A ACAP – Associação de Comércio Automóvel de Portugal, apresentou à imprensa o seu balaço anual do mercado automóvel do ano de 2022, onde revelou diversos dados importantes do setor.
Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, realizou a apresentação aos jornalistas, começando por evidenciar que o “mercado automóvel é o único setor da economia que não recuperou da pandemia, tanto em Portugal como na Europa. O mercado automóvel nacional em 2022, face a 2019 (período pré-pandemia) quebrou 30%. Quando comparado com 2021, o mercado cresceu 6,6%”.
Em termos de vendas de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos, em Portugal a percentagem desses veículos está ainda abaixo da média europeia, mas acima de países como Espanha e Itália, por exemplo. Aqui nota-se uma grande disparidade de incentivos dos governos na Europa, onde por exemplo, na Roménia existem incentivos de 10.000 euros para a compra de carros elétricos.
Vende-se menos carros, mas com maior valor
Segundo os números apresentados pela ACAP, as vendas em volume quando comparadas com as vendas em valor, apresentam o maior diferencial dos últimos 18 anos (ver gráfico). Vendem-se menos carros, mas com maior valor. Em 2022 as vendas de carros às rent-a-car representaram 23% das vendas, o que significa uma quebra de 44% face a 2019, caindo assim mais do que o mercado como um todo.
Quanto aos carros usados importados, estes representaram 67% do total de veículos novos vendidos, um valor record. No total foram vendidos cerca de 105.000 carros usados importados em Portugal, com uma idade média de 7 anos. Por comparação, em 2012 vendiam-se cerca de 15.000 carros usados importados no nosso país.
Envelhecimento do parque
O parque circulante atual está nos 6.800.000 veículos sendo que cerca de 5,6 milhões são ligeiros de passageiros. Quanto ao envelhecimento do parque automóvel, dos 5,6 milhões de carros em circulação em Portugal em 2021, 63% têm mais de 10 anos de idade. Em Portugal, em 2022, encontravam se a circular cerca de 1,5 milhão de automóveis com mais de 20 anos de idade.
A idade média do parque automóvel é agora a seguinte: ligeiros de passageiros 13,1 anos; ligeiro de mercadorias 14,7 anos; pesados de mercadorias 14,8 anos; e pesados de passageiros 14,8 anos. A idade média dos veículos entregues para abate em 2021 situou-se nos 23,5 anos, quando em 2006 situava-se nos 16 anos.
Quanto à tipologia de combustível, 58,2% do parque circulante atual é composto por automóveis movidos a gasóleo, 36,6% a gasolina e 5,2% movidos a energias alternativas. Destes 5,2%, os carros 100% elétricos representam apenas 1,2%.
Soluções para a eletrificação
Num estudo conjunto com a 3Drivers, a ACAP também deu a conhecer os atuais entraves à eletrificação: falta de estrutura de carga dos carros elétricos; a rede atual de carregamento está muito concentrada no litoral e nas grandes cidades; e o licenciamento para os postos de carga estão ainda muito demorados.
Em Portugal existem cerca de 3.200 pontos de carregamento para veículos elétricos, sendo que a meta do Governo é que sejam 15.000 em 2025. Isto significa que será necessário instalar cerca de 320 pontos de carregamento todos os meses, durante 3 anos seguidos, para se conseguir atingir esta meta.