Revista Automotive
Quinta-feira, Dezembro 7, 2023
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Progelcone dinamiza renovação de frota e imagem

21 de Março, 2023
in Frotas
Progelcone dinamiza renovação de frota e imagem

Com uma imagem completamente modernizada, a Progelcone continua a dar cartas no mercado onde atua, renovando também a sua frota. A Automotive conversou com Frederico Barrelas, responsável de frota da empresa, no âmbito da sua renovação.

You might also like

BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

Maxus com camião 100% elétrico em Portugal

Honda Jazz Crossland – acima das melhores expetativas

O responsável, refere que “a renovação da nossa frota iniciou-se em setembro do ano passado e ainda continua este ano. Dos cerca de 40 veículos inicialmente agendados para renovação, 3 encontram-se ainda sem confirmação de quota de produção e 5 têm previsão de chegada nas próximas semanas. 

A renovação de viaturas tem sido um processo complexo porque nos fez navegar num mar de ‘não respostas’, e a lidar com traços inconstantes de informação que se traduzem numa realidade pouco tranquila para a empresa. Tem sido difícil, mas nunca desistimos apesar de alguma resignação latente por falta de alternativa. Resignamo-nos e lidamos com o que temos disponível, até porque esta realidade não se circunscreve à Progelcone, ou até mesmo a Portugal, é uma realidade do mundo. Não é por pressionar ou ligar consecutivamente para os parceiros que o veículo me chega mais célere ou as respostas são aquelas que quero ouvir. Tenho de reconhecer o esforço inexcedível dos nossos parceiros, nomeadamente a Santogal (Mario Jacome e Ana Latas), Caetano Formula (Carlos Fafaiol), assim como a Volkswagen Financial Services (Helder Esteves).

Ainda assim, estamos ativos e bastante envolvidos, o que não invalida termos que nos conformar, aceitar que este é o ritmo que as coisas possuem. Ao nível dos quadros médios-baixos, percentagem onde ocorre a maior renovação (furgões e carros de chefias intermédias), a situação é fácil de contornar; já ao nível dos quadros médios e altos a complexidade faz-se sentir.

Renovação multimarca e multissegmento

Em termos práticos, adquirimos 24 furgões Renault Express, 1 Mitsubitshi Canter, 9 Seat Arona, 2 Seat Ateca, 2 BMW X1 (Plug-in), 1 Nissan Juke e 1 Mercedes Benz Classe E (Plug-in). Um mix variado quer de marcas, quer de segmentos. 

Apesar do processo ter sido negociado como um só, desmembrou-se ao longo do tempo, com alguns carros ainda por entregar. Sem falar no aumento das rendas, tanto nos carros, como nas locadoras devido ao custo financeiro que o processo envolve. É aqui que a força negocial se perde, pois deixo de calcular os TCO’s da forma que tinham sido fechados e o impacto é considerável. Para complexificar ainda mais, as versões dos carros também mudaram no que se refere à alteração de motorização, obrigando-nos a recalcular o seu custo.

O ideal seria negociar e delinear um plano de renovação de frota com o devido tempo, permitindo-nos agendar a entrega de viaturas com os parceiros. Com esta situação desmembrada e não controlada, já há dupla sobreposição de rendas. Se antes tinha 1 mês de sobreposição, agora enfrento 2 ou mais meses, ou porque o carro não está disponível, ou porque levam o dobro do tempo a entregá-lo. 

O aumento do TCO por viatura já atinge a ordem dos 9% e o custo dos carros reajustam-se consecutivamente até ao dia efetivo da entrega. Se a empresa está equilibrada em função dos seus custos planeados, isto vem desequilibrar as contas. Além do que as entregas desordenadas impactam obrigatoriamente o próximo ciclo de renovação de frota com veículos dispersos no tempo e contratos diferentes.

Novos paradigmas

Nas renovações de frota já nos debatemos com uma questão de oportunidade e não de planeamento. Basicamente, se uma determinada viatura ficar disponível no mercado temos de a comprar antes que o stock (há pouco) se esgote. Se é mais impessoal? É, mas este é o mercado do “agora ou nunca se sabe”. 

Temos muita vontade de fazer a transição da motorização das viaturas (para elétricas), mas com o panorama instável do mercado automóvel, olhamos para essa realidade muito caso a caso. Iremos fazê-lo de forma invertida, começando pelo topo (com híbridos plug-in) e terminando na base (furgões). Em termos de distribuição, para a nossa tipologia de utilização, estamos mais reticentes às viaturas elétricas. É preciso cumprir duas diretivas que considero vitais: disponibilidade no mercado e preço minimamente equilibrado, coisa que os furgões elétricos ainda não têm apresentado” referiu Frederico Barrelas.

Recommended For You

BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

30 de Novembro, 2023
BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

Uma cerimónia simbólica na Caetano Tec Lisboa assinalou a entrega oficial das viaturas BYD à Administração Regional de Saúde do Algarve, que contou com a presença de representantes...

Read more

Maxus com camião 100% elétrico em Portugal

27 de Novembro, 2023
Maxus com camião 100% elétrico em Portugal

Precursora de furgões elétricos para clientes profissionais em Portugal, a Maxus acaba de lançar o EH300, veículo comercial com elevada eficiência operacional e económica a começar pelo conjunto...

Read more

Honda Jazz Crossland – acima das melhores expetativas

22 de Novembro, 2023
Honda Jazz Crossland – acima das melhores expetativas

Trata-se de um modelo que não transparece à primeira vista todo o seu potencial. Com um exterior bastante discreto, é no interior e na mecânica que este modelo...

Read more

Bosch – ServoE para autocarros urbanos 

22 de Novembro, 2023
Bosch – ServoE para autocarros urbanos 

Com o ServoE, a Bosch está a expandir o seu portfólio de produtos, para incluir um sistema de direção totalmente elétrico para veículos comerciais pesados que não só...

Read more

Fotos e Vídeo dos Prémios Fleet&Service 2023

21 de Novembro, 2023
Fotos e Vídeo dos Prémios Fleet&Service 2023

Realizamos a 7ª edição dos Prémios Fleet & Service 2023, iniciativa organizada pela Revista Automotive. A entrega dos prémios teve lugar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos,...

Read more
Next Post
Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

Edição Mensal

Notícias

Iveco contrai empréstimo de 500 milhões de euros

Iveco contrai empréstimo de 500 milhões de euros

3 dias ago
TEMOT International expande-se em Portugal

TEMOT International expande-se em Portugal

3 dias ago
Mercedes-Benz celebra 25.000 chassis produzidos em Espanha

Mercedes-Benz celebra 25.000 chassis produzidos em Espanha

3 dias ago
Valeo Service anuncia nova gama de injetores

Valeo Service anuncia nova gama de injetores

1 semana ago
BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

1 semana ago
FPT Industrial – mobilidade coletiva 

FPT Industrial – mobilidade coletiva 

1 semana ago
VDL Bus & Coach com zero emissões

VDL Bus & Coach com zero emissões

1 semana ago
BorgWarner com foco na eletrificação

BorgWarner com foco na eletrificação

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal