Realizámos o teste dinâmico do Mercedes-Benz Tourismo em Madrid, para conhecer melhor aquele que é o modelo mais vendido da Mercedes-Benz no segmento do turismo na Europa. Há 25 anos este teve a sua estreia mundial e, apesar de atuar num mercado tão competitivo, este modelo já conseguiu ultrapassar a marca das 30 mil unidades vendidas, desde o seu lançamento.
O Tourismo foi primeiro autocarro Mercedes-Benz a ter direito a um nome, quando foi lançado em 1994. A Mercedes‑Benz tinha um posicionamento claro em mente: era destinado ao segmento empresarial no setor do turismo, e deveria ser económico, de construção sólida, mas também confortável. Estando agora na sua terceira geração, fomos comprovar em estrada se o Tourismo continua fiel aos seus princípios.
![](https://automotiverevista.pt/wp-content/uploads/2023/03/20221018_162507.jpg)
Valorização da funcionalidade
O autocarro que testámos, modelo 15 RHD, tinha um posto de condução com a versão ComfortPlus, o que proporciona uma habitabilidade mais confortável para o motorista. Quanto ao tablier, mostrou-se muito funcional, com materiais robustos e praticidade na sua utilização. Alguns apontamentos mais luxuosos, como o chão em madeira no compartimento do motorista e os bancos dos passageiros (versão Travel Star Eco2), demonstram que as características diferenciadoras deste autocarro vão para além da mera funcionalidade.
![](https://automotiverevista.pt/wp-content/uploads/2023/03/20221018_163016.jpg)
Em termos de condução, notámos alguma rigidez do volante, bem como do pedal de travão. Sente-se que é um autocarro para se fazer muitos e muitos quilómetros, e para durar também muitos anos. Na manobrabilidade, este autocarro é bastante competente. A resposta do motor do Tourismo é imediata, sendo necessária alguma habituação para se conseguir dosear o acelerador, de forma a proporcionar uma viagem tranquila aos passageiros.
Ainda no âmbito do motor, a caixa de velocidades PowerShift faz jus ao seu nome, pois as passagens de caixa são cheias de “power” e fazem-se sentir com grande vigor. Para quem gostar de conduzir um autocarro mais responsivo, o Tourismo é uma escolha acertada. Para quem preferir um modelo mais refinado, poderá optar pela marca Setra, mantendo-se assim dentro do grupo Daimler.
![](https://automotiverevista.pt/wp-content/uploads/2023/03/20221018_163038.jpg)
Atualização tecnológica
Com o atual Tourismo, a Mercedes‑Benz introduziu novos sistemas de assistência e de segurança como é o caso do Active Brake Assist 4 (ABA 4). O ABA 4 é o mais evoluído assistente de travagem de emergência para autocarros, pois trava automaticamente diante de veículos, obstáculos estacionários e, principalmente, pedestres. Outro exemplo é o novo sistema Sideguard Assist, que avisa o motorista da presença de pedestres ao virar à direita, incluindo ciclistas e outros obstáculos fixos. A lista de tecnologia neste autocarro é cada vez maior e mais atual.
![](https://automotiverevista.pt/wp-content/uploads/2023/03/20221018_163325.jpg)
Com quatro modelos de comprimento, dos 12,3 metros aos 14 metros, bem como as opções de ter dois ou três eixos, o Tourismo é um autocarro bastante completo para atender a quase todos os requisitos do mercado e continuar a ser um sucesso no seu segmento.
![](https://automotiverevista.pt/wp-content/uploads/2023/03/20221018_163333.jpg)