Revista Automotive
Terça-feira, Julho 15, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Arval Portugal – desafios, incertezas e novos negócios 

6 de Abril, 2023
in Frotas
Arval Portugal – desafios, incertezas e novos negócios 

Com o ano 2023 pela frente, a Arval tem muito bem delineados os objetivos a que se propõe: continuar a crescer nos 3 segmentos de intervenção: empresarial, particular e no seu canal indireto (as parcerias), aproveitando cada oportunidade, que o mercado e a economia circular lhes propuserem, como desafio. 

A Revista Automotive esteve à conversa com José Pedro Pinto, General Manager da Arval Portugal, acerca do balanço do último ano e do propósito para este ano civil, onde colocam a descoberto o passado, presente e futuro.

“Diria que o ano de 2022 foi, acima de tudo, muito positivo sob várias dimensões. Como tem vindo a acontecer, desde há 3 anos, mantivemos um crescimento muito forte, superior a 8%, em termos de frota e encomendas, não deixando de sublinhar que, quer o crescimento das receitas operacionais, quer o controlo de custos e dos riscos foram muito eficazes. 

Do ponto de vista financeiro, apesar das dificuldades ao nível da escassez de viaturas que o mercado enfrenta, fomos, ainda assim, beneficiados pelo contexto favorável do mercado de usados que acabou por nos ajudar. Globalmente, estamos satisfeitos com o resultado financeiro que atingimos, e agradecidos aos nossos clientes pela confiança depositada neste último ano, que nos permitiu atingir um crescimento na ordem dos 10%, ao ano.

A par destes bons resultados, estamos também conscientes dos desafios. As mudanças estão a acontecer de forma rápida e nós, na Arval, trabalhamos para não perder oportunidades e manter a responsabilidades que temos em Portugal e na Europa. 

Incertezas na entrega e na reparação

Em retrospetiva, o ano transato, foi marcado pela ótima qualidade de serviço prestado pela Arval e reconhecido pelo feedback dos clientes que o confirmaram. No entanto, não posso deixar de referir as muitas incertezas a que fomos (e ainda somos) sujeitos, quanto ao processo de entrega das viaturas, e os incrementos fortes das taxas de juros que nos obrigaram a ajustamentos. 

As cadeias de abastecimento acabaram por nos afetar, não só na entrega das viaturas, como no próprio serviço de pós-venda com tempos de reparação mais longos e mais incertos. Nada disto nos deixou incólumes e tivemos de aprender a gerir melhor as expetativas dos clientes através de uma fonte de informação mais eficiente. 

Conjugada a esta realidade, o crescimento da frota e o retorno dos condutores às estradas, realizando mais quilometragens, deparamo-nos com um novo desafio do ponto de vista operacional que foi necessário adaptar para continuarmos à altura da oferta de qualidade dos serviços que habituamos os nossos clientes. Mudamos e melhoramos os nossos próprios processos, apostando na sua automatização e simplificação, dando primazia à transparência com os clientes e à aprendizagem contínua para evitar a falha.

Mas também descobrimos parceiros importantes que nos ajudaram a consolidar a rede, sendo mesmo uma prioridade, na nossa organização, construir relações de longo prazo suportadas no win-win para ambas as partes. Saliento o contributo da nossa incansável equipa da Arval para que isto acontecesse e que nunca deixou de ter exigência e empenho. Só assim foi possível atingir os atuais resultados.

Distribuidores de mobilidade

Como é de conhecimento, a gestão de frotas é o core da Arval (B2B), sendo, inclusive, a unidade de negócio mais forte, em termos de volume, e mais importante para o resultado da empresa, mas somos também distribuidores de mobilidade.

Neste sentido, tínhamos de manter uma organização que dá prioridade às equipas polivalentes, as chamadas account teams, por onde distribuímos as carteiras de clientes que cobrem a cadeia de valor: prospeção, encomenda e pós-venda, com uma autonomia capaz de dar resposta ao cliente de forma coordenada, em tempo útil e sem que a informação se desvaneça porque a cadeia se quebrou.

Se esta questão de manter a cultura de suporte ao cliente sempre foi vital para nós, neste novo contexto, em que novas metodologias de trabalho se transformaram, sobretudo, com o aparecimento do remoto, tornou-se uma metodologia. Temos investido nas ferramentas digitais, como é o caso do portal para os clientes – o My Arval – com informações real time sobre a frota e faturação, por exemplo; bem como como na APP – My Arval Mobile – orientada para condutores e com um conjunto de solicitações como o agendamento, entre outros.

Estamos também atentos à transição energética cujos objetivos estão claramente definidos, quer para a empresa, como para a frota e carteira de clientes, visando uma oferta integrada. 

Telemática

Promovemos os serviços telemáticos, através de um dispositivo colocado nas viaturas que os clientes podem subscrever na plataforma, com todo um conjunto automatizado para melhorarem as suas rotas, com score de comportamento de condução do ponto de vista de segurança e ambiental (a forma como conduzem a viatura pode ser mais ou menos amigável do ambiente), bem como um conjunto de informação que os ajudam a explorar novas formas de analisar os dados: eficiência, segurança e transição energética. É um elemento que não é novo, mas que será cada vez mais importante no futuro para reduzir o TCO, num contexto de forte inflação. 

Atualmente, para fazer face à instabilidade, à incerteza do mercado e à impossibilidade de prever com exatidão a entrega das viaturas, decidimos partilhar – de forma pedagógica e frequente – a informação com os clientes sobre a evolução da entrega do seu carro, essencial para satisfazer as suas necessidades e confiança.

A Arval mantém-se prudente perante o cenário atual das entregas de veículos que poderá melhorar a partir do segundo trimestre, mas do ponto de vista macroeconómico é provável que as taxas de juro continuem a subir. Não nos podemos esquecer que elas são uma componente importante que se reflete no preço do renting e, às quais, não conseguimos ficar imunes. 

Renting para usados

Para completar a nossa oferta de serviços, este ano decidimos implementar o renting para usados, uma necessidade que nasceu precisamente pelo próprio posicionamento da Arval como entidade que se propõe a ter serviços de mobilidade completos para diversos segmentos. 

É fundamental um produto diferente que tenha como benefício subjacente ao renting um carro usado (atingindo segmentos mais jovens e com menos poder financeiro), mas não só, a nossa estratégia de alargamento de oferta para a mobilidade traz mais um novo lançamento: as e-Bikes, dirigidas a um segmento empresarial muito urbano que atinge colaboradores sem viatura de função. 

Continuaremos a apostar na plataforma telemática e a criar a possibilidade de, junto de parceiros, apresentar soluções financeiras de renting integrada, fidelizando os consumidores finais. O nosso papel não deixa de ser gerir riscos e, havendo uma grande evolução tecnológica, valorizarmos um pouco mais o renting, pois é a área onde o risco está do nosso lado e não do lado do cliente. 

De salientar, e em termos de conclusão, que estamos muito atentos e optimistas à forma como as baterias (dos carros elétricos) em final de vida, poderão ser reutilizadas. Com a otimização das baterias de viaturas em fim de vida podemos estar perante um factor importante para os valores residuais e, neste sentido, o grupo Arval assumiu um forte compromisso na questão da aceleração da transição energética, tendo mesmo como objetivo atingir, na sua frota, os 700 mil carros eletrificados a nível mundial, nos próximos tempos”, finalizou José Pedro Pinto.

Recommended For You

GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

15 de Julho, 2025
GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

A Schmitz Cargobull, fabricante europeu de semirreboques, reboques e carroçarias, com sede em Münsterland (Alemanha), e a GT Trailers, fabricante de carroçarias e reboques de grande volume, com...

Read moreDetails

Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

14 de Julho, 2025
Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

Marca de referência mundial do Grupo KION, a sucursal portuguesa da Linde Material Handling realizou na sua unidade de Alcochete a etapa nacional do Roadshow The Nex Champ,...

Read moreDetails

Audi Q3 atualizado

11 de Julho, 2025
Audi Q3 atualizado

O novo Audi Q3, agora na sua terceira geração, redefine o segmento compacto premium com uma combinação de design, tecnologia e conforto. Este SUV oferece um interior espaçoso...

Read moreDetails

Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

11 de Julho, 2025
Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

A SEG Automotive e a Fersa apresentaram na Rematec um motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe e para o Tesla Model S, veículos 100% elétricos a alcançar...

Read moreDetails

Honda anuncia novo concessionário em Penafiel

10 de Julho, 2025
Honda anuncia novo concessionário em Penafiel

A Honda Automóveis de Portugal anuncia a chegada de um novo concessionário à sua rede oficial – a Fianor, em Penafiel, que irá garantir a representação da marca...

Read moreDetails

SIMAS de Oeiras amplia frota de elétricos

10 de Julho, 2025
SIMAS de Oeiras amplia frota de elétricos

Os serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora têm mais dois carros elétricos, perfazendo assim um total de 16 VE, o que representa 13,6%...

Read moreDetails

Equip Auto 2025 – mais atrativa e mais participativa

10 de Julho, 2025
Equip Auto 2025 – mais atrativa e mais participativa

A edição comemorativa dos 50 anos de realização do salão Equip Auto em Paris, agendada para os dias 14 a 18 de outubro deste ano, deverá ser uma...

Read moreDetails

Scania: parceiro financeiro estratégico no setor dos transportes

8 de Julho, 2025
Scania: parceiro financeiro estratégico no setor dos transportes

Scania reforçou a sua gama de produtos financeiros, concebidos para responder às necessidades reais de empresas e trabalhadores independentes, consolidando assim a sua posição como parceiro financeiro estratégico...

Read moreDetails

Concessionário ETHOS vence 1ª edição do Stellantis Club

7 de Julho, 2025
Concessionário ETHOS vence 1ª edição do Stellantis Club

100 concessionários, 10 países, 1 vencedor por país e um vencedor geral para a europa alargada. Estes são os elementos-chave da primeira edição do Clube de Excelência Stellantis,...

Read moreDetails

Vipal instala nova raspadora em Espanha

4 de Julho, 2025
Vipal instala nova raspadora em Espanha

Reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos e serviços, a Vipal Borrachas possui uma linha de máquinas para ampliar a produtividade e reduzir consumos no processo de recauchutagem de pneus....

Read moreDetails
Next Post
Fuso comemora aniversário do Canter

Fuso comemora aniversário do Canter

Suzuki S-Cross comemora aniversário com pronta entrega 

Suzuki S-Cross comemora aniversário com pronta entrega 

Financiamento especializado recupera em 2022

Financiamento especializado recupera em 2022

Edição Mensal

Notícias

GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

4 horas ago
ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

8 horas ago
Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

14 horas ago
DIECI com novo Dumper compacto DP 120 T

DIECI com novo Dumper compacto DP 120 T

1 dia ago
Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

2 dias ago
Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

4 dias ago
Audi Q3 atualizado

Audi Q3 atualizado

4 dias ago
Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

5 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal