A Geopost, grupo que reúne as marcas comerciais Chronopost, DPD, SEUR, BRT, Jadlog, entre outras, registou novo aumento na receita, apesar do ligeiro ajuste de volumes em 2022 – €15.6 mil milhões em receita, 6% acima de 2021 -, demonstrando a capacidade em se adaptar às difíceis condições de mercado e manter o crescimento.
No total, foram 2,1 mil milhões de encomendas entregues em todo o mundo, ligeiramente abaixo de 2021 (-1,3%), refletindo o abrandamento global do consumo e a normalização do mercado das entregas de encomendas.
Em Portugal, a DPD apresentou uma facturação de 91,5 milhões de euros, um crescimento de 4% face a 2021, para um total de 24,2 milhões de encomendas.
Globalmente, o resultado operacional da Geopost foi de € 669 milhões, abaixo de 2021 (€ 1.071 milhões), que foi um ano recorde. Como resultado, a Geopost registou um ligeiro ajuste nos volumes (-1,3% face a 2021), mantendo um volume de encomendas entregues superior a 2 mil milhões por ano, representando mais de 8 milhões de encomendas entregues por dia.
Vendas a crescer
Apesar desta queda limitada nos volumes, as vendas continuaram a crescer (+6% vs. 2021, ano recorde), demonstrando a capacidade da Geopost de se adaptar às difíceis condições de mercado e justificar aumentos de preços aos seus clientes. Além disso, 2022 foi marcado por um ligeiro reequilíbrio dos segmentos BtoB e BtoC, demostrando a relevância do plano estratégico e do modelo híbrido da Geopost: em 2022, 43% dos volumes foram BtoB, tendo sido de 42% em 2021.
Desta forma em 2022, a Geopost consolidou a sua posição como a principal rede internacional de entrega de encomendas na Europa, com posições fortes na maioria dos países:
– Nº 1 em França, Espanha, Irlanda, Itália, Eslováquia, Letónia, Lituânia.
– Nº 2 em Portugal, Reino Unido, Alemanha, Áustria, República Checa, Bulgária, Polónia e Estónia.
– No. 3 na Suíça, Croácia e Eslovénia.
Em Portugal, a DPD apresentou uma facturação de 91,5 milhões de euros, um crescimento de 4% face a 2021, para um total de 24,2 milhões de encomendas.
Expansão no horizonte
Em linha com o seu plano, a empresa continuou a expandir-se em três pilares: desenvolver as suas atividades principais; acelerar em segmentos estratégicos e conquistar novos horizontes geográficos.
No ano passado, a Geopost fortaleceu a sua presença na cadeia de valor do comércio eletrónico por meio da aquisição pela eShopWorld da Scalefast, uma fornecedora de soluções globais de comércio eletrónico com sede em Los Angeles. A eShopWorld é uma filial da Asendia, cuja gestão operacional é da responsabilidade da Geopost desde julho de 2021. A contribuição da Asendia para o volume de negócios da Geopost atingiu 2.514 milhões de euros em 2022, um crescimento de 16% face a 2021. A empresa aproveitou o boom do e-commerce vinculado à pandemia da COVID-19 e conseguiu adaptar rapidamente os processos para atender à crescente procura.
Desenvolvimento sustentável
Num mercado em constante mudança, a Geopost tem vindo a implementar uma estratégia de desenvolvimento ainda mais sustentável. Entre as iniciativas que contribuem para esta ambição, a Geopost acelerou ainda em 2022 a transformação gradual das suas frotas de veículos. Até o final do ano, 8.458 veículos de baixa emissão (veículos elétricos, a gás natural e cargo-bikes) foram implantados.
A empresa pretende realizar entregas em 350 cidades na Europa (com mais de 50.000 habitantes) com meios de baixa emissão até 2025. Até ao final do ano passado, esta ação foi implementada em 251 cidades europeias, 97 das quais já são servidas por veículos 100% de baixa emissão, entre elas a cidade de Lisboa.
Em setembro do ano transato, a Geopost aderiu à iniciativa de transporte rodoviário EV100+ como membro fundador. Esta iniciativa é liderada pela organização internacional sem fins lucrativos Climate Group e, ao juntar-se à mesma, a Geopost está comprometida em fazer a transição da sua frota de veículos com mais de 7,5 toneladas para zero emissões até 2040.