§O exterior do renovado Hyundai i20 é uma boa surpresa. Com linhas modernas e apelativas, tenta captar um público que procura um carro económico, mas sem negligenciar as linhas futuristas. Neste domínio, o modelo i20 concorre no competitivo segmento de utilitários liderado pelo Renault Clio.
A versão modernizada do i20 conta cum um motor de 100 cv, beneficiando de um consumo mais baixo e que, segundo a marca, é de 6,1l/100 km.
Em estrada o motor do Hyundai faz-se ouvir no habitáculo, com alguns decibéis acima do que seria desejável. No arranque, demora um pouco a responder, mas, depois, na estrada, mostra garra. O condutor tem dois modos de condução – Confort e Sport. E é no modo Sport que o i20 solta a sua garra e demonstra muita genica, sentindo-se os 100 cv na estrada em pleno.
Já no modo Confort a condução é mais suave, mas o motor torna-se menos “vivo”, com uma resposta um pouco mais lenta nas acelerações.
Dinâmica Evoluída
A condução é fácil e precisa, sendo que nas ultrapassagens e mudança de direção o veículo responde sem hesitações. A posição de condução é ideal e o novo volante é ergonómico. A suspensão garante um bom conforto de utilização e firmeza suficiente para uma condução mais acelerada. O carro mantém-se estável e seguro mesmo em percursos mais sinuosos e em autoestrada.
Os travões respondem eficaz e prontamente, atuando de imediato em situações limite, sem folgas nem atrasos. A viatura disponibilizada para este teste da Automotive, estava equipada com ar condicionado automático e jantes de 17”. Na parte da segurança ativa, está equipada com a travagem autónoma de emergência e sistema de manutenção à faixa de rodagem (LKA).
Exterior chamativo
No exterior, o i20 apresenta uma nova frente com uma grelha diferente que mudou por completo a identidade do modelo, além de faróis LED de série. Na traseira, os faróis têm um novo desenho, com os farolins interligados por uma tira que atravessa toda a traseira.
As dimensões do carro também foram revistas, com uma altura reduzida em 24 mm, uma largura aumentada em 33 mm e uma distância entre eixos superior em 10 mm, o que reflete em mais espaço no habitáculo.
O conforto é o essencial, mesmo para viagens mais longas. Os bancos são agradáveis, não comprometem e o condutor pode fazer uma viagem mais longa sem grande fadiga.
Apesar de os plásticos serem algo duros ao toque em quase todo o interior, a qualidade é boa. A marca fez uma forte aposta em tecnologia, com um painel de instrumentos digital de 10,2” e um ecrã central tátil de 8”, acompanhados pelos Apple CarPlay e Android Auto.
O novo Hyundai i20 tem uma das bagageiras mais amplas do segmento, com 352 litros de capacidade, uma das maiores bagageiras desta classe.
O nível de equipamento Style+ é bastante completo, com faróis e farolins em LED, painel de instrumentos digital, entrada USB na segunda fila de bancos, jantes de 17 polegadas, sensores de estacionamento, câmara traseira e ar condicionado automático.
É um utilitário que cumpre bem os seus objetivos, apelativo no exterior, com razoável nível de equipamentos e com um motor que responde quando é preciso.