Sopram ventos de mudança na vizinha Espanha. O Grupo Astara, que em Portugal comercializa, entre outras marcas, os modelos chineses Aiways e Maxus (esta última integrada na SAIC Motor, com sede em Shangai), e a Caetano Retail (que no nosso país representa, através da Caetano Auto as marcas Toyota, Lexus, Hyundai e Honda), abriram as portas dos seus concessionários no país vizinho, para mais automóveis chineses.
Estes dois importantes grupos de retalho automóvel, fortemente implementados em Portugal, estão a vender mais marcas chinesas, tais como a BYD, aproveitando a grande procura, por parte dos espanhóis, de veículos elétricos ou eletrificados chineses, que agora estão à venda, e lado-a-lado, com os modelos das marcas europeias, coreanas e japonesas.
A própria Faconauto, associação patronal dos concessionários automóveis em Espanha, na voz do seu presidente, declarou recentemente que “as marcas chinesas são uma grande oportunidade para os concessionários espanhóis ampliarem as suas ofertas de produtos, com diferentes motorizações, sobretudo com base nos veículos elétricos chineses.
As políticas europeias abriram as portas dos nossos mercados para as marcas chinesas e longe de considerá-las uma ameaça, entendemos que são uma grande oportunidade para ocuparem espaços vazios, nos concessionários que tanto se ressentem da falta de modelos novos”, destacou.
Vendas físicas e não online
Enquanto algumas marcas europeias apostam cada vez mais nas vendas online, o modelo de negócio dos chineses assenta em vendas presenciais dentro dos concessionários. Aproveitam o investimento já realizado em mega-instalações, boas localizações, profissionais qualificados e no contato direto e presencial com os clientes.
Esta estratégia de vender através do mundo físico e não no digital, está a dar bons resultados às marcas chinesas. A MG (da chinesa SAIC) por exemplo, cresceu quase 400% as suas vendas no primeiro trimestre deste ano, em Espanha. Ainda segundo o responsável da Faconauto “as marcas MG e BYD investem num modelo de venda tradicional junto à rede de concessionários, ao contrário de alguns fabricantes europeus, como Stellantis e Volkswagen, que estão a transformar o modelo de vendas, onde os concessionários oficiais passam a ser meros entregadores de veículos”.