No ano em que completa o seu centenário, a Valeo apresentou ontem os resultados das suas atividades em 2022, que nas palavras de Christophe Périllat, CEO da empresa “foi notável, em todos os domínios”.
“Devido ao notável empenho das nossas equipas, atingimos todos os objetivos financeiros que definimos no início de 2022, apesar do ambiente (económico) desafiante, marcado por inflação elevada, escassez de componentes eletrónicos, medidas de bloqueio na China e o conflito na Ucrânia”, destacou.
Segundo Christophe Périllat, “o crescimento das nossas vendas de equipamentos originais superou a produção automotiva em todas as regiões. As nossas margens EBIT e EBITDA, de 3,2% e 12,0% das vendas, respetivamente, estão em linha com a orientação publicada em fevereiro de 2022. O nosso fluxo de caixa de 388 milhões euros, ficou acima das expectativas.
Estamos particularmente satisfeitos com o volume de encomendas, com um aumento de 48% em relação a 2021, incluindo várias encomendas particularmente estratégicas baseadas em componentes de eletrificação e ADAS. Esse desempenho atesta a implementação bem-sucedida de nosso plano estratégico Move Up no primeiro ano, e também confirma nossas fortes perspetivas de crescimento em eletrificação e ADAS.
Continuar a crescer
Aproveitando a aceleração das tendências de mobilidade sustentável, temos como meta um forte crescimento de vendas neste ano de 2023. Também procuraremos reduzir o impacto da inflação por meio do efeito combinado de nossas medidas de produtividade e redução de custos, em conjunto com ajustes de preços. Neste contexto, ambicionamos vendas entre 22 e 23 mil milhões de euros, uma melhoria da margem operacional entre 3,2 e 4% e uma geração de um fluxo de caixa, superior a 320 milhões de euros, com uma melhoria significativa do nosso desempenho financeiro no segundo semestre de ano”, destacou o CEO da Valeo.
Metas Em termos gerais, a Valeo alcançou, no ano passado, vendas de 20 mil milhões de euros, 16% acima de 2021, graças aos bons desempenhos vendas de equipamentos originais em todas as regiões de produção, que registaram crescimentos de 3 % em todo o mundo. A empresa também mantém bem ativa a sua política de redução das emissões de gases de efeito estufa, em linha com o roteiro de neutralidade carbónica “CAP 50”.