Revista Automotive
Segunda-feira, Novembro 10, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Super Bock Group – meio milhar de viaturas geridas na frota

16 de Março, 2023
in Frotas
Super Bock Group – meio milhar de viaturas geridas na frota

Com mais de uma década na gestão de frota, Margarida Rego tem gerido a frota automóvel do Super Bock Group econversou com a Automotive sobre as principais características da sua frota, bem como os desafios que este sector enfrenta nos dias de hoje.

“Em termos de características da frota, neste momento, temos um total de 550 viaturas no Super Bock Group distribuídos de igual forma entre comerciais ligeiros e passageiros. Os furgões estão vocacionados para a assistência técnica e alguma área de venda, sendo que estas viaturas operam de norte a sul do país, alocadas às suas respetivas zonas de intervenção. 

Os furgões são todos monomarca. Antes tínhamos Citroen, mas agora estão a ser gradualmente substituídos pela Ford. Essas viaturas são transformadas com prateleiras e alguns equipamentos, e têm decoração própria. No segundo escalão mais representativo em termos de quantidade, temos os Renault Mégane e os Peugeot 308. Acima desse escalão de viaturas, o leque de marcas na nossa frota é mais variado. Enquanto locadora, a nossa parceria mantém-se com a Leaseplan, com quem trabalhamos há vários anos, sem que isso implique um acordo de exclusividade.

Desafios do setor

Em termos de desafios do setor das frotas, o que se tem vindo a alterar, no âmbito das renovações, diz respeito aos tempos de entrega e disponibilidade dos veículos. Existe uma grande instabilidade. Para ter uma ideia, era habitual as trocas e renovações ocorrerem, anualmente. Tínhamos sempre uma grelha definida com os modelos para cada escalão dentro do seu grupo de funcionamento. Escolhia-se entre 3 e 4 modelos e, na altura devida, cada utilizador escolhia a viatura e, em 3 meses, ela estava nas suas mãos. 

Esta matemática simples não ocorre agora. É sempre um desafio quando é preciso uma nova viatura, seja porque as propostas têm um prazo de validade muito mais curto, seja porque nos obriga a decisões mais rápidas ou porque uma encomenda pode ainda ser anulada. No fundo, nunca se sabe se a viatura pode ser entregue ou não. Gerir expetativas não tem sido simples. É difícil de compreender esta situação, e sinto uma certa falta de compromisso das próprias marcas. O mercado inverteu um pouco os papeis, parece que as marcas têm menos interesse em vender e nós temos mais interesse em comprar. 

Existem também outras alterações à logística. Nas viaturas de escalão, por exemplo, podemos escolher a cor e alguns extras, no entanto, no passado, havia mais margem para a escolha dos extras. Com o aumento dos preços, esta dinâmica ficou ainda mais limitada. 

Transição energética

No âmbito da eletrificação das viaturas, no Super Bock Group estamos numa fase de transição. Em todas as nossas possibilidades de escolha de viatura, já temos a opção de um carro elétrico ou um plug-in. Estamos, portanto, no caminho, mas conscientes da incerteza sobre o futuro dos híbridos plug-in.

Os postos de carregamentos ainda são um mundo novo, e na eletrificação, tudo o é. A grande dificuldade com que nos deparamos atualmente, diz respeito aos carregamentos e à gestão das ansiedades ligada aos elétricos e que se resume à incerteza da sua manutenção e aos locais de carregamento que ainda não abundam. É preciso eliminar todas estas incertezas e o que elas implicam e investir nas infraestruturas. Talvez, por isso, ainda nos seja difícil ter uma eletrificação nos furgões. As nossas viaturas fazem muito quilómetros e o país ainda não está pronto. Além das insuficiências com a infraestrutura de carregamentos, sentimos ainda uma oferta quase inexistente de viaturas pesadas eletrificadas.” conclui Margarida Rego.

Recommended For You

ZF com enfoque na eletrificação e segurança dos autocarros

7 de Novembro, 2025
ZF com enfoque na eletrificação e segurança dos autocarros

A ZF apresentou no Busworld as suas mais recentes tecnologias, com destaque para o e-comp Scroll (imagem acima): um compressor de ar mais silencioso para veículos elétricos. Leon...

Read moreDetails

Nissan de regresso ao mercado dos veículos comerciais

6 de Novembro, 2025
Nissan de regresso ao mercado dos veículos comerciais

Depois de um período de turbulência internacional, a marca Nissan está firmemente empenhada em regressar ao mercado dos veículos comerciais, um pouco por toda a Europa. A sua...

Read moreDetails

Equip Auto – Resumo

6 de Novembro, 2025
Equip Auto – Resumo

No salão Equip Auto Paris a remanufactura e os carros elétricos estiveram em destaque nos diversos stands, onde os expositores procuraram apresentar as melhores soluções, em complemento às...

Read moreDetails

NUFAM: o salão da especialidade

5 de Novembro, 2025
NUFAM: o salão da especialidade

O salão NUFAM tem lugar a cada dois anos na cidade alemã de Karksruhe, sendo dedicado aos veículos comerciais, sejam eles ligeiros ou pesados. Ocorre de forma intercalada...

Read moreDetails

DPD investe e dinamiza uma nova plataforma em Leiria

4 de Novembro, 2025
DPD investe e dinamiza uma nova plataforma em Leiria

Já está em atividade o novo centro logístico da DPD Portugal, localizado em Leiria uma, estrutura operacional criada de raiz e resultado de um investimento de 4,5 milhões...

Read moreDetails

Ayvens distinguiu os vencedores do Prémio Carro Frota 2025

31 de Outubro, 2025
Ayvens distinguiu os vencedores do Prémio Carro Frota 2025

A Ayvens Portugal revelou os vencedores da 21.ª edição do Prémio Carro Frota, distinguindo o modelo Volvo EX30 69 kWh Single Motor Extended R. 272 Cv como Carro...

Read moreDetails

Pós-venda da Nissan celebra 40º aniversário na Europa

27 de Outubro, 2025
Pós-venda da Nissan celebra 40º aniversário na Europa

O Nissan Motor Parts Center B.V. (NMPC), em Amesterdão, celebrou os 40 anos como força motriz impulsionadora da rede pós-venda europeia da marca. Desde a sua fundação, em...

Read moreDetails

Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

27 de Outubro, 2025
Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

O novo SUV médio da Citroën, o C5 Aircross híbrido, está a ser lançado em Portugal com uma versão de equipamento “Business” pensado para o segmento frotista, além...

Read moreDetails

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails
Next Post
Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

A CaetanoBus e a Deutsche Bahn assinaram acordo 

A CaetanoBus e a Deutsche Bahn assinaram acordo 

Opel Astra – uma escolha diferenciada com apelo ao visual

Opel Astra – uma escolha diferenciada com apelo ao visual

Edição Mensal

Notícias

Kobelco: tecnicidade mundial

Kobelco: tecnicidade mundial

2 horas ago
Valeo – remanufaturados em destaque na Equip Auto

Valeo – remanufaturados em destaque na Equip Auto

3 dias ago
ZF com enfoque na eletrificação e segurança dos autocarros

ZF com enfoque na eletrificação e segurança dos autocarros

3 dias ago
Nissan de regresso ao mercado dos veículos comerciais

Nissan de regresso ao mercado dos veículos comerciais

4 dias ago
Equip Auto – Resumo

Equip Auto – Resumo

4 dias ago
NUFAM: o salão da especialidade

NUFAM: o salão da especialidade

5 dias ago
Standox apresenta Standoflow

Standox apresenta Standoflow

5 dias ago
DPD investe e dinamiza uma nova plataforma em Leiria

DPD investe e dinamiza uma nova plataforma em Leiria

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal