O novo Megane E-Tech foi apresentado recentemente pela Renault e tem dois trunfos que o destacam em relação à concorrência: a capacidade das baterias e a autonomia que oferecem.
No primeiro caso, o reduzido formato da bateria (a mais fina do mercado com apenas 110 mm) e a sua elevada capacidade (de 40 kW ou 60 kW) proporcionam uma excelente autonomia, sem reduzir o espaço interior ou o volume da bagageira (440 litros ou 1332 litros com o banco rebatido).
A bateria de 60 kW garante viagens sem preocupações até aos 450 km WLT ou 300 km de condução em autoestrada, enquanto a de 40 kW oferece uma autonomia real de até 300 km WLTP. Significa isto, portanto, que em condições normais, em ambos os casos, uma carga por semana é suficiente para cobrir a maioria das utilizações, não sendo necessário proceder a carregamentos diários.
Motores distintos
Sendo o primeiro modelo da “geração 2.0” dos veículos elétricos da Renault, o Megane E-Tech elétrico apresenta duas motorizações distintas. A bateria de 218 cv/160 kW, é capaz de seduzir os apaixonados pela condução dinâmica e prazer de condução. Nesta versão mais potente, com 350 Nm de binário,Já a versão de 130 cv/96 kW, é adequada para trajetos diários, também proporcionando acelerações fortes e reativas, graças ao binário instantâneo disponibilizado pelo motor.
Segurança inovadora
Este modelo dispõe de equipamentos de segurança de topo, com o modelo a ser um forte candidato a receber as cinco estrelas nos testes Euro NCAP. O airbag central (localizado entre os dois passageiros da frente) e o código QR de segurança (com informações importantes sobre o veículo elétrico para facilitar a intervenção dos serviços de salvamento em caso de necessidade) são apenas dois dos muitos sistemas de segurança inovadores de que o modelo dispõe.
A eles se juntam outros 26 sistemas de assistência à condução (ADAS) que verificam, a cada momento, pela segurança de quem viaja a bordo ou se encontra no exterior do veículo. Sistemas como “Prevenção de saída de faixa de rodagem de emergência”, “Regulador de velocidade adaptativa inteligente”, “Travagem ativa de emergência em manobras de marcha-atrás” e “Active driver assist” fazem parte dos dispositivos que o Megane E-Tech 100 % Elétrico estreia.
Quatro modos pré-definidos – Eco, Comfort, Sport e Perso – (também acedidos através de um botão no volante ou por comando de voz, permitem alterar a reatividade do motor, o esforço da direção, o controlo dinâmico de condução, o conforto térmico do habitáculo e o ambiente luminoso de 48 cores (que pode mudar automaticamente a cada 30 minutos com a função “Living Lights”).
Quanto a preços, o Renault Megane E-Tech 100% Elétrico está disponível a partir dos 35.200€, equipado com a bateria de 40kWh e o e-motor de 130cv e a partir de 40.200€, com a bateria de 60kWh de capacidade e o motor de 218 cavalos.