Mais potente, mais eficiente, com maior autonomia e uma ampla gama de aplicações. Essas são as características essenciais do novo eCanter da FUSO, recentemente apresentado em solo nacional. Após sua estreia europeia na IAA Transportation, em Hannover (Alemanha), em setembro de 2022, a FUSO – subsidiária da Daimler Truck – celebra agora o início da produção do camião leve totalmente elétrico em Portugal.
O evento ocorreu na fábrica da Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE), localizada em Tramagal (Abrantes), e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, além de altos representantes da empresa, acontecimento registado pela Revista Automotive, nas fotos que se seguem.
Durante o evento, houve uma visita à fábrica e à unidade de produção do eCanter. Arne Barden, CEO da MFTE anunciou a produção de 250 mil unidades do modelo FUSO Canter em Tramagal desde o início da fabricação em 1980. Ao longo dos anos, foram produzidas cinco gerações de Canter em solo português para o mercado europeu.
Por sua vez, o primeiro-ministro português destacou a importância da indústria automobilística na economia portuguesa, com a presença de 5 grandes fabricantes globais no nosso país e a existência de 350 empresas que fornecem componentes para a indústria automotiva, gerando 65 mil empregos. O objetivo de Portugal é atingir a neutralidade carbônica até 2050 e, o lançamento do eCanter, um veículo 100% elétrico, é considerado um passo decisivo para alcançar essa meta.
eCanter promove um transporte sustentável
Desde o seu lançamento em 2017, e na altura distinguido pela Revista Automotive com o Prémio Made in Portugal, o eCanter da FUSO tem sido considerado pioneiro e líder no desenvolvimento de camiões elétricos, trabalhando na implementação de soluções de transporte sustentáveis. Caracterizado como o “transporte sustentável do futuro”, a produção do eCanter também possui o selo “Made in Europe” e destaca-se por sua preocupação com a sustentabilidade e os aspectos ambientais.
Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia, também esteve presente no evento e reforçou o compromisso da empresa com as questões ambientais. “Na Daimler Truck, estamos totalmente comprometidos em cumprir o Acordo Climático de Paris e queremos tornar o transporte sustentável um sucesso.
Até 2039, nosso objetivo é disponibilizar veículos sem emissão de CO2 para nossos principais mercados globais. Estamos extremamente satisfeitos com o início da produção do nosso novo eCanter, aqui em Tramagal. Estamos a dar um passo importante em direção a um transporte neutro em carbono”.
Frota e ambiente
Atualmente, mais de 550 unidades do FUSO eCanter estão em operação diária, com clientes na Europa, Japão, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. A frota global do eCanter já percorreu um total de oito milhões de quilômetros em modo totalmente elétrico, sem emissões locais, o equivalente a cerca de 200 voltas ao mundo. A próxima geração do eCanter pretende levar essa história de sucesso a um novo patamar.
A produção do camião leve elétrico teve início no primeiro trimestre deste ano na fábrica irmã do Tramagal, localizada em Kawasaki, no Japão. A Kawasaki fornece o FUSO eCanter para o mercado japonês, assim como para todos os outros mercados não europeus em todo o mundo. Na Europa, as vendas do FUSO eCanter começarão em 13 mercados, incluindo França, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, República Checa, Dinamarca e Suécia.
Mais variantes do eCanter para maior flexibilidade
O próximo eCanter é impulsionado por um motor elétrico de 110 kW (para variantes com peso bruto de 4,25 e seis toneladas) ou 129 kW (para variantes com peso bruto de 7,49 e 8,55 toneladas), com uma transmissão otimizada e torque de 430 Nm. A velocidade máxima é de 89 km/h.
Dependendo da distância entre eixos, estão disponíveis três tamanhos de bateria: S, M e L. A variante S possui uma capacidade nominal de 41 kWh e oferece uma autonomia de até 70 quilômetros. Já a variante M possui capacidade de 83 kWh e autonomia de até 140 quilômetros. Por fim, a variante L é a mais potente, com capacidade nominal de 124 kWh e autonomia de até 200 quilômetros.
Em relação ao carregamento da bateria, o novo eCanter é compatível com todas as principais tensões. A unidade de carregamento suporta carregamento em corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC). O sistema de carregamento combinado (CCS) é o padrão para o carregamento rápido em corrente contínua e permite recarregar a bateria até 80% em cerca de 80 minutos.
Acelerar a transição para a mobilidade elétrica
A adoção de veículos elétricos nas frotas de transporte de mercadorias, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas. Trata-se de um modelo de produção nacional, com excelente posicionamento para os serviços municipais, com zero emissões e baixo nível de ruído.
O eCanter da FUSO pretende ser uma solução avançada para operações de transporte de distribuição leve, atendendo às necessidades dos clientes que buscam uma alternativa limpa e eficiente aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Com a ampliação da gama de variantes e a melhoria da autonomia, o eCanter está disponível para acolher uma variedade ainda maior de aplicações, desde a entrega urbana até o transporte de mercadorias em áreas rurais.