Ferdinand Porsche, mais tarde fundador da empresa de mesmo nome, era fascinado pela eletricidade desde a adolescência. Em 1893, o jovem Porsche de 18 anos ingressou na empresa estatal de eletricidade Vereinigte Elektrizitäts-AG, em Viena. Depois de quatro anos lá, ele passou de mecânico a chefe do departamento de testes. Os primeiros veículos que ele projetou ainda na empresa estatal, tinham motor elétrico – assim, a história da Porsche começa com os motores elétricos.
Em 1898, Ferdinand Porsche projetou o Egger-Lohner C.2 Phaeton. O veículo era movido por um motor elétrico octogonal e com 5cv, atingia a velocidade máxima de 25 km/h. Em 1899, Porsche entrou no fabricante de carruagens em Viena, Hofwagenfabrik Ludwig Lohner & Co.
Pioneirismo
Na Lohner & Co, Porsche desenvolveu um motor elétrico instalado no cubo da roda. Em 1900, o primeiro Lohner-Porsche Electromobile foi apresentado na Expo em Paris com esta inovação. Com 2 x 2,5cv, atingia uma velocidade máxima de 37 km/h.
Também em 1900, Porsche projetou o primeiro carro híbrido funcional do mundo, o “Semper Vivus” (latim para “sempre vivo”). A tecnologia, comercializada como sistema Lohner-Porsche, também teve aplicações além da esfera dos veículos elétricos. Porsche ampliou o alcance do carro não através de uma bateria como fonte de energia, mas com um motor de combustão para acionar um gerador e, assim, fornecer energia elétrica ao cubo da roda. Um ano depois, a versão pronta para produção nasceu como o Lohner-Porsche “Mixte”.
Produção em série
O Lohner-Porsche “Mixte” é assim o primeiro carro híbrido do mundo a ter entrado em produção em série. Com um motor a combustão com 4 cilindros e a debitar 25cv de potência às 800RPM, o carro pesava 1535kg, podendo chegar aos 1900kg com os seus quatro passageiros e motorista a bordo. Atingindo uma velocidade máxima de 52km/h, o Lohner-Porsche “Mixte” foi um sucesso nas vendas na Áustria.
É na Áustria, na cidade de Mattsee onde se pode ainda ver este exemplar em funcionamento, no museu “Porsche Fahr(t)raum”, em conjunto com muitas outras relíquias do antigamente, nomeadamente vários carros elétricos dos anos 1900. Depois de uma visita a este magnífico museu, nenhum carro elétrico da atualidade nos surpreenderá, pois damos conta que a maioria das invenções e da tecnologia dos carros elétricos já tem mais de 120 anos!
Para os amantes de automobilismo, deixamos a dica: o museu permite alugar carros clássicos, onde é possível passear em torno do lindíssimo lago Mattsee. É uma região de grande beleza e exclusividade, por exemplo, onde Niki Lauda escolheu para construir a sua mansão, local onde agora vivem os seus filhos e netos.