Revista Automotive
Segunda-feira, Março 27, 2023
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

17 de Março, 2023
in Pesados e Máquinas
Teste do eCitaro – o autocarro 100% elétrico citadino da Daimler

A Revista Automotive esteve a testar o eCitaro, o autocarro 100% elétrico da Mercedes-Benz para circuitos urbanos. Eduardo Gaspar conduziu o eCitaro e conta as mais-valias deste modelo do grupo Daimler. 

You might also like

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

Novo pneu da Continental equipado com tecnologia VF 

“Embora tenha feito a sua estreia mundial em 2018, no salão IAA Transportation em Hannover, as primeiras unidades do eCitaro só começaram a ser testadas em municípios da Alemanha em finais de 2019. Daí até começarem as vendas levou algum tempo. O final do ano de 2022 marcou a entrada deste modelo em Portugal, com duas unidades vendidas pela EvoBus Portugal Rodoviária do Lis (RDL) do grupo Barraqueiro, e que agora em 2023 começam a circular nas estradas nacionais.

A grande vantagem do eCitaro (face a autocarros elétricos fabricados fora da Europa) é que se beneficia da plataforma do Mercedes-Benz Citaro, modelo que conta com mais de 50.000 unidades vendidas em todo o mundo. O eCitaro mantém assim a estrutura do Citaro inalterada, fator crucial para facilitar a manutenção e reparação da carroçaria e outros componentes. 

A cadeia cinemática do eCitaro é baseada no eixo elétrico da ZF, modelo AVE 130 com motores elétricos nos cubos das rodas traseiras. Com um binário de 970 Nm logo disponíveis, na condução notámos que a entrega de binário é progressiva, principalmente no arranque, para proporcionar uma viagem tranquila aos passageiros. Mesmo que aceleremos a fundo no arranque, o eCitaro arranca suave, sendo assim diferente de outros autocarros elétricos no mercado que arrancam muito rápido. O resultado deste rápido arranque é que os motoristas, no final do turno, ficam a “competir” com os automóveis para ver quem arranca mais rápido nos semáforos, coisa que com este modelo da Mercedes certamente não acontecerá.

O espaço para o motorista é suficientemente confortável para se trabalhar um dia inteiro, e tem todos os comandos posicionado de forma prática. O painel de instrumentos dá uma cisão clara de quando o autocarro gera energia nas travagens, e de como a bateria está a ser gerida. 

 É apenas de lamentar a falta de cinto de segurança para o motorista neste eCitaro. Já se passaram 64 anos desde a introdução do cinto de segurança nos automóveis, e para um autocarro que se apresenta como inovador, algo tão básico não poderia ser esquecido. 

Do que sentimos, a qualidade de construção é de referência e a disposição do interior apesar de ser clássica, tem vários apontamentos de modernidade. O eCitaro será certamente um modelo de sucesso nas vendas, tal como o seu antecessor Citaro”.

Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive

Recommended For You

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

24 de Março, 2023
CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

Fábio Alves é o responsável pelo CFOMP – Centro de Formação de Operadores de Máquinas Pesadas, que já conta com mais de 8.000 formandos ao longo de 12 anos...

Read more

Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

21 de Março, 2023
Portugal recebe primeiras unidades Setra ComfortClass 519 HD 

A empresa Rede Nacional de Expressos (RNE) do grupo Barraqueiro Transportes recebeu as primeiras seis unidades produzidas da nova geração Setra ComfortClass 519 HD durante o mês de...

Read more

Novo pneu da Continental equipado com tecnologia VF 

16 de Março, 2023
Novo pneu da Continental equipado com tecnologia VF 

A Continental acaba de lançar o seu maior pneu de trator até à data, o VF TractorMaster na dimensão VF900/60R42. Com um diâmetro de 2.147 milímetros, o pneu...

Read more

Cepcar – acreditar, investir e dar suporte no pós-venda

14 de Março, 2023
Cepcar – acreditar, investir e dar suporte no pós-venda

Nesta entrevista à Revista Automotive Ricardo Damião, gerente da Cepcar (na foto junto com Luciana Marques, diretora financeira), faz um balanço da actividade da empresa, recorda a história desde...

Read more

TKW – primar pela diferenciação nas rotas internacionais

8 de Março, 2023
TKW – primar pela diferenciação nas rotas internacionais

A TKW nasceu em 2009 pelas mãos do empresário Miguel Ribeiro, atual diretor geral da empresa de transportes. A história da empresa reflete o sonho do seu criador, mas...

Read more
Next Post
A CaetanoBus e a Deutsche Bahn assinaram acordo 

A CaetanoBus e a Deutsche Bahn assinaram acordo 

Edição Mensal

Notícias

Smart #1 – a versatilidade materializada num automóvel

Smart #1 – a versatilidade materializada num automóvel

13 horas ago
Top Recambios distribui Comforser

Top Recambios distribui Comforser

15 horas ago
CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

CFOMP – formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras 

4 dias ago
MSC Cruzeiros abres vendas para o World Cruise 2025 

MSC Cruzeiros abres vendas para o World Cruise 2025 

4 dias ago
Suzuki supera os 3 milhões de automóveis 

Suzuki supera os 3 milhões de automóveis 

5 dias ago
Alfa Romeo celebra o aniversário da Autodelta 

Alfa Romeo celebra o aniversário da Autodelta 

5 dias ago
Estreia mundial do novo ID.3

Estreia mundial do novo ID.3

6 dias ago
Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal