A Revista Automotive foi convidada a realizar um teste de camião inédito: conduzir os novos modelos DAF XD desde Barcelona até à sede da DAF em Eindhoven (Holanda). Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive, aceitou o desafio e assumiu os comandos de 7 camiões durante os três dias que durou a viagem por estradas europeias.
“À partida, tínhamos 12 modelos DAF XD à nossa disposição para testarmos, todos equipados com motor 11 litros, mas totalmente diferentes no que toca à tipologia da carga. O grupo era constituído por três jornalistas: eu, colega um holandês e um colega alemão. Os restantes 9 profissionais, eram todos funcionários da DAF, que trabalham em áreas completamente distintas e que fizeram pela primeira vez uma viagem de longo curso aos comandos de um camião da própria marca.
Comecei por conduzir um camião XD de 450cv versão rígida e com caixa basculante para recolha de resíduos, carregado, com um peso total de 28 toneladas. Este modelo conta com um frigorífico de grandes dimensões, o que surpreendeu pela positiva. A cabine do XD é tão espaçosa quando a da gama XF, mesmo com a ponte do motor que pouco ou nada se nota. A visibilidade para o exterior é ótima, dado a superfície vidrada ser ampla (a maior do mercado).

Comboio XF
Na estrada, o desafio inicial de atravessar Barcelona revelou-se mais complexo do que o esperado, pelo trânsito intenso que colocou à prova as capacidades de travagem rápida dos novos XF. Passado o empecilho inicial, fomos todos em formação em direção a Narbona, rumo à França.
Começámos a fazer algum furor por onde quer que passássemos. Ver um comboio de 12 camiões, todos dourados e de características tão distintas, é algo que chamava bastante a atenção nas estradas. Tanto nas nossas paragens, como durante a viagem, foram muitos aqueles que nos tiravam fotos ou fizeram vídeos. Sentimo-nos como artistas num palco…em movimento. Até porque não existe melhor lugar para se exibir camiões do que na estrada!
Ainda tive oportunidade de testar outro modelo, o XD 450 com três eixos e semirreboque frigórico, com um peso total de 40 toneladas, equipado com câmaras ao invés dos espelhos retrovisores tradicionais.

Câmara de filmar
No caso dos camiões com semirreboque, as câmaras de filmar têm uma desvantagem face aos espelhos, quando estamos a dar a marcha-atrás. Assim que começamos a manobra, torna-se difícil perceber o quanto o semirreboque está a curvar (ou a desviar de onde queremos ir), visto que as câmaras acompanham o curvar do semirreboque. Se em estrada este “alinhamento” é ótimo, numa manobra de marcha atrás requer alguma habituação do condutor.
No entanto, na chuva e à noite as câmaras de filmar demostraram que têm mais vantagens do que desvantagens. A visibilidade na chuva e também à noite é excelente, visto que faróis dos outros carros não nos encandeiam. Terminado o primeiro dia de viagem, dormimos em Narbona.

Travessia de França
Saídos de Narbona, e sob chuva intensa, pude experimentar o modelo XD com 450cv, versão de camião rígido mais reboque para o transporte de resíduos, carregado com um peso total de 40 toneladas. Aqui deu para sentir que o cruise control adaptativo reage com um delay de cerca de 1 segundo e às vezes trava com alguma força, principalmente em zonas com grande tráfego.
Por isso, para circular em zonas de maior tráfego, o melhor é fazer uma condução 100% em modo manual para evitar sustos e ter controlo absoluto. De resto, em autoestrada, 90% do tempo circulei com o cruise control ligado para poupar combustível e isso refletiu-se nos consumos: 25,6 litros aos 100km.
Numa das paragens, troquei para o modelo XD com 410cv, versão trator com semirreboque basculante para transporte de areia/pedras, com um peso total de 36 toneladas. Neste camião, houve necessidade de fazer algumas vezes o kick down no acelerador, para desligar o modo eco, e conseguir fazer as subidas com mais binário. Caso contrário, ficaria muito para trás no grupo.
O DAF XD é um camião fácil de nos adaptarmos, tudo é muito simples de acionar. Mesmo depois de mais de 9 horas a conduzi-lo, essa simplicidade não se tornou enfadonha. Todos os comandos estavam bem posicionados, sem complexidades e sempre em harmonia com o camião. O sistema de som premiuminstalado nestes camiões, tornava o som bastante cristalino e com excelentes baixos, fruto de 5 colunas instaladas na cabine, auxiliadas por um subwoofer de grandes dimensões.
Depois de uma travessia sem percalços em França, fomos recebidos pelo concessionário Joel Lefevre em Dijon. O grupo Lefevre conta com 11 concessões DAF em França, e acomodou sem problemas os 12 camiões deste comboio dos novos XF. Como chegámos às 17h (em ponto!), ainda houve tempo para alguns clientes daquele concessionário tomar contato com os novos modelos DAF XD.

Trecho final para Eindhoven
No terceiro dia, saídos de Dijon, optei pelo camião XD de 410cv, versão rígido com caixa de carga refrigerada. Apesar de ser um camião indicado para a distribuição urbana, esteve sempre bem em condução de autoestrada. Numa das paragens, no Luxemburgo, aproveitei para trocar para o XD de 450cv, com semirreboque de lonas e de apenas doi eixos. Neste, descansei na cama da cabine e comprovei o quanto são confortáveis e o quanto a cabine do novo DAF XD é insonorizada.
Sem ter pressão de fazer qualquer descarga ou entrega, o foco era apenas desfrutar da condução. Isso fez com que cada dia que estacionasse os camiões, mesmo depois de dois dias de condução, não tivesse qualquer sinal de cansaço ou fadiga. Pelo contrário, estava sempre na expectativa de poder conduzir um novo modelo e desfrutar do conforto do DAF XD.
Sendo camiões de pré-serie, ou seja, montados à parte na fábrica da DAF e não em linha de produção, estes modelos podem apresentar alguns pequenos defeitos, que depois são solucionados aquando da produção em série. Um deles era a navegação no sistema android, que não funcionava. Todo o percurso teve de ser feito a seguir o camião da frente, o que por vezes se mostrava complexo, principalmente quando atravessávamos as grandes cidades e muitos automobilistas se punham entre os 12 camiões deste comboio DAF.

Experiência única
O último dia ao volante, nestes 1500 km de viagem, passou muito depressa. Quando as coisas nos dão prazer, é justamente quando o tempo parece voar. E assim foi com os DAF XD. Num instante já tínhamos passado Liége, Maastricht e chegámos a Eindhoven, sede da DAF.
Depois dos camiões entregues na própria fábrica, foi tempo de jantarmos com uma equipa de 12 profissionais, agora com a presença de Rutger Kerstiens, diretor de relações públicas da marca DAF. Esse jantar serviu para contarmos as várias histórias e episódios que tivemos ao longo dos 3 dias em que estivemos todos juntos nas estradas de 4 países. Aliás, foi bastante enriquecedor conversar com todos ao longo dos dias, porque cada um contribuiu de certa forma para o desenvolvimento desta nova geração XD.
Por trás de cada componente novo que estes XD trazem, estão várias pessoas, meses de trabalho e muita, mas muita dedicação. Conhecer a história do desenvolvimento de cada componente, foi como se cada peça dos camiões falasse e mostrasse quanto de empenho é necessário para que, no fim, tudo funcione de forma perfeita. Apesar de todos os participantes deste teste serem de departamentos diferentes, havia algo em comum a todos: a paixão pelos camiões. Isso é um sentimento que, partilhado em grupo, eleva ainda mais a experiência inédita desta viagem.
Durante três dias seguidos, acordámos a falar de camiões, passamos o dia a conduzir camiões, almoçámos e jantámos a falar de camiões, e fomos dormir a pensar em camiões. Esta experiência imersiva serviu para testar até ao ínfimo detalhe os camiões XD da DAF, que venceram e convenceram-nos a todos”.
