Foi há sete anos que a NEX Tyres nasceu em Portugal e, desde então, tem apresentado um crescimento relevante. No entanto, o ano de 2022 marcou o seu desenvolvimento, notório com a abertura do novo armazém em Pinhal Novo. A Automotive foi visitar as novas instalações e conversou com Aldo Machado, country manager da NEX Tyres.
Nas linhas que se seguem, levantamos-lhe a cortina às mais recentes novidades, com especial destaque para as suas competências na distribuição de pneus OTR, sobretudos para máquinas e engenharia civil.
“Os pneus OTR são pneus especiais produzidos para a área da engenharia civil de obras públicas, acoplados ao tipo de engenharia que inclui todas as máquinas que trabalham fora de estrada, como retroescavadoras e articulados. No entanto, trabalhamos também com outras gamas, como a industrial, onde se destacam as máquinas giratórias.
Diversidade
Dentro do nosso portfólio, possuímos as melhores soluções para os nossos clientes (retalhistas), com produtos desde o budget – ou mais económicos – até ao premium (a Michelin é a nossa marca bandeira). Na gama industrial, e em alguns produtos de engenharia civil, trabalhamos com a Camso (do grupo Michelin) e, na base da oferta, com a GOODRIDE, um produto mais económico, de marca asiática bastante conceituada e com todas as garantias dos restantes.
Mas foi, há cerca de um ano, que a NEX Tyres Portugal deu, efetivamente, um salto em termos de capacidade de armazenamento no nosso país com a construção de um novo armazém cuja capacidade atinge os 13 mil m2, sendo que, só no Pinhal Novo, existem 7 mil m2 de área coberta, destinada a pneus pesados e a toda a área agrícola industrial.
Esta área permite-nos fornecer todos os nossos clientes durante 24h, em todo o território nacional, injetando, pela primeira vez, relevância merecida ao mercado de pneus industriais, tanto com a incorporação da Camso (marca que proporciona até 5 anos de garantia nos seus pneus), como da GOODRIDE.
Só assim otimizamos o resultado junto dos retalhistas, pois não podemos esquecer que os pneus OTR possuem um preço base elevado, resultado da alta tecnologia de fabrico, da robustez acima da média e mais matéria-prima na sua origem do que um pneu para ligeiros, obrigando-nos a um investimento de stock muito avultado, cuja percentagem, de 5%, diz respeito ao segmento industrial (em crescendo).
Esta distribuição é fulcral, não só pela disponibilidade e proximidade, relativa aos pneus industriais, mas porque assistimos a uma parafernália de inovação tecnológica (pela maioria dos fabricantes) e a uma multiplicidade de homologações: veículos elétricos, pneus acústicos, entre outras, que obriga os distribuidores a investirem em stock para garantirem a cobertura da cadeia e as necessidades do cliente final.
Capacidade
Tudo aponta para que, em 2023, continuaremos a crescer, apostando neste segmento com toda uma panóplia de produtos disponíveis no armazém de Pinhal Novo, onde existem cerca de 17 mil pneus, o equivalente a 50% do stock máximo do armazém. Uma unidade significativa para a logística da empresa que já contava com outras 2 unidades de stock: uma no Porto e outra na Póvoa de Santa Iria; com um total de 22 colaboradores, dos quais uma equipa comercial capaz de prestar todo o apoio técnico à cadeia de retalho. Estamos sempre ao lado dos nossos clientes, sobretudo, quando a versatilidade da gama é enorme.
Queremos prestar-lhes a devida atenção e, no caso dos pneus OTR, o atendimento personalizado e a proximidade, através dos nossos clientes retalhistas e casas de pneus, este cuidado é marca assente no trabalho diário da NEX Tyres.
O ano de 2023 apresenta-se, até à data, com um comportamento contido e voltado para o produto budget (a ganhar mais relevância), muito provavelmente pela restrição financeira de alguns clientes particulares, o que nos leva a crer num crescimento menos expressivo, com a inflação a marcar presença de forma transversal a todas as gamas, cujo aumento já atingiu a casa dos 30% de um ano para o outro”, salientou Aldo Machado.