A ANCERA, Associação Nacional dos Distribuidores de Equipamentos, Peças e Acessórios de Espanha, realizou na cidade de Madrid, a 35ª edição de seu congresso anual. A conferência reuniu acima de 300 participantes, um número superior em 25% face ao congresso do ano passado.
No encontro deste ano, estiram presentes os principais distribuidores de peças e componentes auto de Espanha; representantes de grupos de compra; fabricantes de peças e equipamentos, bem como alguns convidados como foi o caso da Revista Automotive que participou nos dois dias do congresso.
O grande desenvolvimento do congresso aconteceu no auditório do IFEMA onde os oradores, para além de temas recorrentes como logística, vendas ou formação, deram ênfase à questão da rentabilidade, um dos principais desafios que o setor da distribuição está a enfrentar este ano de 2023, e que ditará a sobrevivência de muitas pequenas empresas.
Os desafios do setor
Carlos Martín, secretário-geral da associação lembrou que a Ancera procurou auscultar previamente os seus associados, sobre os temas que deveriam ser abordados neste 35ª congresso, sendo as questões relacionadas com rentabilidade, vendas, formação, custos e despesas os mais referenciados.
“Refletir sobre rentabilidade é essencial e, por este motivo, a nossa associação tem colocado o foco na gestão das frotas, dos armazéns, do stock, transporte ou logística em geral, pois são temas basilares do setor da distribuição”, destacou o secretário-geral.
As duas primeiras apresentações trataram da logística, tema que afeta diretamente as empresas nas áreas da competitividade e rentabilidade. Nas palavras de Miguel Ángel Jiménez, sócio fundador da CDN Consultora Logística, salientou a importância da profissionalização dos recursos humanos pois, segundo ele “apenas 26% dos revendedores de peças de reposição em Espanha, possuem um diretor de logística em suas empresas.”
Por sua vez, José Manuel López, diretor comercial da MSI, falou sobre as perspetivas para a frota circulante espanhola e sublinhou que as matrículas de viaturas novas não voltarão a ultrapassar o milhão de unidade, até pelo menos 2024. Quanto ao parque circulante, continuará com a tendência acentuada de crescimento e de envelhecimento, com as vendas às empresas e frotas em geral, a contribuir de forma decisiva para o crescimento e algum rejuvenescimento do parque circulante, sobretudo no segmento dos veículos pesados de mercadorias.
Homenagens
Neste seu 35º Congresso, a Ancera homenageou 6 sócios que têm apoiado a associação há mais de duas décadas: Bosch, Brembo, Dayco, Hella, Infopro Digital Automotive e Mann-Filter. Nines García de la Fuente, presidente da associação, e dois de seus vice-presidentes: Roberto Aldea e Juan Carlos Martín, se encarregaram da entrega destes prêmios.
A insígnia Ancera deste ano, foi entregue a Pedro Parra, fundador e ex-CEO do Grupo Vemare, e um dos sócios fundadores da AD PARTS Spain. O prêmio reconhece a trajetória profissional e a dedicação ao pós-venda em geral e ao setor de reposição de peças em especial. No seu discurso de encerramento do congresso, Nines García de la Fuente, enfatizou a importância da união dos profissionais do setor “pois somente assim conseguiremos avançar ao mesmo ritmo e na mesma direção, num momento em que vivemos profundas alterações no setor de pós-venda em geral”.