Com a responsabilidade de ser um salão de referência mundial no setor dos pneus e por ter sido distinguido pela Revista Automotive com o Prémio de Melhor Salão Internacional em 2019, a organização do The Tire Cologne já está a preparar com todo afinco e maior abrangência, a próxima edição que terá lugar na cidade de Colónia (Alemanha), de 4 a 6 junho de 2024.
Para sabermos mais sobre a próxima edição, entrevistámos Ingo Riedeberger (foto), diretor do The Tire Cologne, que também nos fala sobre as tendências atuais do setor dos pneus, bem como os preparativos para o evento de 2024.
Ingo Riedeberger explica-nos assim que “a mobilidade, e com isso quero dizer a locomoção individual em um veículo, está a ter uma maior adesão à mobilidade elétrica. Com base nisto, a indústria de pneus está a desenvolver pneus tecnologicamente mais evoluídos e produzidos de forma muito mais sustentável, com diferentes graus de inovação.
Resistência e partilha de dados
A nova geração de pneus procura reduzir a resistência ao rolamento, ajustando os novos modelos para uma melhor utilização nos veículos movidos a eletricidade. Atualmente, os pneus ainda são responsáveis por cerca de 20% da resistência total imposta aos automóveis em geral. Assim, a otimização dos modelos contribuirá para tornar a mobilidade mais eficiente e menos dispendiosa- Ao mesmo tempo, é claro, a segurança destas novas gerações de pneus também está entre as prioridades dos fabricantes de pneus.
Outra novidade que deverá chegar ao mercado, mas que nesta fase ainda esta em desenvolvimento é o chamado “Connected Tire”. Essa tipologia de pneus permite a conectividade de um pneu com outros dispositivos ou sistemas de gestão, por meio de uma conexão sem fio – por exemplo, ou através de um sistema baseado em nuvem operado pelo próprio fabricante de pneus.
Dessa forma, os dados podem ser recolhidos remotamente e posteriormente analisados em diferentes níveis de utilização e de interesse para o fabricante. O pneu do futuro irá comunicar-se, no sentido do termo, com os sistemas de assistência à condução dos automóveis e também poderá partilhar informações para os órgãos públicos que fazem a monitorização dos sistemas trânsito nas grandes cidades.
Tendências e desafios da indústria de pneus
A indústria de pneus está a digitalizar-se, cada vez mais e de uma forma muito mais rápida do que se supunha até então. Por um lado, utilizam mais soluções baseadas em nuvem anteriormente mencionadas e, por outro lado, estão a implementar uma partilha de dados direta entre pneus e sistemas de assistência à condução. A introdução do TPMS (sistemas de monitorização da pressão dos pneus) para pneus de camiões, que será obrigatório na Alemanha a partir de 2024, também contribuirá para essa tendência e certamente será mais passo no sentido da segurança rodoviária e melhor gestão das frotas de veículos pesados.
Num outro ponto, as empresas de manutenção e reparação automóvel, também estão a tornar-se cada vez mais digitalizadas e os requisitos para os operadores estão a mudar. No comércio de pneus na Alemanha, por exemplo, estamos a passar por mudanças significativas na atividade comercial: apesar da queda nas vendas de pneus (-6%), o volume de negócios aumentou 10% e a margem de lucro subiu em 6%.
Isso não é de admirar, já que os revendedores de pneus já estão a realizar até 30% da sua faturação, através da prestação de serviços de manutenção e reparação automóvel. Esta é uma grande mudança de mercado que cada revendedor deverá acompanhar.
Os indicadores económicos deste setor, também indicam uma mudança no mercado global, onde continuamos a assistir novas fusões e aquisições de marcas de pneus por grandes grupos, e também aquisições de start-ups e empresas com experiência na área das tecnologias. A indústria de pneus está a reposicionar-se e a mudar a sua forma de gestão e de produção.
Há uma maior otimização nas cadeias de abastecimento, por forma a reduzir os efeitos das crises energéticas; das instabilidades políticas nos diversos países produtores de borracha e de pneus, e também, dos constrangimentos de transporte e de logística internacional.
As vantagens de ter um salão num mundo cada vez mais digital.
A digitalização teve um grande impacto na indústria nos últimos anos e continuará a desempenhar um papel importante no seu futuro. É por isso que é essencial que nós, como organizadores de um salão internacional de pneus, também nos adaptemos a essas mudanças dinamizando novas áreas de negócio, dentro do mesmo salão.
Os salões temáticos, como o The Tire Cologne, não servem apenas para refletir as tendências e temas de uma indústria, mas também devem contribuir para indicar novos caminhos e auxiliar os seus expositores a encontrar soluções viáveis, seguras e duradoras fase aos desafios de uma economia globalizada.
No entanto, o principal objetivo dos verdadeiros salões permanece inalterado: iniciar relações comerciais, manter contatos existentes, promover novos contatos, realizar networking e facilitar a partilha de informações. Os principais salões temáticos, como aquele que realizámos aqui na cidade de Colónia, estão a tornarem não apenas centros de negócios e de partilha de informações, mas também ambientes de debates entre todos os envolvidos num determinado setor de atividade.
Reuniões digitais através das plataformas Teams ou Zoom são frequentes, mas não têm o alcance e a substância das reuniões presenciais. Implementámos diferentes formatos de encontros digitais, durante e após a pandemia, e chegámos à conclusão de que a transferência de conhecimento por via digital até funciona bem num primeiro momento, mas não há substituto para o intercâmbio e networking que somente se alcança através de uma presença física.
Muitas vezes, é no calor de conversas presenciais que surgem as ideias mais inspiradoras e que também se realizam bons negócios. Por esta razão, mantemos o The Tire Cologne no formato físico, amplo e acolhedor, em um ambiente de qualidade, profissional e com todo a atenção ao expositor, aos visitantes e aos profissionais da comunicação, sem descurar as ferramentas digitais como suporte dos nossos trabalhos.
O posicionamento central de Colónia
O nosso evento, mundialmente conhecido como The Tire Cologne (TTC) é um dos salões temáticos mais importantes do setor automóvel. No último evento, registámos a presença de visitantes de 96 países e expositores de 35 países que se reuniam e partilharam conhecimento, presencialmente, num ambiente muito vivo. O salão é um verdadeiro “caldeirão de culturas” e oferece uma oportunidade única de networking com especialistas do setor, de diferentes quadrantes de todo o mundo.
Também constatámos que mais de 50% dos expositores e visitantes vieram de outros países, o que reforça a importância internacional do TTC. Um local atraente e de fácil acesso é crucial para expositores e visitantes. Por isto, a localização central da Koelnmesse, onde se realiza o The Tire Cologne, também contribuiu para o sucesso do nosso salão ao longos dos últimos anos.
O TTC continuará a desempenhar um papel importante na promoção e comércio internacional do setor dos p eus. Nesse contexto, iremos realizar painéis para abordar o desenvolvimento de mercados, tais como o Leste Europeu, Índia e a China. Esses debates fornecem uma excelente oportunidade para uma maior partilha de conhecimentos.
Ideias que a TTC tem para a exposição do próximo ano
No salão de 2024, apresentaremos as tendências de forma especial para que possam ser experienciadas por todos os visitantes. Por exemplo, haverá um workshop onde serão apresentados as últimas tecnologias e inovações. Mas isso não é tudo: as apresentações dos expositores também terão um papel importante e aqui reforçaremos a partilha das novidades através de ferramentas digitais.
Além disso, haverá tópicos atuais para discussão no programa “Stage”. A sustentabilidade também será um tema importante que abordaremos. No entanto, não remos apenas apresentar tendências, mas também demonstrar as evoluções do mercado dos pneus. O atual contexto económico e o comércio especializado já não se baseiam apenas em pneus e jantes, mas também em novos equipamentos, em novos softwares oficinais, em mais serviços de manutenção, com base em uma mão de obra mais qualificada.
Por fim, mas não menos importante, também nos concentraremos no aspeto internacional, ou seja, lançaremos luz sobre como os mercados estão a mudar e quais oportunidades e desafios surgem a partir disso. Daremos especial atenção às oportunidades de networking, a fim de promover o intercâmbio entre os visitantes e estabelecer contatos de qualidade para os nossos expositores”, enfatizou Ingo Riedeberger.