Revista Automotive
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Coffee Break

Salão Watches & Wonders – espelho de um setor valorizado

24 de Maio, 2023
in Coffee Break
Salão Watches & Wonders – espelho de um setor valorizado

O local onde se realizava o salão automóvel de Genebra (extinto), cedeu lugar ao salão Watches & Wonders(W&W); em simultâneo com dois outros salões de relógios: Time to Watches na Haute École d’Art et de Design e o WPHH – World Presentation Haute Horologerie na Domaine du Grand Malagny. 

You might also like

Oris com novo ProPilot X Calibre 400 Laser

Bell & Ross com nova gama BR 03 

Bürstner – novo conceito de autocaravana 

Todos realizados na cidade de Genebra. Porém, com organizadores e expositores diferentes. As razões que levaram esta esplendorosa demonstração de diversidade, variedade e escolha, predem-se por razões de discordâncias que levaram a que cada marca escolhesse opções diferentes. Quem ganhou? Todos. 

O público, porque pôde usufruir de três tipologias de abordagem; as marcas porque puderam escolher a sua forma de comunicar com os clientes; os hotéis, a restauração, etc., dinamizando uma economia circular de qualidade, conforto e conhecimento.

Qualidade

Como no W&W havia mais expositores, vamo-nos focar neste evento. O salão privilegiou acima de tudo, o bem-estar e conforto dos seus visitantes, em todas as suas vertentes. Por exemplo, no salão automóvel só existia um minúsculo balcão que servia sandes e bebidas; na W&W contámos 20 locais de restauração diversificados entre si, com um leque de opções do mais simples ao mais sofisticado, para todas as carteiras e preferências. 

Com incontáveis lugares sentados e mesas disponíveis para usufruir e saborear as deliciosas iguarias. Nos corredores, havia lugares para sentar e apreciar os expositores e a exposição; para fazer uma pausa revigorante, para um momento de deleite ou simplesmente descansar.

Em termos de pujança expositiva, poder comunicacional e acolhimento dos visitantes por parte das marcas, todos refletiram a sua filosofia empresarial e posicionamento. Nada comparável com os automóveis, que vertiam dinheiro em stands, onde a comunicação se fazia com panfletos, pouco amiga do cliente (com cavalagem, potencia, rotações); enquanto o cliente procurava: preço, disponibilidade, diferenciação, informação pertinente e que o ajudasse a fazer a melhor escolha de acordo com as suas necessidades/desejos, quem sabe uma promoção da marca para quem adquirisse a viatura no salão… 

Arte e bom ambiente

Na W&W, exceto as marcas organizadoras (Rolex/Tudor, Patek Philippe e Chopard), todas as outras marcas tinham espaços standards: padronizados, harmoniosos entre si, práticos, funcionais; muito agradáveis ao olhar.

A criatividade de cada marca verificava-se no interior de cada stand e refletia a filosofia e o posicionamento empresarial e comunicacional de cada uma. Numa demonstração clara de que sabem de onde vieram e para onde querem ir. Ao contrário das marcas automóveis que não valorizam a sua história – nomeadamente nos elétricos –; não valorizam os seus produtos: os carros têm basicamente o mesmo chassis só muda o desenho do plástico à volta; e não sabem para onde querem ir: gasóleo, gasolina, híbrido, elétrico, hidrogénio, gás, etc.

Por exemplo, a U-Boat optou por um ambiente renascentista, com painéis a reproduzir o nascimento da primavera de Boticelli. A delicadeza e o frescor da pintura a óleo eram continuados pelos modelos de relógio da U-Boat, compostos por mostradores de grandes dimensões, robustos e inclusive banhados a óleo. 

A Chronoswiss trouxe o torno da sua fábrica, para demonstrar a complexidade que é tornear os seus mostradores. A Jaeger Le Coultre, além de ter um espetáculo permanente com uma cascata, evidenciou os trabalhos manuais, ao ter, entre outros, um artesão da Casa Fagliano em permanência a criar as braceletes em couro. A Chopard, com o seu imenso stand, optou por destacar a atriz Julia Roberts (uma das suas embaixadoras), que marcou presença no salão, fazendo o deleite dos presentes.

Magia do tempo

Tendo o menor stand do salão, a Charriol nem assim ficou atrás das “grandes” marcas, com um stand tão bem decorado e acolhedor, que dava a sensação de estarmos a entrar dentro de uma joia. Por falar em joia, a Van Cleef & Arpels apresentou um stand também inspirado na sua coleção de joias. Com traços de inspiração Art Noveau, a Van Cleef & Arpels criou uma floresta feérica, onde resplandeceram as suas criações de relógios embutidos em joias, ou de joias que contém relógios – a diferença entre os conceitos dissolve-se na magia do tempo e espaço. 

A Ulysse Nardin, recriou um relógio gigante, onde os visitantes podiam andar dentro dele e “sentir por dentro” os mecanismos que os compõem. Um espelho de grandes dimensões permitia aos visitantes eternizarem-se dentro do relógio, sem ter de recorrer à – já fora de moda – selfie. 

Longe vão os tempos da relação profícua entre automóveis e relógios. Vale lembrar o Smart original, diferente do atual fabricado pela Geely, que perdeu o conceito, mas leva o nome.

Não ignorando nem esquecendo a sua história, a TagHeuer apresentou o seu novo relógio comemorativo dos 60 anos do modelo Carrera. Adicionalmente expôs uma viatura, o primeiro modelo Carrera da Porsche. A Fórmula 1 ainda mantém a sua presença na TagHeuer, que lhe dedicou uma coleção inteira – vale a pena lembrar que os relógios também fazem parte de pagamentos: haja visto o leilão que foi feito pela Christie’s dos relógios de “coleção” de Jean Todt, ex-presidente da FIA. 

A IWC também fez a ponte entre engenharia de relógios e engenharia automóvel, ao expor o Mercedes-Benz C 111-iii, uma viatura icónica em termos de desenvolvimento para a indústria automóvel. Se por um lado a Chopard apelou ao público feminino com a Julia Roberts, por outro, tentou aumentar a sua atratividade ao público masculino, com as coleções da mítica (e ainda parcamente existente) prova automobilística Mille Miglia. 

Acessibilidade

Há pontos a melhorar, a evoluir e a rentabilizar. Como por exemplo, nos acessos ao local do salão, mantém-se a confusão de há anos. Perduram as obras ao redor do aeroporto de Genebra que, por proximidade, também afetam o salão. As placas e informações do fluxo do trânsito mudam a cada dia e torna-se um caos todo o entorno. O parqueamento também tem carências, não há demarcação de lugares no estacionamento, por isso encontrámos muitas pessoas à procura do seu carro sem poder indicar qual o número da vaga ou tampouco a fila, vá lá, lembrar do piso, já não é mau!

O estacionamento subterrâneo, tem o espaço de manobra muito reduzido, quem trouxe o seu Ferrari, Lamborghini ou outra viatura semelhante, não tinha um local próprio para parqueá-lo. Foram horas a fazer manobras e percorrer labirintos até conseguir parquear, causando stress, desconforto, claustrofobia e até desistências. Roubou assim, tempo de visitação, boa disposição e bom acolhimento.

Para complicar mais ainda, não existe a zona de Kiss & Go (onde se deixa o passageiro e segue-se viajem), o que provoca filas (com “toques”) desnecessárias, condicionamento do trânsito e toda a gente sai da viatura em qualquer lugar (lentidão e sujeição ao atropelamento).

Ouviu-se rumores de que estão a planear voltar a fazer o salão automóvel em 2024. Convém que antes colmatem as deficiências que antes já havia e as que agora são claramente evidentes. Sob pena de ser em 2024 e depois nada mais…

Recommended For You

Oris com novo ProPilot X Calibre 400 Laser

22 de Novembro, 2023
Oris com novo ProPilot X Calibre 400 Laser

Com o ProPilot X Calibre 400 Laser, a Oris estreia na relojoaria a técnica de laser inovadora utilizada no mostrador deste relógio. É tão avançada que o efeito...

Read more

Bell & Ross com nova gama BR 03 

10 de Novembro, 2023
Bell & Ross com nova gama BR 03 

Desde os seus primórdios em 1994, a Bell & Ross escolheu fazer parte do mundo aeronáutico, trabalhando para atender às necessidades dos profissionais no que diz respeito à...

Read more

Bürstner – novo conceito de autocaravana 

27 de Outubro, 2023
Bürstner – novo conceito de autocaravana 

Em Düsseldorf, a Bürstner apresentou a sua autocaravana "Lounge" com um mecanismo de extensão, ideal para casais que valorizam uma área de estar espaçosa e uma zona de...

Read more

Frankia – sofisticação, espaço e bom ambiente 

25 de Outubro, 2023
Frankia – sofisticação, espaço e bom ambiente 

As autocaravanas I7400 da FRANKIA, que pertencem à linha M, combinam sofisticação, otimização de espaço e muito conforto. Montadas sobre a estrutura do Mercedes-Benz Sprinter, estas autocaravanas encantam...

Read more

Affinity – um bom ambiente para 5 pessoas

20 de Outubro, 2023
Affinity – um bom ambiente para 5 pessoas

Com sede na Polónia, a Affinity é um fabricante de autocaravanas que, apesar de poucos anos de existência, alcançou reconhecimento como sendo uma marca inovadora com soluções funcionais...

Read more
Next Post
Renault Cacia quer ser mais tecnológica 

Renault Cacia quer ser mais tecnológica 

Edição Mensal

Notícias

Iveco contrai empréstimo de 500 milhões de euros

Iveco contrai empréstimo de 500 milhões de euros

2 dias ago
TEMOT International expande-se em Portugal

TEMOT International expande-se em Portugal

2 dias ago
Mercedes-Benz celebra 25.000 chassis produzidos em Espanha

Mercedes-Benz celebra 25.000 chassis produzidos em Espanha

2 dias ago
Valeo Service anuncia nova gama de injetores

Valeo Service anuncia nova gama de injetores

6 dias ago
BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

6 dias ago
FPT Industrial – mobilidade coletiva 

FPT Industrial – mobilidade coletiva 

6 dias ago
VDL Bus & Coach com zero emissões

VDL Bus & Coach com zero emissões

6 dias ago
BorgWarner com foco na eletrificação

BorgWarner com foco na eletrificação

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal