica apenas pela relação qualidade/preço, pois um dos pontos fortes da marca reside na vasta gama de equipamentos e opções de motor disponíveis, apesar de, mais de 70% dos clientes, continuarem a escolher as versões mais bem equipadas.
Um dos modelos Dacia, com uma forte escolha de opção, foi a versão ECO-G 100 e percebe-se porquê – o seu motor bicombustível a gasolina/GPL produz, em média, menos 10% de emissões de CO2 (118 g CO2/km) do que um motor a gasolina equivalente e que, com os dois tanques do automóvel atestados, assegura uma autonomia de mais de 1.000 km. É preciso referir ainda que, surgindo como impulso à mobilidade elétrica, o Spring foi também um dos automóveis de eleição.
Simplicidade e identidade visual
Olhando para a análise da prestação da Dacia no ano 2022, os números relativos aos volumes de vendas falam por si e confirmam a relevância da estratégia da marca, baseada na redefinição do que é essencial e na adaptação dos produtos às necessidades dos clientes.
E como dita a tradição, em equipa ganhadora não se mexe, em 2023, aproveitando este impulso, a marca promete alargar a gama de automóveis eletrificados sem fugir ao seu posicionamento: disponibilizar aos seus clientes simplicidade e a melhor relação custo-benefício. Para que isto seja possível, deu início à atualização da sua rede de distribuição, em conformidade com a nova identidade de marca para não falhar o objetivo – aumentar a visibilidade e apelar aos pontos de venda para uma renovação do ambiente interior funcional, flexível e eco-responsável, visível já final do ano de 2022 com 10% dos locais da rede de distribuição Dacia melhorados.
Para 2023, segue-se a garantia do seu aumento, assim como a continuidade da dinâmica, nomeadamente, uma gama com arrojada identidade visual para os salões de exposição da rede de concessionários que começou já em janeiro; a expansão da gama de automóveis eletrificados, com o novo Jogger HYBRID 140; e o Spring equipado com o novo motor ELECTRIC 65. Promete, nesta linha de ação, o lançamento do novo nível de acabamentos, Extreme, no Spring.