Realizámos o teste dinâmico do Mercedes-Benz Tourismo em Madrid, para conhecer melhor aquele que é o modelo mais vendido da Mercedes-Benz no segmento do turismo na Europa. Há 25 anos este teve a sua estreia mundial e, apesar de atuar num mercado tão competitivo, este modelo já conseguiu ultrapassar a marca das 30 mil unidades vendidas, desde o seu lançamento.
O Tourismo foi primeiro autocarro Mercedes-Benz a ter direito a um nome, quando foi lançado em 1994. A Mercedes‑Benz tinha um posicionamento claro em mente: era destinado ao segmento empresarial no setor do turismo, e deveria ser económico, de construção sólida, mas também confortável. Estando agora na sua terceira geração, fomos comprovar em estrada se o Tourismo continua fiel aos seus princípios.

Valorização da funcionalidade
O autocarro que testámos, modelo 15 RHD, tinha um posto de condução com a versão ComfortPlus, o que proporciona uma habitabilidade mais confortável para o motorista. Quanto ao tablier, mostrou-se muito funcional, com materiais robustos e praticidade na sua utilização. Alguns apontamentos mais luxuosos, como o chão em madeira no compartimento do motorista e os bancos dos passageiros (versão Travel Star Eco2), demonstram que as características diferenciadoras deste autocarro vão para além da mera funcionalidade.

Em termos de condução, notámos alguma rigidez do volante, bem como do pedal de travão. Sente-se que é um autocarro para se fazer muitos e muitos quilómetros, e para durar também muitos anos. Na manobrabilidade, este autocarro é bastante competente. A resposta do motor do Tourismo é imediata, sendo necessária alguma habituação para se conseguir dosear o acelerador, de forma a proporcionar uma viagem tranquila aos passageiros.
Ainda no âmbito do motor, a caixa de velocidades PowerShift faz jus ao seu nome, pois as passagens de caixa são cheias de “power” e fazem-se sentir com grande vigor. Para quem gostar de conduzir um autocarro mais responsivo, o Tourismo é uma escolha acertada. Para quem preferir um modelo mais refinado, poderá optar pela marca Setra, mantendo-se assim dentro do grupo Daimler.

Atualização tecnológica
Com o atual Tourismo, a Mercedes‑Benz introduziu novos sistemas de assistência e de segurança como é o caso do Active Brake Assist 4 (ABA 4). O ABA 4 é o mais evoluído assistente de travagem de emergência para autocarros, pois trava automaticamente diante de veículos, obstáculos estacionários e, principalmente, pedestres. Outro exemplo é o novo sistema Sideguard Assist, que avisa o motorista da presença de pedestres ao virar à direita, incluindo ciclistas e outros obstáculos fixos. A lista de tecnologia neste autocarro é cada vez maior e mais atual.

Com quatro modelos de comprimento, dos 12,3 metros aos 14 metros, bem como as opções de ter dois ou três eixos, o Tourismo é um autocarro bastante completo para atender a quase todos os requisitos do mercado e continuar a ser um sucesso no seu segmento.
