Revista Automotive
Segunda-feira, Março 27, 2023
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Cepcar – acreditar, investir e dar suporte no pós-venda

14 de Março, 2023
in Pesados e Máquinas
Cepcar – acreditar, investir e dar suporte no pós-venda

Nesta entrevista à Revista Automotive Ricardo Damião, gerente da Cepcar (na foto junto com Luciana Marques, diretora financeira), faz um balanço da actividade da empresa, recorda a história desde a sua fundação em 1985 e perspectiva quais vão ser os próximos projetos.

You might also like

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

Com sede em Turquel, “a Cepcar começou a trabalhar desde há quatro meses com a marca XCMG, tendo vendido 45 máquinas neste espaço de tempo, o que é um excelente resultado para tão pouco tempo. A expectativa é a de mantermos este ritmo de vendas, pois estamos todas as semanas a realizar novos negócios com a XCMG”. 

A nossa relação com a marca XCMG começou quando há cerca de dois anos adquirimos cerca de 7 máquinas num importador fora do nosso país, para uma situação pontual. Procurávamos uma solução pois, como também temos frota de aluguer, estávamos a ficar sem equipamento. Aproveitámos o facto de o mercado estar em alta, para assim comercializarmos as máquinas usadas que tínhamos na frota de aluguer. Isto permitiu-nos colocarmos à venda algumas máquinas novas, principalmente algumas marcas que representávamos na altura”, revela Ricardo Damião. 

Quando as máquinas usadas chegaram, “preparámo-las para a nossa frota de aluguer, mas a procura na altura era de tal ordem que acabámos por vender as máquinas em apenas dois meses”.

“Foi quando o responsável da fábrica solicitou uma reunião para podermos realizar um negócio pontual, cerca de 56 equipamentos. Nessa reunião, fomos convidados para ser o importador da marca em Portugal. Analisámos as várias implicações e oportunidades do negócio e no final, aceitámos o convite”, adianta o responsável da Cepcar. 

“Após o contrato, adquirimos mais 70 máquinas. Algumas já estão nas nossas instalações e outras estão a caminho, com vistas a satisfazer o crescimento semanal, sobretudo nas miniescavadoras. Além destas máquinas, vamos trazer alguns equipamentos pesados, mas não queremos entrar em choque com a marca Hidromek, na gama pesada.

A história da Cepcar

A Cepcar está há 33 anos no mercado, tendo sido adquirida em 2005 sob a minha gerência. A Cepcar era uma pequena empresa que estava vocacionada para aquisição de camiões e empilhadoras. Tinha uma facturação de cerca 250 mil euros/ano. 

Na altura, decidi concentrar todo o negócio que tinha de maquinaria usada e aluguer dentro da Cepcar. Em 2014/2015 procurei uma marca que fornecesse equipamento novo. Estávamos um pouco cansados só do negócio do equipamento usado e queríamos crescer mais e marcar a diferença. Assim, acabamos por adquirir empresas e, em simultâneo, desenvolver o negócio com os equipamentos novos”, recorda.

Na sequência dessa decisão “adquirimos 50% de uma empresa que se chama 2AB2 e fizemos um memorando com a Hidromek, em 2017. A Cepcar ficaria a distribuir a Hidromek no Centro e Norte e ilhas. E a 2AB2 ficaria a distribuir nas regiões Centro e Sul. Essa parceria durou até 2021. Nessa altura chegámos à conclusão de que a Cepcar poderia desenvolver mais a Eurocomach, principalmente na gama pesada e assim dinamizar um mercado completamente diferente. Por sua vez, a Key Corporation acabou por adquirir 50% da 2AB2”, sublinha Ricardo Damião. 

Presença em todo o país

Neste momento “trabalhamos em todo o país, temos uma rede de distribuição bem implementada, onde contamos com 10 distribuidores. Temos mais seis distribuidores na gama Hidromek e XCMG”. 

Ricardo Damião realça as boas perspectivas que o mercado está a oferecer, “tanto à Cepcar como à concorrência. O mercado tem sido muito bom nos últimos quatro anos e isso faz com que as empresas cresçam. Podemos entrar em certos mercados, conhecer novos clientes, desenvolver a nossa atividade de uma forma mais credível”.

“Houve um grande investimento no pós-venda neste último ano”. E revela que “de todas as máquinas que foram comercializadas pela Cepcar, nenhuma está parada por falta de peças. Para nós, o cliente tem de ter a máquina na obra, sempre a trabalhar. Quando analisamos um parceiro de negócio, analisamos mais pela capacidade do seu pós-venda do que pela venda concreta”. 

Hidromek

A Cepcar comercializa a gama completa da Hidromek em exclusivo para Portugal. “Dispomos de alguns modelos em que o mercado português não as consome com tanta frequência e não justifica estarmos a fazer muito stock. A Hidromek tem, na sua gama, pás carregadoras, niveladoras, cilindros, bem como mini retroescavadoras, retroescavadoras, escavadoras de rodas e de rasto”.

Este ano a Cepcar prevê “trazer para o nosso stock o modelo 65, a 62T que é a mini-escavadora de rastos.  Também teremos a o modelo H4 da escavadora de rodas e esperamos ter duas ou três máquinas em Portugal ao longo deste ano.”

A grande vantagem que a Hidromek tem neste momento em Portugal, “é que quem utiliza estas máquinas na escavação, conhece perfeitamente e sabe a mais-valia que a marca tem. Penso que é a única marca que dá cinco anos de garantia”, salienta. 

O responsável da Cepcar também revela que vão iniciar em breve “as operações de pós-venda à distância. Já estamos a contactar alguns clientes que têm máquinas nossas. Desta forma podemos resolver um problema de um determinado cliente em 20 minutos, sem sairmos do nosso espaço e o cliente não estar à espera (em especial nas ilhas) durante três dias de um técnico para desbloquear a sua máquina.

Já estamos em negociações com dois ou três clientes. A partir deste ano, as máquinas que vêem de fábrica, já vão vir com esse equipamento. E durante os dois primeiros anos, o cliente vai ter este serviço de desbloqueio à distância. Passados dois anos, o cliente paga uma licença anual para prestarmos a assistência. Com este serviço, conseguimos identificar o problema à distância e resolvê-lo, caso seja um problema eletrónico. E se for preciso substituir uma peça, o técnico já a leva das nossas instalações, para prestar o serviço especializado ao equipamento.

Perspetivas no futuro

Atualmente contamos com uma equipa de 22 colaboradores e precisamos de mais pessoas na empresa. Temos uma serralharia e aí temos alguns serralheiros a fazer o nosso trabalho internamente. Continuamos a ter dificuldade em encontrar pessoas que queiram trabalhar connosco, na nossa área de negócio. Por exemplo, necessitamos de um engenheiro técnico a tempo inteiro, pois só dispomos de um a meio tempo. Precisamos também de mais um ou dois mecânicos.

Estamos a negociar com duas ou três marcas, não concorrentes das marcas que temos, mas com outro portfólio de produtos na parte usada, porque temos muita procura. Neste nosso mercado não há meses estáveis. Temos de aproveitar aquilo que o mercado nos permite desenvolver. Se o mercado não nos dá negócio, temos de procurar negócio. Por isto, estamos sempre atentos naquilo que o mercado nos transmite, não naquilo que a comunicação de massa nos quer transmitir”, conclui Ricardo Damião. 

Recommended For You

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

24 de Março, 2023
CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

Fábio Alves é o responsável pelo CFOMP – Centro de Formação de Operadores de Máquinas Pesadas, que já conta com mais de 8.000 formandos ao longo de 12 anos...

Read more

Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

21 de Março, 2023
Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

A empresa Rede Nacional de Expressos (RNE) do grupo Barraqueiro Transportes recebeu as primeiras seis unidades produzidas da nova geração Setra ComfortClass 519 HD durante o mês de...

Read more

Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

17 de Março, 2023
Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

A Revista Automotive esteve a testar o eCitaro, o autocarro 100% elétrico da Mercedes-Benz para circuitos urbanos. Eduardo Gaspar conduziu o eCitaro e conta as mais-valias deste modelo...

Read more

Novo pneu da Continental equipado com tecnologia VF 

16 de Março, 2023
Novo pneu da Continental equipado com tecnologia VF 

A Continental acaba de lançar o seu maior pneu de trator até à data, o VF TractorMaster na dimensão VF900/60R42. Com um diâmetro de 2.147 milímetros, o pneu...

Read more

TKW – primar pela diferenciação nas rotas internacionais

8 de Março, 2023
TKW – primar pela diferenciação nas rotas internacionais

A TKW nasceu em 2009 pelas mãos do empresário Miguel Ribeiro, atual diretor geral da empresa de transportes. A história da empresa reflete o sonho do seu criador, mas...

Read more
Next Post
Exportações de componentes automóveis estão a subir

Exportações de componentes automóveis estão a subir

Edição Mensal

Notícias

Smart #1 – a versatilidade materializada num automóvel

Smart #1 – a versatilidade materializada num automóvel

13 horas ago
Top Recambios distribui Comforser

Top Recambios distribui Comforser

15 horas ago
CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

4 dias ago
MSC Cruzeiros abres vendas para o World Cruise 2025 

MSC Cruzeiros abres vendas para o World Cruise 2025 

4 dias ago
Suzuki supera os 3 milhões de automóveis 

Suzuki supera os 3 milhões de automóveis 

5 dias ago
Alfa Romeo celebra o aniversário da Autodelta 

Alfa Romeo celebra o aniversário da Autodelta 

5 dias ago
Estreia mundial do novo ID.3

Estreia mundial do novo ID.3

6 dias ago
Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal