Revista Automotive
Quinta-feira, Julho 17, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pós-Venda

ACAP – mercado automóvel envelhecido e adormecido

3 de Março, 2023
in Pós-Venda
ACAP – mercado automóvel envelhecido e adormecido

A ACAP – Associação de Comércio Automóvel de Portugal, apresentou à imprensa o seu balaço anual do mercado automóvel do ano de 2022, onde revelou diversos dados importantes do setor. 

Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, realizou a apresentação aos jornalistas, começando por evidenciar que o “mercado automóvel é o único setor da economia que não recuperou da pandemia, tanto em Portugal como na Europa. O mercado automóvel nacional em 2022, face a 2019 (período pré-pandemia) quebrou 30%. Quando comparado com 2021, o mercado cresceu 6,6%”.

Em termos de vendas de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos, em Portugal a percentagem desses veículos está ainda abaixo da média europeia, mas acima de países como Espanha e Itália, por exemplo. Aqui nota-se uma grande disparidade de incentivos dos governos na Europa, onde por exemplo, na Roménia existem incentivos de 10.000 euros para a compra de carros elétricos.

Vende-se menos carros, mas com maior valor

Segundo os números apresentados pela ACAP, as vendas em volume quando comparadas com as vendas em valor, apresentam o maior diferencial dos últimos 18 anos (ver gráfico). Vendem-se menos carros, mas com maior valor. Em 2022 as vendas de carros às rent-a-car representaram 23% das vendas, o que significa uma quebra de 44% face a 2019, caindo assim mais do que o mercado como um todo. 

Quanto aos carros usados importados, estes representaram 67% do total de veículos novos vendidos, um valor record. No total foram vendidos cerca de 105.000 carros usados importados em Portugal, com uma idade média de 7 anos. Por comparação, em 2012 vendiam-se cerca de 15.000 carros usados importados no nosso país.

Envelhecimento do parque

O parque circulante atual está nos 6.800.000 veículos sendo que cerca de 5,6 milhões são ligeiros de passageiros. Quanto ao envelhecimento do parque automóvel, dos 5,6 milhões de carros em circulação em Portugal em 2021, 63% têm mais de 10 anos de idade. Em Portugal, em 2022, encontravam se a circular cerca de 1,5 milhão de automóveis com mais de 20 anos de idade.

A idade média do parque automóvel é agora a seguinte: ligeiros de passageiros 13,1 anos; ligeiro de mercadorias 14,7 anos; pesados de mercadorias 14,8 anos; e pesados de passageiros 14,8 anos. A idade média dos veículos entregues para abate em 2021 situou-se nos 23,5 anos, quando em 2006 situava-se nos 16 anos.

Quanto à tipologia de combustível, 58,2% do parque circulante atual é composto por automóveis movidos a gasóleo, 36,6% a gasolina e 5,2% movidos a energias alternativas. Destes 5,2%, os carros 100% elétricos representam apenas 1,2%. 

Soluções para a eletrificação

Num estudo conjunto com a 3Drivers, a ACAP também deu a conhecer os atuais entraves à eletrificação: falta de estrutura de carga dos carros elétricos; a rede atual de carregamento está muito concentrada no litoral e nas grandes cidades; e o licenciamento para os postos de carga estão ainda muito demorados.

Em Portugal existem cerca de 3.200 pontos de carregamento para veículos elétricos, sendo que a meta do Governo é que sejam 15.000 em 2025. Isto significa que será necessário instalar cerca de 320 pontos de carregamento todos os meses, durante 3 anos seguidos, para se conseguir atingir esta meta. 

Recommended For You

Sidem facilita o conhecimento de produtos online

16 de Julho, 2025
sidem

A Sidem atualizou a sua ferramenta “Explorador de Produtos Sidem” que disponibiliza uma visão detalhada da construção dos componentes da direção e suspensão dos automóveis. É possível agora...

Read moreDetails

ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

15 de Julho, 2025
ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

Realizado em Madrid nos dias 4 e 5 de junho de 2025, o 37º Congresso ANCERA registou um aumento de aproximadamente 16% de participantes e inscrições em relação...

Read moreDetails

Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

15 de Julho, 2025
Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

Com o lançamento dos seus produtos de aparelhos e vernizes de nova geração, Fast Cure Low Energy System (FCLE), a Axalta evolui em termos de tecnologia, proporcionando uma...

Read moreDetails

Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

11 de Julho, 2025
Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

Juan Carlos Martín (foto), diretor geral do Grupo AD Parts, com sede em Girona (Espanha), recebeu a Revista Automotive onde fez um resumo das atividades nos primeiros 5...

Read moreDetails

Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

11 de Julho, 2025
Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

A SEG Automotive e a Fersa apresentaram na Rematec um motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe e para o Tesla Model S, veículos 100% elétricos a alcançar...

Read moreDetails

Equip Auto 2025 – mais atrativa e mais participativa

10 de Julho, 2025
Equip Auto 2025 – mais atrativa e mais participativa

A edição comemorativa dos 50 anos de realização do salão Equip Auto em Paris, agendada para os dias 14 a 18 de outubro deste ano, deverá ser uma...

Read moreDetails

Sika retorna aos salões internacionais

9 de Julho, 2025
Sika retorna aos salões internacionais

Ausente dos salões do setor automóvel há vários anos, a Sika marcou o seu regresso na Autopromotec ao evidenciar três gamas de produtos para o pós-venda automóvel: Sikaflex-554;...

Read moreDetails

Monroe lança nova gama de molas pneumáticas

9 de Julho, 2025
Monroe lança nova gama de molas pneumáticas

A Monroe, lançou uma nova gama de molas pneumáticas de alta qualidade, cobrindo mais de quatro milhões de veículos ligeiros e SUVs. Desenvolvidas com tecnologia OE, estas soluções...

Read moreDetails

ZF Aftermarket quer aumentar a eficiência oficinal

8 de Julho, 2025
ZF Aftermarket quer aumentar a eficiência oficinal

A ZF Aftermarket apresentou na Autopromotec a sua oferta integrada de produtos e serviços para os países europeus, com o objetivo de reduzir o tempo de imobilização de...

Read moreDetails

Purflux comemora independência aliada à experiência

8 de Julho, 2025
Purflux comemora independência aliada à experiência

Com mais de 40 anos de experiência, a Purflux está a comemorar um ano desde que se separou do Grupo Sogefi. Desde então, ganhou o estatuto de empresa...

Read moreDetails
Next Post
Oris com panóplia de novidades

Oris com panóplia de novidades

Frigicoll com presença alargada

Frigicoll com presença alargada

Iveco Bus amplia frota elétrica na Europa

Iveco Bus amplia frota elétrica na Europa

Edição Mensal

Notícias

Caetano amplia concessões Nissan no Porto e Lisboa

Caetano amplia concessões Nissan no Porto e Lisboa

23 horas ago
sidem

Sidem facilita o conhecimento de produtos online

1 dia ago
GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

2 dias ago
ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

2 dias ago
Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

2 dias ago
DIECI com novo Dumper compacto DP 120 T

DIECI com novo Dumper compacto DP 120 T

3 dias ago
Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

3 dias ago
Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal