A Revista Automotive foi conhecer a AutoQuartzo, empresa de reparação e manutenção de relógios da Watchers em Portugal. Olivier Dépraz, Chief Operating Officer da AutoQuartzo, fez-nos o enquadramento da dinâmica e funcionamento da empresa em Portugal.
O responsável conta-nos que “a AutoQuartzo está há mais de 20 anos a operar no nosso país, com enfoque na reparação de relógios e joias, tendo-se tornado a principal referência em Portugal, nesta área. A empresa começou com dois funcionários, sendo que agora já contam com 18 profissionais, entre direção, responsável atelier, relojoeiros, polidores, administrativos, logística e inclusive atendimento ao público”.
Nas instalações localizadas na avenida Almirante Reis em Lisboa, a empresa aplica o conhecimento adquirido pelos seus profissionais, com base nas certificações atribuídas pelas mais prestigiadas marcas suíças de relógios, em todos os relógios que enviados pelas lojas ou nos relógios entregues diretamente pelos seus clientes particulares, independentemente da marca ou da tipologia (mecânico ou de quartzo).
Segundo Olivier Dépraz “no total, são reparados cerca de 3.500 relógios por ano – uma impressionante média de cerca de 300 relógios por mês. A AutoQuartzo tem a certificação oficial das marcas Rolex, Bell & Ross, Cartier, Chopard, Cvstos, Franck Muller, Girard-Perregaux, Graham, Jaeger-LeCoultre, Junghans, Oris, Panerai, Raymond Weil, TAG Heuer, Tudor e Versace. Com um dado muito importante: todos estes relógios reparados pela AutoQuartzo, têm garantia internacional de dois anos”, salientou.
Trabalho completo e complexo
Por sua vez, Jair Delgado, Workshop Manager da AutoQuartzo (foto acima, com Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive), proporcionou-nos uma viagem detalhada por todos os processos que compõem a manutenção e reparação dos relógios. Aqui, são muitas as semelhanças com uma empresa de reparação e manutenção automóvel, mas com um nível de precisão nunca antes visto.
Todos os relógios necessitam de manutenção, depois de um certo tempo. A frequência da revisão depende dos modelos e dos mecanismos, das condições de uso e também do clima a que estão sujeitos ou são utilizados. Regra geral, um relógio necessita de um serviço completo, entre os 3 a 6 anos.
Na oficina da AutoQuartzo assistimos a um processo completo de revisão de um relógio mecânico. Este, começa com o relojoeiro a abrir o relógio, desmontar completamente a caixa (luneta, vidro, coroa, botões de cronógrafo ou outros), com limpeza de todos os componentes da caixa e da bracelete (se for metálica), utilizando uma máquina de ultrassons. É também realizado o polimento por um profissional especializado nessa técnica: este realiza diversos tipos de polimento da caixa e da bracelete com máquinas sofisticadas e com um savoir-faire de excelência.
Em seguida, o movimento do relógio (o seu “motor”) é completamente desmontado e os componentes são todos lavados em máquinas de ultrassons. O relojoeiro procede à substituição de todos os componentes com desgaste, de acordo com os procedimentos estipulados por cada marca de relógio. Neste processo, são empregues ferramentas bastante específicas (e onerosas), momento onde todo o expertise dos relojoeiros se revela.
Semelhanças com os automóveis
Assistir a um relojoeiro a trabalhar no movimento, é presenciarmos o topo da aptidão humana na área mecânica, permeada por um toque de arte que só se adquire ao longo de muitos anos de trabalho e aperfeiçoamento. Semelhante aos sistemas de diagnósticos das marcas automóveis, o relojoeiro tem constantemente aberto um sistema de diagrama das peças de cada marca, modelo e calibre referente ao equipamento que está a reparar.
Conforme seja necessário substituir as peças, o relojoeiro utiliza esse mesmo sistema informático para solicitar as peças, que são retiradas de um stock próprio, com milhares de peças da AutoQuartzo, armazenadas na sala contígua à oficina, onde também se realiza a logística das peças.
Depois de reparado, o relojoeiro volta a montar o movimento e procede à sua lubrificação (que é microscópica). O movimento é regulado e testado durante vários dias, até ficar dentro dos parâmetros de qualidade estipulados pela marca.
Em seguida, o relojoeiro volta a montar a caixa, com substituição de todos os vedantes e efetua a fixação ou colagem do vidro. Depois, realizam-se os testes de estanqueidade, consoante as características do relógio. O processo finaliza-se com o relojoeiro a montar a bracelete/correia e a realizar um último controlo estético ao relógio, para depois ser entregue ao cliente praticamente como novo.
Chegando ao final da nossa visita, fomos convidados a desmontar e montar um movimento de um relógio mecânico, onde pudemos experimentar um pouco o complexo trabalho de um relojoeiro. Se à partida parece um trabalho calmo e sereno, a prática mostrou-nos que envolve uma certa adrenalina e uma relação muito intensa com o mecanismo.
Relojoaria e automóveis são assim mundos parecidos, tanto na sua essência, como na sua prática, desde a construção até à manutenção e reparação.