Revista Automotive
Segunda-feira, Março 27, 2023
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Kögel expande produção e atividades na Europa

21 de Fevereiro, 2023
in Pesados e Máquinas
Kögel expande produção e atividades na Europa

A Kögel tem vindo a consolidar a sua posição no mercado Europeu de semirreboques, com uma oferta multiproduto e cada vez mais personalizada ao cliente transportador. Este fabricante foi distinguido com o Prémio Fleet & Service Automotive na categoria Trailer de 2022.

You might also like

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive foi conhecer a fábrica da Kögel na cidade de Burtenbach, no coração da Baviera Alemã. Recebido por Denis Munir, head of business em Portugal e por MaximilianFranz, diretor de marketing, relações-públicas e comunicação da Kögel (foto acima).

A visita à fábrica, principia pelos escritórios onde toda a produção é planeada, estruturada e testada com os mais avançados programas informáticos. Passando depois à planta produtiva, a construção do semirreboque começa com a chegada do chassis, que é feito numa fábrica na República Checa, na cidade de Chocen.

A primeira fase é composta pelo jato de areia. Todos os chassis entram numa câmara onde são submetidos a um jato de areia sob alta pressão, para eliminar impurezas dos metais, bem como para alisar algumas arestas que possam existir das soldagens. Em seguida, os chassis são transportados para o banho de tinta catódica. 

Aqui, são mergulhados em 5 cubas diferentes, cada uma com a sua química específica. Uma corrente elétrica de 1800 amperes é aplicada ao chassis, onde os pigmentos da tinta e os agentes anticorrosivos aderem à estrutura, numa temperatura de 165 graus.

Made in Germany

Após arrefecimento, os chassis são pintados com uma pintura electroestática, com a cor de acordo com as preferências dos clientes. A secagem é feita numa estufa de pintura a 75 graus de temperatura. Depois de secos, os chassis passam para outra área na fábrica, onde se começam as montagens dos componentes principais: eixos e suspensões, de acordo com as especificações dos clientes, bem como as unidades eletrónicas de controlo e respetivas cablagens.

De referir, que em todas as fases de produção, há um controlo rigoroso de qualidade, onde são retiradas constantemente amostras para análise, ou onde os componentes são testados individualmente quer tenham sido já montados ou não. É aqui onde vemos o expoente máximo do “Made in Germany” a ser aplicado. Como diz o ditado alemão: confiar é bom, mas controlar é bem melhor.

A produção prossegue com a montagem dos componentes acessórios, tais como o sistema de ar comprimido, as luzes, os para-choques, entre outros. É feito o alinhamento dos eixos e afinações de todos os componentes, para que nada falhe durante a vida útil do semirreboque. Para finalizar esta fase, são montadas as rodas. Mais uma vez, tanto os pneus como as jantes podem ser escolhidos pelos clientes, segundo as suas necessidades e/ou parcerias com marcas de pneus.

À escolha do cliente

A fase seguinte é a montagem do chão do semirreboque. Este, também configurável pelos clientes, é fixo ao chassis através de um robot de grande precisão. Depois manualmente, fazem-se os enchimentos dos pormenores com silicones de alta resistência. Em seguida, os chassis são divididos por secção: os que se tornarão semirreboques de lona para seguem para um lado, já os frigoríficos para um outro. 

Na secção de lonas, são montados os pilares e, logo a seguir, toda a estrutura que vai suportar as lonas de acordo com as especificidades dos clientes (tetos de elevar hidráulicos ou manuais, entre outros). O frontal e as portas do semirreboque são pintados à cor dos clientes e, de seguida, montados no semirreboque. A fase final são os acabamentos estéticos e um controlo exaustivo de todos os processos de cada semirreboque produzido. No caso dos semirreboques frigoríficos, os painéis tipo sandwich são montados à parte e depois fixos no chassis. 

Basculantes Hardox

Além dos semirreboques de lona e frigoríficos, a Kögel também produz modelos tipo porta-contentores, basculantes de Hardox para o transporte a granel, bem como modelos vocacionados para o transporte de materiais para a construção civil. Estes começam cada vez mais a ter expressão na produção da Kögel, partilhando as mesmas etapas produtivas com os outros modelos da marca alemã.

Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive na fábrica da Kögel

Em termos numéricos, a capacidade produtiva da fábrica de Burtenbach é de uns impressionantes 16.750 semirreboques por ano. Destes, 80% são destinados à exportação, sendo que a Kögel tem instalações em 9 países, inclusive em Portugal através da TTS (localizada em Mangualde). Com cerca de 1.400 trabalhadores, a Kögel tem também um número impressionante de patentes registadas, o que bem demonstra a pujança deste fabricante que está a construir um novo edifício, para acolher novos funcionários.

Recommended For You

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

24 de Março, 2023
CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

Fábio Alves é o responsável pelo CFOMP – Centro de Formação de Operadores de Máquinas Pesadas, que já conta com mais de 8.000 formandos ao longo de 12 anos...

Read more

Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

21 de Março, 2023
Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

A empresa Rede Nacional de Expressos (RNE) do grupo Barraqueiro Transportes recebeu as primeiras seis unidades produzidas da nova geração Setra ComfortClass 519 HD durante o mês de...

Read more

Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

17 de Março, 2023
Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

A Revista Automotive esteve a testar o eCitaro, o autocarro 100% elétrico da Mercedes-Benz para circuitos urbanos. Eduardo Gaspar conduziu o eCitaro e conta as mais-valias deste modelo...

Read more

Novo pneu da Continental equipado com tecnologia VF 

16 de Março, 2023
Novo pneu da Continental equipado com tecnologia VF 

A Continental acaba de lançar o seu maior pneu de trator até à data, o VF TractorMaster na dimensão VF900/60R42. Com um diâmetro de 2.147 milímetros, o pneu...

Read more

Cepcar – acreditar, investir e dar suporte no pós-venda

14 de Março, 2023
Cepcar – acreditar, investir e dar suporte no pós-venda

Nesta entrevista à Revista Automotive Ricardo Damião, gerente da Cepcar (na foto junto com Luciana Marques, diretora financeira), faz um balanço da actividade da empresa, recorda a história desde...

Read more
Next Post
Valorpneu com novos centros de receção de pneus

Valorpneu com novos centros de receção de pneus

Edição Mensal

Notícias

Smart #1 – a versatilidade materializada num automóvel

Smart #1 – a versatilidade materializada num automóvel

12 horas ago
Top Recambios distribui Comforser

Top Recambios distribui Comforser

14 horas ago
CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

4 dias ago
MSC Cruzeiros abres vendas para o World Cruise 2025 

MSC Cruzeiros abres vendas para o World Cruise 2025 

4 dias ago
Suzuki supera os 3 milhões de automóveis 

Suzuki supera os 3 milhões de automóveis 

5 dias ago
Alfa Romeo celebra o aniversário da Autodelta 

Alfa Romeo celebra o aniversário da Autodelta 

5 dias ago
Estreia mundial do novo ID.3

Estreia mundial do novo ID.3

6 dias ago
Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal