A tomografia industrial é um conceito em franco desenvolvimento e evolução, sendo uma das ferramentas mais sofisticadas para inspecionar peças e componentes. As possibilidades de chegar onde antes seria impossível são enormes, com o desenvolvimento de peças de geometria complicada e com os mais variados tipos de materiais, permitindo obter informações de modo não destrutivo.
Por isso mesmo, o ISQ instalou um equipamento de tomografia 3D, um dos maiores equipamentos do género que existem na Europa, com 25 toneladas. Já em funcionamento, o equipamento encontra-se instalado no Laboratório de Ensaios Especiais em Castelo Branco. Irá ajudar várias áreas industriais, caso do setor Automóvel, Defesa, Eletrónica, Indústria Transformadora no geral, Indústrias de Plásticos, entre outras, dando resposta à crescente exigência com a qualidade do fabrico.
“O que distingue particularmente este equipamento é a capacidade de manipular amostras de grande dimensão, ou seja, até 1,3m de envergadura e até 180kg de peso, assim como a sua elevada potência, que torna possível controlar amostras de materiais mais densos, como por exemplo o aço, titânio ou outras ligas metálicas”, explicou Hugo Carrasqueira, Responsável do Departamento de Ensaios da Unidade de Negócio Serviços Integrados de Engenharia (SIE).