No âmbito do programa NextLap, gerido pela consultora de inovação colaborativa Beta-i e promovido pela entidade gestora portuguesa Valorpneu, em conjunto com a recicladora Genan, a Infraestruturas de Portugal e a Decathlon foram desenvolvidos dois projetos que permitem dar uma segunda vida a materiais derivados da reciclagem de pneus em fim de vida.
O objetivo é contribuir para um mercado mais circular e menos poluente. A segunda edição da NextLap contou com uma apresentação ao público, no passado mês de fevereiro, no espaço Colectivo 284, em Lisboa. Dos 20 projetos iniciais, nove obtiveram interesse de parceiros do programa, sete foram objeto de desenvolvimentos (tendo alguns ainda continuidade), e dois foram eleitos finalistas: barreira acústica e sola para sapatilhas, feitos com borracha reciclada.
Projetos concretos
Ao longo de quatro meses, as entidades e os parceiros colaboraram no desenvolvimento e validação de ideias de negócio e soluções inovadoras para tratar, reutilizar e trazer novas aplicações para os pneus inteiros ou fragmentados. Segundo Climénia Silva, diretora-geral da Valorpneu, “o programa NextLap permitiu acelerar ideias inovadoras e materializá-las em projetos concretos, que constituem um benefício para o fluxo de pneus em fim de vida e têm um papel importante na transição para a economia circular.
Da mesma opinião, Diogo Teixeira, CEO da Beta-i, explicou que “pelo segundo ano consecutivo, criámos sinergias inovadores ao lado da Valorpneu, da Genan e de outras entidades, alcançando benefícios reais tanto para o setor de reutilização de pneus como para o ambiente. Este programa é uma oportunidade única para alcançar impacto global, numa área que precisa urgentemente de disrupção”.
Silêncio e passo firme
Foi interessante perceber como a startup aveirense Farcimar, em colaboração com a Genan e a Infraestruturas de Portugal (IP), desenvolveu uma barreira acústica inovadora, com a incorporação de borracha reciclada para levar as suas barreiras sonoras de betão ao próximo nível. Esta barreira, com 123 metros de extensão, utilizou cerca de 27 toneladas de borracha reciclada e foi instalada na obra em curso da ligação ferroviária entre Évora e Évora Norte – cerca do ponto quilométrico 117+575.
Por sua vez, a Decathlon, em conjunto com a Genan e a startup de calçado portuense Wayz, conseguiu desenvolver uma sola para sapatilhas com integração de borracha reciclada – que se encontra ainda em fase de testes. O objetivo desta solução é produzir uma sola exterior feita de materiais reciclados – borracha, resíduos de sapatos, pó de borracha de pneus.
Ambos os projetos são muito relevantes e potenciadores para a utilização da borracha reciclada, obtida nas fábricas da Genan. Estas soluções inovadoras culminaram no desenvolvimento e testes de protótipos incorporando borracha de diferentes granulometrias, promovendo-se, assim, a utilização de recursos extremamente relevantes em diversos setores, contribuindo para um futuro mais sustentável e evitando a queima ou deposição em aterro.